Sintegra PR – O que é? Passo a passo para consultar e ICMS

Todo empreendedor paranaense que trabalha com comércio ou prestação de serviços deve conhecer o Sintegra PR (Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços).

Este é um sistema que visa proporcionar uma comunicação mais integrada de dados fiscais e tributários. Para isso, ele gerencia todos os dados referentes a transações interestaduais feitas por contribuintes de ICM – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, sobre o qual já explicamos aqui do que se trata e quais são as taxas atualizadas.

Se você é do Paraná e quer saber como funciona o Sintegra PR, e conferir mais informações sobre esse importante sistema, acompanhe o texto a seguir para ficar por dentro.

sintegra PR

Como funciona o Sintegra PR?

O Sintegra é uma ferramenta que integra informações de contribuintes de todo o país, e distribui esses dados para os fiscos de cada estado.

É por meio do Sintegra PR que o contribuinte de ICMS consegue emitir NFe (Nota Fiscal Eletrônica) e se manter regularizado com os órgão responsáveis, seguindo as especificações da Receita Federal e da SEFAZ. Por conta disso, os processo fiscais são examinadas com bastante cuidado.

O Sintegra PR permite que as empresas tenham acesso aos dados de outras companhias. Dessa forma, é possível consultar quem são os proprietários, valores de patrimônio, se há dívidas em aberto, processos e demais dados que sirvam para proteger empreendedores de problemas com outras empresas.

Este é um sistema essencial para empresários, pois sem ele as empresas não conseguem efetuar a comercialização de produtos e demais serviços que necessitem de emissão de notas fiscais.

Entretanto, cabe destacar que essa regra não se aplica a MEIs (Microempreendedores Individuais), que ficam dispensados do envio de informações ao sistema.

Como consultar o Sintegra PR?

Conforme já dissemos, o Sintegra PR é uma excelente ferramenta para buscar informações sobre empresas, emitir notas fiscais e também consultar dados cadastrais.

Mas é importante se atentar a questões como: o tipo de documento que você deseja imprimir, quem tem acesso ao cadastro, como fazer a emissão de nota fiscal eletrônica e que dados o contribuinte poderá buscar no site se precisar de informações específicas sobre a sua empresa.

A plataforma do Sintegra permite consultar dados de contribuintes de todos os estados brasileiros, mas aqui vamos nos atentar ao sistema do Paraná.

Você pode acessar o Sintegra PR a partir de dois sites diferentes. O primeiro passo a passo que vamos conferir é por meio de uma plataforma nacional, voltada a todos os estados:

  1. Clique aqui para acessar o site do Sintegra;
  2. Selecione o estado do Paraná (PR) no mapa ou na lista de estados no lado direito da página;
  3. Você será redirecionado à página de Consulta Pública ao Cadastro do Estado do Paraná. Primeiro, você deve clicar no campo “Número de Controle” e digitar as letras e números que aparecerem na imagem ao lado;
  4. Depois, preencha o CNPJ e a Inscrição Estadual da empresa desejada, e clique em “Consultar Empresa”. Se a sua pesquisa for referente a algum produtor rural, você deve fazer esse procedimento no campo abaixo.

Feito isso, você terá acesso às informações da empresa solicitada. Se preferir, você também pode fazer esse procedimento pela plataforma da Secretaria da Fazenda do Paraná por meio deste link, e clicar no botão “Consultar”.

Como aderir ao sistema

Como já destacamos, todas as empresas que trabalham com vendas de produtos ou prestação de serviços devem aderir ao Sintegra, pois só assim é possível emitir nota fiscal. O cadastro de validação de contribuintes de ICMS ao Sintegra é realizado por ferramentas das Secretarias de Fazenda de cada estado.

Para realizar esse procedimento, basta seguir o mesmo caminho descrito no tópico anterior até à página de Consulta Pública ao Cadastro do Estado do Paraná. Entretanto, ao invés de digitar os números de CNPJ e Inscrição Estadual para pesquisar uma empresa, você deve clicar em “Download do Cadastro de Contribuintes Ativos do ICMS/PR” no topo da página.

Na página seguinte, você deve clicar no link para baixar o arquivo de acordo com a sua situação: ativo ou cancelado. O download irá começar logo em seguida.

Em caso de dúvidas, você pode acessar página dos canais de atendimento da Secretaria da Fazenda (Sefa) e da Receita Estadual do Paraná (REPR) disponível neste link. Neste site, é só selecionar o menu referente ao assunto sobre o qual você tem dúvida. Além disso, você também pode ligar no telefone (41) 3235-8000 em horário comercial.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário