Sisu 2021 – documentos para inscrição

Estudar em uma universidade federal ou estadual sem passar pelo tradicional e concorrido vestibular é possível, basta se inscrever no processo seletivo Sisu 2021 para tentar uma vaga.

A seguir, apresentamos informações essenciais sobre o programa e quais são os documentos solicitados para a inscrição Sisu 2021. Continue a leitura e conheça!

sisu 2021 inscrição

O que é o Sisu?

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, uma plataforma em que universidades públicas disponibilizam vagas de seus cursos para participantes do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os candidatos que tiverem a melhor classificação ficam entre os selecionados e conquistam a vaga no curso sem precisar realizar as provas do vestibular, somente utilizando a nota obtida no Enem.

Pode parecer fácil, mas não é: todo processo seletivo Sisu tem elevada concorrência e para conseguir a aprovação é preciso ter uma nota Enem alta para se destacar e ficar entre os aprovados, principalmente se tiver interesse em um dos cursos mais disputados.

Quem pode se inscrever no Sisu 2021?

A inscrição Sisu 2021 pode ser feita por candidatos que cumprem requisitos do programa. Abaixo, apresentamos quais são eles:

  1. Ter participado da edição mais recente o Enem e não ter zerado a redação;
  2. Não ter participado do Enem na condição de treineiro.

Vale lembrar que esses são requisitos básicos estabelecidos e que é possível que essa pequena lista seja alterada. Para saber se houve modificação, confira o site oficial do Sisu.

Como se inscrever no Sisu 2021?

A inscrição Sisu é online, feita no site oficial do programa. Confira um passo a passo que preparamos para se inscrever e tentar uma vaga:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Clique em “fazer inscrição”;
  3. Selecione “entrar com gov.br”, informe seu CPF e senha de acesso, se tiver cadastro. Caso não tenha, clique em “fazer cadastro” e siga as orientações dadas na página;
  4. Confirme seus dados de contato e os atualize caso estejam errados;
  5. Se solicitado, informe seu número de inscrição e senha no Enem. Geralmente, a tais dados só são pedidos se o sistema não reconhecê-los automaticamente;
  6. Escolha até duas opções de curso;
  7. Indique em qual modalidade de concorrência deseja se inscrever, se universal, ações afirmativas ou cotas;
  8. Clique em “confirmar minha inscrição”.

Pronto! Agora é só acompanhar a classificação parcial para os cursos selecionados, o que é feito verificando as notas de corte divulgadas diariamente no site do Sisu, e aguardar a liberação da lista de aprovados.

Documentos para inscrição no Sisu 2021

Somente um documento é obrigatório para a inscrição no Sisu 2021: o CPF. O número deve ser fornecido no momento do cadastro e não há necessidade de encaminhar a cópia do documento.

Outros dados obrigatórios, e que não são exatamente documentos oficiais, são a inscrição e senha no Enem. De modo geral, o sistema recupera automaticamente as informações sobre o Enem válido para o processo seletivo.

Em casos assim, não há necessidade de informar a inscrição e senha. Caso seja pedido e não tenha tais dados, é possível recuperá-los na Página do Participante do Enem.

Resultado Sisu 2021

A lista de aprovados Sisu 2021 é divulgada poucos dias depois do término do período de inscrição. A data oficial é informada no cronograma publicado no site oficial do programa.

Se não for aprovado na chamada regular, o candidato pode registrar interesse em participar da lista de espera, que também tem resultado liberado em poucos dias.

Como funciona a lista de espera Sisu 2021?

O candidato que não foi aprovado na chamada regular do Sisu 2021 pode entrar numa lista de espera. Neste caso, será necessário registrar seu interesse no site, fazendo login na plataforma gov.br. Acesse seu boletim e clique em “confirmar” participação na lista de espera.

Um detalhe importante: é preciso se certificar de que o registro foi realmente realizado. Ao finalizar o procedimento, o sistema exibirá uma notificação de confirmação. Caso não apareça, faça o processo novamente.

Além disso, é importante esclarecer que a lista de aprovados em vagas remanescentes não é divulgada pelo Sisu, mas sim pelas instituições de ensino superior participantes.

Para saber se foi aprovado, recomenda-se verificar diretamente no site oficial da universidade, sempre dentro do período indicado no cronograma, para não correr o risco de perder a vaga na instituição de ensino.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário