Tabela Simples Nacional 2022 – Entenda como funciona

O Simples Nacional é um conhecido tributo relacionado às micro e pequenas empresas, então saiba que quaisquer regras de cobrança e de pagamento são destinadas para tais públicos, ok?

Você entende o funcionamento do Simples Nacional 2022? Entenda tudo aqui!

O que é Simples Nacional 2022?

O Simples Nacional existe desde 2006 e faz a arrecadação de valores de micros e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais.

Existe menos burocracia em relação aos pagamentos, além de menos rigidez na hora de fazer as declarações. 

A questão do Simples Nacional, se você reparar, está ligada com o tamanho da empresa. Note que empresas de grande parte não possuem direito a participar desse time de regime, mas há também outras empresas que acabam não se enquadrando por conta de alguns detalhes:

  • Microempreendedores individuais que têm um faturamento maior que R$ 360 mil,
  • Empresas de pequeno porte que lucram acima de R$ 4,8 milhões,
  • Empresas com mais sócios que lucram acima do valor limite mencionado,
  • Organizações que estão devendo junto ao INSS,
  • Empresas que possuem agências no exterior,
  • Sociedade com pessoa jurídica.

Se você se inscreveu recentemente no regime Simples Nacional 2022 e ainda não sabe consultar seus dados, continue lendo este texto. 

simples nacional

Consulta Simples Nacional 2022

A consulta ao Simples Nacional 2022 é feita pela internet no portal oficial.

1– Para o acesso, entre na página,

2– Clique em “Consulta optantes”, localizado no lado direito da tela,

3– Digite seu CNPJ,

4– Clique em “Consultar”.

Por meio desta consulta, você consegue visualizar seus dados, possíveis dívidas, boletos que podem ser impressos para serem pagos (vale para segunda via também) e ainda confere formas de pagamento para quitação do débito.

O valor do Simples Nacional 2022 depende do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) cadastrado, pois uma empresa pode ter mais de uma atividade desempenhada registrada. 

Tabela Simples Nacional 2022

A Tabela Simples Nacional 2022 ainda não foi divulgada pela Receita Federal, por isso é importante que você fique atento ao site sempre que possível.

É importante lembrar que as tabelas separam as faixas de alíquotas, que são percentuais cobrados conforme o lucro da empresa.

Assim, é entendido que o valor que deve ser pago pela empresa no Simples Nacional 2022 leva em consideração o CNAE e as alíquotas. Geralmente, o programa separa seis anexos separados e organizados para cobrança.

As porcentagens variam de 4% a 15,5% dependendo do faturamento da empresa, assim como que o pagamento do tributo é diretamente proporcional à quantidade de atividades realizadas.

Como pagar o Simples Nacional 2022?

Após a inscrição nesse regime, o pagamento dos tributos é obrigatório.

A geração da guia acontece de duas formas:

  • Para microempreendedor individual: use o Programa Gerador de DAS (PGMEI) do site Simples Nacional, bastando preencher os dados e encontrar a opção “Emitir guia de pagamento (DAS), selecionando o ano-calendário e o mês de apuração para gerar o boleto,
  • Para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), essa operação também pode ser feita pelo Portal do Simples Nacional, porém é preciso ter um certificado digital ou código de acesso, que garante a segurança do processo.

É necessário preencher algumas informações, fazer os cálculos dos impostos e outras orientações para emitir o DAS.

Note que o microempreendedor não precisa ter um contador responsável para essa geração de guia, podendo ele mesmo efetuar a emissão. No entanto, para ME ou EPP, é obrigatório ter uma contabilidade cuidando desse passo.

O boleto pode ser pago em bancos, caixas eletrônicos, casas lotéricas, débito automático ou ainda pelo internet banking.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário