Como solicitar seus medicamentos do SUS através da internet? Explicamos!

É possível solicitar medicamentos do SUS pela internet. Os usuários que utilizam medicamentos disponibilizados pelo Estado podem fazer a solicitação via site, sem precisar ir até uma farmácia.

Os pacientes do SUS no Rio Grande do Sul, por exemplo, podem acessar a Farmácia Digital clicando aqui. Depois, é só conferir se o medicamento está disponível para ser solicitado pela internet.

Se a resposta for positiva, é preciso cadastrar seus dados e anexar documentos e/ou exames digitalizados ou fotografados para comprovar que você precisa dos remédios. Após o cadastramento, você será notificado sobre o andamento da solicitação através de e-mail e SMS.

Quando seu medicamento estiver disponível para retirada, o procedimento é simples. Você deve ir até a farmácia indicada pelo sistema levando documentos originais com foto. Inicialmente, é possível efetuar a solicitação de alguns medicamentos para pessoas maiores de 18 anos.

medicamentos do sus pela internet

Farmácia Digital 

O Rio Grande do Sul é pioneiro na utilização da Farmácia Digital, mas outros estados também devem implantar sistemas parecidos em breve. A iniciativa é da Secretaria da Saúde (SES) do Estado do RS.

A SES iniciou a campanha de divulgação do novo sistema, e o material informativo está sendo entregue à população por meio de folhetos e cartazes disponibilizados nas Farmácias de Medicamentos Especiais dos municípios.

Além disso, hospitais, unidades básicas e clínicas de saúde já estão sendo contatados pelo Departamento de Assistência Farmacêutica para a ampliação do acesso à Farmácia Digital RS. Em Porto Alegre, capital do RS, tótens com tablets e acesso à internet estão à disposição dos usuários para solicitar medicamentos do SUS pela internet.

No momento da solicitação, sempre há um funcionário capacitado para prestar orientações ao paciente na hora de utilizar a plataforma digital. Através do sistema, é possível cadastrar documentos e aguardar pela validação do pedido do medicamento ou terapia nutricional.

Para solicitar medicamentos do SUS pela internet, é necessário que o paciente tenha em mãos a receita médica com os remédios que devem ser disponibilizados. Assim, é possível saber ao certo se o medicamento está disponível na Farmácia Digital.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as versões impressas e originais das receitas devem ser entregues na farmácia no momento da primeira retirada dos medicamentos. Ainda segundo a SES, o sistema digital contém 20 linhas de cuidado que englobam 113 medicamentos e terapias nutricionais.

Medicamentos disponíveis

Ao solicitar medicamentos do SUS pela internet, o usuário terá disponibilidade de remédios para agravos com anemias na doença renal, asma, diabetes, dor crônica, doença de Parkinson, doença pulmonar, glaucoma, osteoporose, entre outros.

Nesta primeira etapa, a Farmácia Digital está limitada a solicitações iniciais de medicamentos (primeira solicitação) para pessoas maiores de 18 anos. Mas nem todos os remédios foram disponibilizados para solicitação digital.

A restrição se deve à necessidade de realização de exames e perícia mais complexos para que seja autorizado o pedido. Existe a possibilidade de reavaliação dos tratamentos e a disponibilização da ferramenta para menores de 18 anos, porém, neste caso, os medicamentos devem ser solicitados pelo responsável do menor.

Cerca de 2,7 mil pessoas solicitam medicamentos do SUS pela internet todos os meses. A expectativa da SES é de que a demanda de pedidos presenciais diminua, isso porque a medida faz parte dos planos de controle à pandemia de Covid-19 no estado.

*Com informações da Secretaria Estadual da Saúde do RS.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário