Lista de espera Sisu: como entrar e como funciona

O Sistema de Seleção Unificada, popularmente conhecido pela sigla Sisu, é um programa do Ministério da Educação para que jovens possam entrar em universidades federais brasileiras. Por meio do Sisu, os estudantes não precisam fazer o vestibular da faculdade em questão, mas é necessário realizar o Enem. 

O processo seletivo acontece duas vezes por ano – uma a cada semestre – e é todo feito pela internet, pelo site do programa. Para que o aluno seja selecionado pela nota e garanta sua vaga, é necessário se inscrever no Sisu.

As inscrições para o Sisu 2020 encerraram no dia 10 de julho, mas ainda é possível entrar para a lista de espera. Para se inscrever na segunda etapa do programa, basta seguir os mesmos passo que na primeira. Lembrando que a inscrição é totalmente gratuita e feita pelo site do Sisu. 

Como se inscrever na lista de espera do Sisu

Quem não conseguiu uma bolsa de estudos pelo Sisu na primeira chamada do programa, pode se inscrever na lista de espera. O procedimento é bem simples e todo feito pelo site do Sisu. É preciso acessar a aba Boletim do Candidato, e clicar na opção “participar da lista de espera”, na tela da primeira opção de curso.

Uma mensagem de confirmação vai ser exibida na tela. O prazo para se inscrever na lista de espera começa no dia em que sai o resultado da chamada regular, e segue por, pelo menos, mais uma semana. Após este período, os nomes dos interessados são repassados às universidades, para que sejam preenchidas as vagas remanescentes. 

Lista de selecionados 

É possível conferir se você foi contemplado com uma bolsa de estudos pelo Sisu por meio da lista de espera. Basta acessar o site do Sisu e clicar na opção Lista de Selecionados, localizada no centro da página. 

Ao ser redirecionado, você deverá escolher a instituição, local de oferta, curso, grau e turno que optou na hora de se inscrever na lista de espera do Sisu. Ao clicar em “Pesquisar”, você terá acesso à lista completa de pessoas que foram contempladas com bolsas de estudos de vagas remanescentes. É possível imprimir a lista ou baixá-la em seu computador ou celular.

Caso você tenha sido selecionado, entre em contato diretamente com a universidade para realizar a matrícula. É necessário estar atento à documentação exigida pelo Ministério da Educação (MEC) na hora matrícula, como, por exemplo: fotos 3×4, documentação escolar completa do Ensino Médio e comprovantes de renda e residência do seu núcleo familiar. As informações completas e o calendário do processo seletivo estão disponíveis no site oficial do Sisu

Cronograma do Sisu

As datas para o Sisu 2021 ainda não foram divulgadas pelo MEC, mas é possível conferir o cronograma completo do processo seletivo no site do Sisu. No portal, também é possível tirar dúvidas sobre o programa, entender como participar de todas as etapas, entre outras informações.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário