Cronograma e calendário Sisu 2021

O Sisu é um programa que democratiza o acesso a vagas em instituições de ensino superior públicas. Seu processo seletivo ocorre anualmente, com base em um cronograma / calendário.

Aqui, antecipamos informações sobre o cronograma e calendário Sisu 2021, para que você se prepare para realizar sua inscrição e participar do programa para tentar uma vaga numa universidade pública. Confira!

sisu 2021 cronograma e calendario

Como funciona o Sisu?

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada, uma ferramenta em que universidades e institutos tecnológicos federais, estaduais e municipais disponibilizam vagas em seus cursos para participantes da edição mais recente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Funciona da seguinte forma: candidatos que participaram da última edição do Enem e não zeraram a redação fazem sua inscrição no Sisu, selecionando duas opções de curso superior.

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula e divulga diariamente uma nota de corte, que é a pontuação mínima que o candidato precisa atingir para ficar entre os potenciais aprovados.

Nessa fase, o candidato consegue comparar sua pontuação com a nota de corte e saber se tem condições de ser aprovado. Caso não tenha, pode mudar as opções de curso para outras com mais chance.

Então, o resultado é liberado no dia mencionado no cronograma / calendário Sisu 2021. Se for aprovado, o candidato deverá comparecer à universidade e apresentar os documentos solicitados para confirmação do benefício.

Cronograma e calendário Sisu 2021

O cronograma e calendário Sisu 2021 ainda não foi divulgado, o que se tem são previsões de datas para o processo seletivo. Até o momento, acredita-se que o edital seja publicado em março.

No que se refere ao início das inscrições, a estimativa é de que aconteça em abril. Se isso realmente acontecer, os candidatos poderão utilizar os resultados do Enem 2020, que serão liberados ainda no mês de março.

Se essas previsões se confirmarem, a chamada regular do Sisu 2021 e matrícula na universidade devem acontecer em abril. Por conta da pandemia, o primeiro semestre letivo de 2021 nas universidades iniciará também em abril.

Então, de maneira resumida as previsões para o cronograma e calendário Sisu 2021 são:

  1. Março: publicação do edital do processo seletivo e do cronograma e calendário oficiais;
  2. Abril: início das inscrições, divulgação da chamada regular e realização da matrícula.

Inscrição Sisu 2021

Interessado em participar do processo seletivo Sisu 2021 para tentar uma vaga numa instituição de ensino superior pública sem realizar o vestibular? Então, saiba que a inscrição no programa é gratuita e feita online. Abaixo, apresentamos um passo a passo para realizá-la:

  1. Acesse o site oficial do Sisu;
  2. Selecione “fazer inscrição”;
  3. Informe seu CPF e senha de acesso no site gov.br;
  4. Verifique se os dados carregados automaticamente estão corretos. São informações pessoais e do Enem mais recente liberado para uso no processo seletivo;
  5. Eleja até duas opções de curso e instituição de ensino superior, dispondo-as em ordem de preferência;
  6. Selecione se quer concorrer na modalidade universal, de ações afirmativas ou cotas;
  7. Conclua a inscrição.

Há instituições de ensino superior que definem uma pontuação ou nota média mínima do Enem para liberar a inscrição em um de seus cursos. Se não a tiver, não será possível se inscrever nessa opção. Em casos assim, recomenda-se escolher outros cursos.

Cadastro no gov.br para inscrição no Sisu 2021

Ter um cadastro no site gov.br é fundamental para realizar a inscrição Sisu 2021. Caso não possua um, é simples realizá-lo. Veja, a seguir, informações para efetuá-lo:

  1. Acesse o gov.br;
  2. Clique em “crie sua conta gov.br”;
  3. Selecione “número do CPF;
  4. Preencha o formulário, valide seus dados, habilite seu cadastro e grave uma senha de acesso.

Cursos mais concorridos do Sisu

Todo ano, o Sisu sempre tem cursos que são mais concorridos. São vagas com nota de corte maior, variando entre 650 a 900 pontos, de acordo com a universidade e sua localidade. Veja, a seguir, quais costumam ter concorrência elevada:

  1. Medicina;
  2. Direito;
  3. Engenharia Civil;
  4. Administração;
  5. Odontologia;
  6. Medicina Veterinária;
  7. Biomedicina;
  8. Psicologia;
  9. Enfermagem;
  10. Relações Internacionais.

Cursos menos concorridos no Sisu

Os cursos menos concorridos costumam ter nota de corte que variam de 499 a 550, por isso são mais fáceis de conseguir uma vaga. Confira quais são eles:

  1. Agronomia;
  2. Zootecnia;
  3. Filosofia;
  4. Sociologia;
  5. Física;
  6. Matemática;
  7. Química;
  8. Geografia.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário