Inscrição Sisu 2021 – como e onde fazer

O Sisu 2021 é um grande aliado de estudantes que buscam uma vaga numa universidade pública, para realizar o sonho de ter uma profissão sem pagar por essa formação.

Aqui, indicamos como funciona o programa e como fazer a inscrição Sisu 2021. Confira e saiba como participar do processo seletivo!

sisu 2021 inscrição

O que é o Sisu?

Trata-se do Sistema de Seleção Unificada, que é um sistema informatizado criado pelo Ministério da Educação. Nele, instituições de ensino superior públicas disponibilizam vagas para participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente.

Os candidatos que atingirem a melhor classificação durante o processo seletivo do Sisu, considerando as notas do Enem, conquistam uma vaga na universidade pública.

Quem pode participar do Sisu 2021?

O interessado em participar do processo seletivo Sisu 2021 deve cumprir um requisito principal estabelecido pelo Ministério da Educação:

  1. Ter feito o Enem mais recente e alcançado nota diferente de zero na redação. É obrigatório que não tenha participado do Enem como treineiro.

Como funciona o processo seletivo do Sisu?

Inicialmente, o candidato faz a inscrição Sisu, na qual escolhe até duas opções de curso superior. Então, o sistema calcula e divulga diariamente uma nota de corte que considera a quantidade de alunos inscritos, número de vagas e notas atingidas no Enem.

Com base nesse cálculo, os candidatos são classificados de forma decrescente. Quem tiver a maior pontuação tem mais chance de conseguir a vaga na universidade pública.

Vale lembrar que a nota de corte é a menor pontuação que o candidato precisa atingir para ficar entre os possíveis selecionados. A prévia da nota divulgada diariamente no Sisu possibilita que o candidato consiga saber de antemão se tem chances de conseguir a vaga.

Caso não tenha uma pontuação suficiente, ele pode alterar as opções de curso para outras de seu interesse e com maior chance de conseguir a posição. Mas, essa alteração só pode ser feita durante o período de inscrição no programa. O Sisu sempre considerará a última opção de curso selecionada.

Durante o ano, o Sisu realiza dois processos seletivos, sempre no início dos dois semestres, antes do período de matrícula nas universidades públicas.

Onde e como fazer a inscrição Sisu 2021

A inscrição no Sisu 2021 é gratuita, feita diretamente no site oficial do programa. A seguir, apresentamos um passo a passo para realizá-lo. Confira:

  1. Acesse o site oficial do Sisu;
  2. Clique em “fazer inscrição”;
  3. Entre no site gov.br. Caso não tenha um cadastro, será preciso realizá-lo;
  4. Informe o número de inscrição e senha do Enem mais recente;
  5. Verifique se seus dados de contato estão corretos. Em caso negativo, faça a atualização necessária;
  6. Escolha duas opções de curso, mencionando-as em ordem de preferência;
  7. Indique se deseja concorrer na modalidade universal, cotas ou ações afirmativas;
  8. Finalize a inscrição.

Vale lembrar que durante o período de inscrição é possível alterar as opções de curso, conforme seu interesse e notas de corte, para aumentar as chances de conseguir uma vaga.

Calendário Sisu 2021

O calendário Sisu 2021 ainda não foi divulgado, mas são feitos dois processos seletivos no ano, normalmente em janeiro e julho. Esses períodos podem ser alterados e avisados no site do programa.

Para saber datas exatas do Sisu 2021, acompanhe o site oficial do programa, notadamente na página de calendário Sisu, para não perder nenhuma data!

sisu 2021

Resultado Sisu 2021

O resultado Sisu é dividido em duas etapas: lista inicial (sai ainda no mês de inscrição) e lista de espera, que é destinada a candidatos não aprovados que desejam tentar uma vaga remanescente (resultado é divulgado também no mesmo mês de inscrição).

Vale ressaltar que a lista de aprovados é liberada diretamente no site do Sisu, dentro do período indicado no edital do processo seletivo e no cronograma oficial divulgado no website.

Lista de espera Sisu 2021

Interessado em participar da lista de espera Sisu 2021? Então, saiba que é preciso registrar seu interesse nela. Para isso, siga este passo a passo:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Clique em “ver meu boletim”;
  3. Informe seu número de inscrição e senha no Enem;
  4. Marque a caixa de recaptcha;
  5. Clique em “entrar no Sisu”;
  6. Selecione “lista de espera” e registre seu interesse em participar.

É importante se atentar a um detalhe: o site precisa exibir uma confirmação de que a manifestação do interesse na lista de espera foi feita com sucesso. Caso não exiba, realize o procedimento novamente.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário