Sintegra RS – Consulta de nota fiscal e ICMS no site. Como fazer?
O Sintegra RS (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Rio Grande do Sul) é uma ferramenta que tem como finalidade facilitar o controle de tributos pela administração do estado.
Tal recurso reúne numa única plataforma serviços e softwares que viabilizam o envio de informações obrigatórias ao Fisco, especificamente sobre transações de compras, vendas e prestação de serviço.
Trata-se de uma ferramenta que proporciona benefícios ao contribuinte, que pode realizar obrigações fiscais com mais facilidade, e à Administração Tributária, passando a ter mais agilidade e assertividade no controle de impostos.
Ele dá acesso a consulta pública ao contribuinte rapidamente por meio do seu navegador, informações relacionadas a receita estadual, mais serviços e informações direto no portal de legislação. Lá você também lê mais sobre locais de atendimento, sobre a agenda tributária, ao cadastro da contabilidade pública e muitas dúvidas frequentes.
Quem deve utilizar o Sintegra RS
Como o Sintegra controla o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhido pelo estado, o sistema deve ser utilizado somente por pessoas jurídicas, isto é, empresas e MEIs (Microempreendedores Individuais). Isso é contabilizado pela secretaria estadual na central de atendimento quando o assunto são documentos fiscais, os contribuintes podem saber mais sobre substituição tributária, principalmente quando o assunto são finanças públicas.
Mas, não é toda pessoa jurídica, somente aquela que escritura livro fiscal ou emite notas fiscais por meio do sistema eletrônico de processamento de dados do governo do Rio Grande do Sul. O acesso para informações estadual e municipal é apenas para aquele com contribuinte de CNPJ, que contribui com os tributos estaduais, faz a entrega de arquivos de informações e os demais impostos relacionados ao CNPJ e razão social.
Se a empresa e MEI não utiliza o Sintegra RS como forma de reporte de informações sobre ICMS, eles não podem emitir nota fiscal, o que significa que talvez seja mais difícil fazer novos negócios, pois esse é um documento comumente solicitado por clientes em transações comerciais. Por isso é importante ficar atento as notícias e serviços de todos os dados da sua empresa, a legislação da receita fiscal gaúcha pode mudar, por isso é necessário ter acesso rápido ao Sintegra registro e outras informações relacionadas aos estaduais e municipais do seu estado.

Como funciona o Sintegra RS
Assim que fecha o mês, a empresa ou MEI deve passar à Sefaz RS (Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul) as informações sobre operações de entrada e saída de produtos ou serviços, utilizando o Sintegra. Isso é fácil e simples por meio da inscrição estadual que você está inscrito.
Para isso, o contribuinte deve ter um cadastro no Sintegra e gerar um arquivo TXT com informações sobre a empresa, produtos e serviços comprados e vendidos, bem como fornecedores e clientes envolvidos nessas operações.
Esse arquivo precisa obedecer um layout preestabelecido pela Sefaz. Somente assim será possível aprová-lo no sistema validador Sintegra RS e enviá-lo via TED (Transmissão Eletrônica de Documentos) à Administração Tributária.
Todo o processo de encaminhamento de informações é feito pela Internet, utilizando o Sintegra RS. No site do sistema, o contribuinte consegue obter mais detalhes sobre a ferramenta e demais softwares de apoio. Há suporte para quem está com dificuldades, basta entrar em contato com o atendimento ao cliente e pronto, você receberá um manual de orientação simples e fácil.
Como acessar os serviços Sintegra RS
O site do Sintegra RS é a melhor ferramenta para esclarecer dúvidas do contribuinte ou dar andamento ao processo de envio de informações à Administração Tributária.
Na página oficial, é possível, por exemplo, obter o sistema validador, bem como realizar consultas para verificar informações sobre a empresa e sua situação cadastral. Para conferir e utilizar os serviços, siga este passo a passo:
- Acesse http://sintegra.sefaz.rs.gov.br/sef_root/inf/Sintegra_Entrada.as
- Selecione a opção de serviço que deseja e siga as recomendações citadas na página.
Se sua intenção for somente efetuar a consulta Sintegra RS, acesse o link direto para esse serviço, clicando aqui https://www.sefaz.rs.gov.br/consultas/contribuinte/.

Sintegra RS notícias de concursos
Cargos públicos são ótimas pedidas para ter mais estabilidade profissional e ganhos financeiros atrativos. E que tal ter tudo isso trabalhando com o Sintegra? Isto é possível se você for aprovado num concurso público da Sefaz RS.
Novos processos seletivos são publicados na página de notícias do site oficial da Sefaz, em http://www.fazenda.rs.gov.br/lista/273/noticias. Caso não encontre a informação rapidamente, utilize o campo de busca, digitando “concurso” em “palavra-chave”. Depois, clique em “Buscar”.
Endereço e contato Sintegra RS
Eventuais problemas com envio de informações via Sintegra ou questões mais complexas devem ser tratados diretamente com a Sefaz RS, seja via telefone ou pessoalmente. Confira, a seguir, os principais endereços de postos de atendimento e dados de contato:

1. Unidade CAC
Telefone: (51) 3214-5550
Endereço: Rua Siqueira Campos, 1044 – Porto Alegre
2. Unidade Assis Brasil
Telefone: (51) 3341-4889
Endereço: Avenida Assis Brasil, 1548 – Porto Alegre
3. Unidade Centro
Telefone: (51) 3214-5031
Endereço: Travessa Francisco de Leonardo Truda, 40 – Porto Alegre
4. Unidade Canoas
Telefone: (51) 3472-2120
E-mail: [email protected]
Endereço: Avenida Inconfidência, 650, Sala 912 – Marechal Rondon / Canoas
5. Unidade Caxias do Sul
Telefone: (54) 3223-7277
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua Pinheiro Machado, 2621 – Caxias do Sul
6.Unidade Novo Hamburgo
Telefone: (51) 3593-8222
E-mail: [email protected]
Endereço: Rua Tamandaré, 140 – Novo Hamburgo
7.Unidade Passo Fundo
Telefone: (54) 3311-3040
E-mail: [email protected]
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 591 – Térreo – Passo Fundo
Outra forma de contato é utilizando o site de Plantão Fiscal Virtual, no linkhttps://www.sefaz.rs.gov.br/Site/FaleConosco.aspx. Basta preencher os campos indicados como obrigatórios no site e aguardar a resposta do órgão
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.