XP Investimentos – É Seguro Investir? Quais as Modalidades de Investimento?

Uma das maiores instituições financeiras do Brasil, a XP Investimentos foi fundada em 2001 e oferece opções de investimento em praticamente todas as modalidades e em contato com vários bancos. Essa diversidade é uma das grandes vantagens da corretora de valores em relação às demais instituições financeiras. 

A rentabilidade também pode ser maior, justamente pelo fato de a XP trabalhar com diversas outras instituições. É o caso dos CDBs, que pagam acima de 120%, do CDI ou mesmo dos LCIs, que pagam cerca de 92% do CDI. Para o cliente do varejo, isso é ótimo, pois ele não encontraria tais opções em bancos comerciais, que só oferecem essas modalidades para quem tem milhões a aplicar.  

É Seguro Investir?  

A XP Investimentos é uma correta segura para o seu dinheiro. Regulamentada pela CVM, a empresa também tem o selo CETIP Certifica, que garante que as aplicações são registradas no nome dos indivíduos. Com isso, caso ocorra algum problema com a XP, seus investimentos poderão ser operados em outra corretora. A XP também adere ao código ANBIMA, que regulamenta as melhores práticas para a distribuição de produtos de investimento. 

Quais as Modalidades de Investimento? 

É possível realizar diversos investimentos com a ajuda da corretora de valores. Você pode, por exemplo, investir em títulos de renda fixa, mas também buscar por fundos de investimento no tesouro direto, nas ações etc.

A partir de agora, apresentaremos as principais modalidades nas quais você poderá investir o seu dinheiro na XP:

XP Investimentos - É Seguro Investir? Quais as Modalidades de Invest

CDB 

A plataforma oferecida pela XP apresenta dezenas de CDBs para a pessoa realizar o investimento de acordo com seus objetivos. Basicamente, o CDB consiste em emprestar uma determinada quantia em dinheiro ao banco.

Vários bancos usam a plataforma da XP Investimentos para divulgar os seus CDBs, sendo que alguns oferecem uma rentabilidade maior que outros. Por isso, cabe ao investidor escolher aquilo que considera mais rentável e com menor risco. Nesse sentido, a XP Investimento auxilia na sua tomada de decisão, mostrando as vantagens e desvantagens de cada modalidade.  

Vale ressaltar que a rentabilidade do CDB pode ocorrer de três formas:  

  • Pós-Fixado: investimento ligado ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI); 
  • Vencimento do CDB: o vencimento varia de um a sete anos e o banco é quem define. Os mais comuns são os de três anos; 
  • Carência do CDB: está atrelada a um período em que o investimento não pode ser resgatado, daí a carência. A data pode variar de um ano até o vencimento do CDB. Ao cabo do vencimento, você recebe o dinheiro de volta. 

Fundo de investimentos 

Esse tipo de investimento é feito a partir de uma reunião de cotistas, ampliando a possibilidade de investimento em vários mercados. Essa carteira de investimentos pode contemplar diversos produtos, tais como: Títulos de Renda Fixa, Títulos Públicos, Títulos Cambiais, Derivativos, Commodities, Ações, entre outros. O princípio é o seguinte: quanto mais diversificado for esse fundo, menor é o risco para quem participa. 

Esse investimento funciona da seguinte forma: todo o dinheiro aplicado é revertido em cotas, proporcionais ao valor total que cada indivíduo investiu. O valor de cada cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo é feito a partir da multiplicação do número das cotas adquiridas pela quantia cobrada naquele dia. Gestores capacitados administrarão o fundo de investimentos, que vão sempre buscar as melhores opções de negócio para que esse fundo sempre seja rentável a seus participantes. 

xp investimentos é seguro?

Tesouro direto 

Com a XP Investimentos, é possível comprar no Tesouro Nacional. Basicamente, estão habilitados o Tesouro Direto e o Mercado Secundário. No primeiro, a pessoa recebe da XP um login e uma senha para acessar o site do tesouro. Uma vez lá, o investidor acessa os títulos disponíveis para aquisição e decide qual quer adquirir. Pode-se comprar a partir de uma fração de 0,10% do título, mas desde que respeite o mínimo de R$30,00. 

Já no Mercado Secundário, o investidor compra títulos públicos de terceiros. Nesse caso, são pessoas que compraram títulos do Tesouro Direto e resolveram vender antes do vencimento. Aqui, você localiza títulos que não são mais vendidos pelo tesouro – o que é financeiramente muito positivo. Entre outras vantagens está o fato de que seu investimento não possui a taxa de 0,3% ao ano no tesouro, além de poder ser vendido quando desejar. 

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.

/* */