Sintegra SP: o que é, como funciona e como consultar

Se você é um empresário paulista e efetua a comercialização de produtos, é preciso que saiba o que é Sintegra SP.

Esse sistema tem como finalidade integrar a comunicação dos dados fiscais e tributários.

Diante disso, hoje vamos detalhar a fundo sobre o Sintegra SP. Saiba mais a seguir.

O que é o Sintegra?

Sintegra SP

De forma geral, Sintegra significa Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.

Ele reúne as informações do contribuinte e realiza a transferência para os fiscos de cada estado.

Assim, é através desse registro que as organizações emitem notas fiscais aos seus clientes. Com isso, conseguem manter atualizados seus dados com os órgãos responsáveis.

Objetivo do Sintegra

O propósito do software Sintegra é o de constituir tanto as informações de entrada quanto as de saída que uma empresa possui.

Todos esses dados obtidos são documentados via emissão de Notas Fiscais Eletrônicas.

Com isso, as informações de compra e venda das organizações de cada estado brasileiro são unificadas.

Além de promover um controle com mais eficácia a respeito da comercialização de mercadorias, realiza a prestação de serviços empresariais.

Consulta do Sintegra SP

Como pôde observar, o Sintegra facilita o acesso às informações relativas as entradas e saídas existentes em uma empresa.

A partir disso, o poder público tem mais controle quanto as operações efetuadas por uma dada organização.

No entanto, é necessário fazer a documentação dessas operações. E ao emitir Notas Fiscais Eletrônicas, os contribuintes transmitem informações assertivas a respeito das compras e vendas realizadas de forma interna ou interestadual.

Para fazer a consulta do Sintegra SP, basta seguir o passo a passo. Acompanhe:

  • Clique aqui e em seguida, vai ser direcionado para o site do Sintegra;
  • Dentro dessa plataforma, escolha o estado de São Paulo na lista exposta em ordem alfabética ou procurando o estado no mapa ao lado;
  • Após clicar sobre o estado em questão, você vai ser redirecionado para outra página associada ao site, que se refere à Consulta Pública ao Cadastro ICMS;
  • Na aba “Consulta e Emissão de Código de Controle”, caso você não tenha o código de controle, é necessário emiti-lo da seguinte forma:
    • No campo “Identificação do Estabelecimento, selecione e informe o IE,CNPJ ou o NIRE;
    • Marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Consultar”;
  • Agora, na aba Validação/Remissão de Código de Controle, informe o número do CNPJ e o código de controle;
  • Digite os caracteres no retângulo ao lado e clique em “Consultar”.

Depois de ter feito todos os passos acima, você vai ter acesso às informações que a organização possui.

Vantagens em utilizar o Sintegra

Além do contribuinte, tanta os clientes quanto o governo, são beneficiados pela utilização do Sintegra.

Abaixo, preparamos uma lista com alguns desses benefícios. Confira:

  • Garantia de segurança sobre as transações comerciais por parte das empresas;
  • As Secretarias da Fazenda de cada estado e os fiscos têm melhor acesso às informações das organizações;
  • Organização administrativa e fiscal do negócio é melhorada;
  • Unificação dos dados da empresa;
  • Utilizar o Sintegra garante que a Nota Fiscal Eletrônica seja emitida.

Além desses, outros benefícios, tanto diretamente como indiretamente, são sentidos nos negócios e pelo governo.

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a essa finalidade!

Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

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