Sintegra SC – O que é? Passo a passo para consultar e ICMS
O Sintegra SC é assunto de interesse de toda a classe empreendedora de Santa Catarina, afinal, a grande maioria dos empresários precisam utilizar o sistema. Isso porque a função do Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços é fazer o controle das operações de contribuintes do ICMS.
Apesar do Sintegra ter uma abrangência nacional, estando disponível em todas as unidades federativas, o gerenciamento é realizado por cada estado.
No texto a seguir, trouxemos algumas das principais informações sobre o Sintegra para contribuintes de Santa Catarina. Sendo assim continue a leitura para saber como funciona esse sistema, qual o seu objetivo e mais informações.

Como funciona o Sintegra SC?
O Sintegra foi criado para proporcionar uma comunicação mais integrada entre dados fiscais e tributário de contribuintes de todo o país. Para isso, o sistema gerencia todos os dados de transações interestaduais realizadas por contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e distribui essas informações para os fiscos de cada estado.
Além disso, a adesão ao Sintegra SC é fundamental para empreendedores catarinenses que atuam com comercialização de produtos ou prestação de serviços. Isso porque empresas que não estiverem vinculadas ao sistema não podem emitir NFe (Nota Fiscal Eletrônica).
O Sintegra também é um meio para os empreendedores se manterem regularizadas com a Sefaz de seus respectivos estados e a Receita Federal. Por conta disso, é recomendado a todos os contribuintes que a análise dos processos fiscais da empresa seja sempre minuciosa.
Por fim, outro destaque do Sintegra é a questão da transparência, pois ele permite consultas sobre informações de outras empresas. Com isso, empresários podem utilizar o sistema para pesquisar dados que permitem maior conhecimento sobre outros contribuintes para proteger seus negócios de eventuais problemas.
Na plataforma do Sintegra SC, é possível conferir dados como situação da empresa ou pessoa pesquisada, valores, dívidas e processos em aberto, entre outros.
Para mais informações sobre os procedimentos legais relacionados ao Sintegra SC, é só acessar o site da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina por meio deste link.
Como consultar o Sintegra SC?
Os procedimentos de acesso e validação do Sintegra são realizados a partir da mesma plataforma, e funcionam de maneira simples. E por meio do sistema, o contribuinte cadastrado também pode emitir notas fiscais, por exemplo.
Em Santa Catarina, os contribuintes ou seus contadores podem acessar seus perfis Sintegra por meio do S@T (Sistema de Administração Tributária). Com a autenticação de usuário e senha, o perfil do contribuinte no módulo Sintegra disponibiliza as funcionalidades de Enviar Remessa, Consultar Remessas Enviadas e Consultar Pendências Remessas.
Para os contribuintes não inscritos em Santa Catarina, ficam disponíveis os seguintes serviços relacionados ao Sintegra: Enviar Remessas Fora de SC e Consultar Remessas Fora de SC.
Além disso, também é possível acessar o sistema para consultar dados de empresas do estado a partir da plataforma nacional do Sintegra. Para isso, basta seguir o passo a passo descrito abaixo:
- Clique aqui para acessar o site do Sintegra;
- Selecione o estado de Santa Catarina (SC) no mapa ou na lista de estados no lado direito da página;
- Marque a opção referente ao tipo de contribuinte que você deseja consultar, pessoa jurídica (empresa) ou física.
- Digite o CPF/CNPJ ou Inscrição Estadual/Produtor;
- Por fim, digite a sequência de caracteres exibida na imagem Captcha e clique em “Pesquisar”.
Na página seguinte, você terá acesso a diversos dados sobre o contribuinte pesquisado. Se preferir, você também pode acompanhar o procedimento de consulta ao Sintegra SC por meio do vídeo abaixo. Como o vídeo também traz outras informações sobre o sistema para contribuintes catarinenses, vale a pena acompanhá-lo.
Como aderir ao sistema
A utilização do Sintegra SC é de extrema importância para que os contribuintes catarinenses se mantenham devidamente regularizados e possam emitir nota fiscal. Para isso, é preciso acessar o validador do Sintegra, que é único para todos os estados, está disponível na plataforma nacional do sistema.
Sendo assim, o contribuinte ou seu contador deve acessar o mesmo site do Sintegra informado no vídeo e passo a passo para consulta. Na sequência é só clicar em “Serviços” e depois em “Download”.
A página seguinte irá exibir uma lista de programas e arquivos para download, e você deve ir até a opção “Validador do Sintegra”, o terceiro quadro da lista. Leia a descrição e as instruções para instalação e clique para baixar.
Em caso de dúvidas, você entrar em contato com a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina por meio dos seguintes telefones:
- Central de Atendimento Fazendária – CAF – 0300-645-1515.
Horário de Atendimento – dias úteis das 13h às 18h. - Contato Geral da SEF – (48) 3665 2500.
Horário de Atendimento – dias úteis das 13h às 19h. - Ouvidoria Geral do Estado – 0800 6448500.
Horário de Atendimento – dias úteis das 13h às 19h.
Deixe seu comentário