Sintegra RS – Consulta de nota fiscal e ICMS no site. Como fazer?

O Sintegra RS (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Rio Grande do Sul) é uma ferramenta que tem como finalidade facilitar o controle de tributos pela administração do estado.

Tal recurso reúne numa única plataforma serviços e softwares que viabilizam o envio de informações obrigatórias ao Fisco, especificamente sobre transações de compras, vendas e prestação de serviço.

Trata-se de uma ferramenta que proporciona benefícios ao contribuinte, que pode realizar obrigações fiscais com mais facilidade, e à Administração Tributária, passando a ter mais agilidade e assertividade no controle de impostos.

Ele dá acesso a consulta pública ao contribuinte rapidamente por meio do seu navegador, informações relacionadas a receita estadual, mais serviços e informações direto no portal de legislação. Lá você também lê mais sobre locais de atendimento, sobre a agenda tributária, ao cadastro da contabilidade pública e muitas dúvidas frequentes.

Quem deve utilizar o Sintegra RS

Como o Sintegra controla o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido pelo estado, o sistema deve ser utilizado somente por pessoas jurídicas, isto é, empresas e MEIs (Microempreendedores Individuais). Isso é contabilizado pela secretaria estadual na central de atendimento quando o assunto são documentos fiscais, os contribuintes podem saber mais sobre substituição tributária, principalmente quando o assunto são finanças públicas.

Mas, não é toda pessoa jurídica, somente aquela que escritura livro fiscal ou emite notas fiscais por meio do sistema eletrônico de processamento de dados do governo do Rio Grande do Sul. O acesso para informações estadual e municipal é apenas para aquele com contribuinte de CNPJ, que contribui com os tributos estaduais, faz a entrega de arquivos de informações e os demais impostos relacionados ao CNPJ e razão social.

Se a empresa e MEI não utiliza o Sintegra RS como forma de reporte de informações sobre ICMS, eles não podem emitir nota fiscal, o que significa que talvez seja mais difícil fazer novos negócios, pois esse é um documento comumente solicitado por clientes em transações comerciais. Por isso é importante ficar atento as notícias e serviços de todos os dados da sua empresa, a legislação da receita fiscal gaúcha pode mudar, por isso é necessário ter acesso rápido ao Sintegra registro e outras informações relacionadas aos estaduais e municipais do seu estado.

 

Como funciona o Sintegra RS

Assim que fecha o mês, a empresa ou MEI deve passar à Sefaz RS (Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul) as informações sobre operações de entrada e saída de produtos ou serviços, utilizando o Sintegra. Isso é fácil e simples por meio da inscrição estadual que você está inscrito.

Para isso, o contribuinte deve ter um cadastro no Sintegra e gerar um arquivo TXT com informações sobre a empresa, produtos e serviços comprados e vendidos, bem como fornecedores e clientes envolvidos nessas operações.

Esse arquivo precisa obedecer um layout preestabelecido pela Sefaz. Somente assim será possível aprová-lo no sistema validador Sintegra RS e enviá-lo via TED (Transmissão Eletrônica de Documentos) à Administração Tributária.

Todo o processo de encaminhamento de informações é feito pela Internet, utilizando o Sintegra RS. No site do sistema, o contribuinte consegue obter mais detalhes sobre a ferramenta e demais softwares de apoio. Há suporte para quem está com dificuldades, basta entrar em contato com o atendimento ao cliente e pronto, você receberá um manual de orientação simples e fácil.

Como acessar os serviços Sintegra RS

O site do Sintegra RS é a melhor ferramenta para esclarecer dúvidas do contribuinte ou dar andamento ao processo de envio de informações à Administração Tributária.

Na página oficial, é possível, por exemplo, obter o sistema validador, bem como realizar consultas para verificar informações sobre a empresa e sua situação cadastral. Para conferir e utilizar os serviços, siga este passo a passo:

  1. Acesse http://sintegra.sefaz.rs.gov.br/sef_root/inf/Sintegra_Entrada.as
  2. Selecione a opção de serviço que deseja e siga as recomendações citadas na página.
    Sintegra ICMS Consulta RS

Se sua intenção for somente efetuar a consulta Sintegra RS, acesse o link direto para esse serviço, clicando aqui https://www.sefaz.rs.gov.br/consultas/contribuinte/.

consulta RS sintegra contribuinte

Sintegra RS notícias de concursos

Cargos públicos são ótimas pedidas para ter mais estabilidade profissional e ganhos financeiros atrativos. E que tal ter tudo isso trabalhando com o Sintegra? Isto é possível se você for aprovado num concurso público da Sefaz RS.

Novos processos seletivos são publicados na página de notícias do site oficial da Sefaz, em http://www.fazenda.rs.gov.br/lista/273/noticias. Caso não encontre a informação rapidamente, utilize o campo de busca, digitando “concurso” em “palavra-chave”. Depois, clique em “Buscar”.

Endereço e contato Sintegra RS

Eventuais problemas com envio de informações via Sintegra ou questões mais complexas devem ser tratados diretamente com a Sefaz RS, seja via telefone ou pessoalmente. Confira, a seguir, os principais endereços de postos de atendimento e dados de contato:

Consulta Sintegra RS

1. Unidade CAC

Telefone: (51) 3214-5550

Endereço: Rua Siqueira Campos, 1044 – Porto Alegre

2. Unidade Assis Brasil

Telefone: (51) 3341-4889

Endereço: Avenida Assis Brasil, 1548 – Porto Alegre

3. Unidade Centro

Telefone: (51) 3214-5031

Endereço: Travessa Francisco de Leonardo Truda, 40 – Porto Alegre

4. Unidade Canoas

Telefone: (51) 3472-2120

E-mail: [email protected]

Endereço: Avenida Inconfidência, 650, Sala 912 – Marechal Rondon / Canoas

5. Unidade Caxias do Sul

Telefone: (54) 3223-7277

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua Pinheiro Machado, 2621 – Caxias do Sul

6.Unidade Novo Hamburgo

Telefone: (51) 3593-8222

E-mail: [email protected]

Endereço: Rua Tamandaré, 140 – Novo Hamburgo

7.Unidade Passo Fundo

Telefone: (54) 3311-3040

E-mail: [email protected]

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 591 – Térreo – Passo Fundo

Outra forma de contato é utilizando o site de Plantão Fiscal Virtual, no linkhttps://www.sefaz.rs.gov.br/Site/FaleConosco.aspx. Basta preencher os campos indicados como obrigatórios no site e aguardar a resposta do órgão

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.