PIX: Quais taxas são (ou serão) cobradas nas transferências? É realmente de graça? Entenda!

Serão cobradas taxas nas transferências do Pix? Eis a questão… 

O novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central é uma opção inovadora e que traz muita facilidade ao dia a dia das pessoas. Mas muita gente tem dúvidas sobre possíveis taxas nas transferências do Pix. 

Um dos maiores questionamentos é sobre as transferências para bancos diferentes. Se a transação for feita por pessoa física, não há taxas nas transferências do Pix, ou seja, sai tudo de graça. 

Porém, o Pix deverá ser feito pelo aplicativo, usando o celular ou pelo internet banking. Se o cliente optar por fazer o Pix na boca do caixa, então pode ser que existam taxas nas transferências do Pix.

Mas se o usuário tiver conta pessoa jurídica e receber pagamentos de vendas de produtos e serviços pelo Pix, pode ser que sejam aplicadas algumas taxas. Isso porque as instituições financeiras são livres para cobrar tarifas das pessoas jurídicas.

taxas nas transferências do Pix

Sobre o Pix

Além de realizar transações bancárias com muita facilidade e sem taxas, o Pix pode ser usado para pagar diversas outras contas. Entre os benefícios do Pix, estão as transferências de dinheiro mais rápidas que o TED e o DOC, com zero taxa de custo. 

Mas também é possível realizar pagamentos de boletos de qualquer espécie, como contas de água, luz, telefone, internet e até mesmo fazer cobranças. Utilizar o Pix é muito fácil, basta cadastrar sua chave por meio de aplicativo dos bancos de sua preferência. 

Limites do Pix

O limite de transferência no Pix pode ser consultado no aplicativo do seu banco, internet banking ou falando pessoalmente com o gerente da instituição financeira da qual você é cliente.

Além disso, também é possível obter essa informação por meio dos canais de comunicação do seu banco, como as centrais de atendimento ao cliente e de relacionamento. 

Cuidado!

O Pix é o sistema de transações instantâneas do Banco Central, ou seja, tudo acontece na hora! A transferência, por exemplo, leva apenas 10 segundos para enviar o dinheiro para outra conta. 

Então, tome cuidado, pois não é possível cancelar o Pix caso você transfira para a conta errada. A única forma de ter o dinheiro que você transferiu de volta é pedindo que o recebedor do Pix devolva o valor pago. 

Logo, vai depender da boa vontade dessa pessoa a devolução do dinheiro. E não é bom contar com a sorte, não é mesmo?!

Por isso, é muito importante que você preste bastante atenção na hora de fazer o Pix. Digite a chave com cuidado e sempre confira todos os dados para não cometer erros na hora de transferir dinheiro.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário