Sintegra PE – Consulta de nota fiscal e Pessoa Física. Como fazer?

O SINTEGRA (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) foi desenvolvido com o objetivo de simplificar a obrigação de prestar informações referentes às operações de compra, venda e prestação de serviços interestaduais pelos contribuintes de ICMS.

Além disso, ao agrupar as informações prestadas pelos contribuintes, o sistema facilita a troca de informações entre os estados e a cobrança de tributos, em especial, o ICMS.

O sistema tornou-se também um importante meio de consulta de dados de empresas, principalmente para a obtenção de IE (Inscrição Estadual), para a emissão de notas fiscais e para outros dados, como identificação do contribuinte, o endereço, a natureza jurídica, o capital social, a atividade econômica principal e secundária, o início das atividades e a situação cadastral.

Por meio desse site, você tem a possibilidade de consultar o imposto de renda de acordo com a receita federal, realizar a consulta em caso de situação irregular, ter mais informações sobre microempreendedor individual e até fazer seu cadastro no simples nacional rapidamente com o que você precisa.

 

Como consultar o SINTEGRA PE

O SINTEGRA é um ótimo meio para buscar informações confiáveis sobre empresas, para emissão de notas fiscais ou consulta de dados cadastrais. É importante ficar de olho no tipo de documento que você quer imprimir, o que tem acesso ao cadastro, como emitir nota fiscal eletrônica e o que o contribuinte poderá buscar no site caso haja necessidade de suas informações específicas.

Aqui, vamos mostrar o passo a passo para consultar o SINTEGRA de Pernambuco. Mas, o sistema permite a consulta de dados de contribuintes cadastrados em qualquer estado. Há apenas pequenas diferenças na forma de acesso de cada um.

Para consultar o SINTEGRA PE, basta executar os seguintes passos:

  1. Acesse o site do SINTEGRA http://www.sintegra.gov.br/;
  2. Clique no estado (PE), no mapa do Brasil ou na lista de estados ao lado direito do mapa;
  3. Uma nova página referente ao estado selecionado será aberta. Escolha o tipo de informação que irá utilizar, para busca de dados da empresa (CNPJ, CPF ou INSCRIÇÃO ESTADUAL)
    Sintegra Pernambuco
    Informe os números, marque a opção “não sou um robô” e clique em “localizar”;
  4. Pronto, na próxima página serão exibidos os dados da empresa consultada.

Outra forma para consulta do SINTEGRA PE é acessando o site da SEFAZ de Pernambuco, executando os seguintes passos:

  1. Acesse o site da SEFAZ-PE https://www.sefaz.pe.gov.br/;
  2. Passe o mouse sobre o menu “Serviços” e, na coluna “Para Empresas”, clique em “SINTEGRA”;
    Consulta Sintegra PE
  3. Na nova página aberta, clique em “Cadastro Pernambuco”;
  4. Escolha o tipo de informação que irá utilizar para busca dos dados da empresa (CNPJ, CPF ou INSCRIÇÃO ESTADUAL). Informe os números, marque a opção “não sou um robô” e clique em “localizar”;
  5. Na próxima página,serão exibidos os dados da empresa consultada.

No entanto, a consulta não se presta ao objetivo de comprovar a regularidade da empresa pesquisada, isso ocorre pelo fato das informações serem realizadas pelo próprio contribuinte. Assim, apesar dos dados enviados ao sistema serem validados, eles podem estar desatualizados quanto ao encerramento das atividades da empresa.

Para consulta em outros estados, você deve acessar em seu site específico, verificar a numeração das inscrições estaduais, ver como está em questão e como será exibida e fazer essa consulta.

Como acessar o SINTEGRA

As consultas podem ser realizadas por qualquer pessoa de forma on-line. Mas, é preciso fazer download de programas específicos, acessórios ao sistema, para realizar o envio de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços interestaduais para o SINTEGRA.

O envio de informações ao SINTEGRA, segundo site da SEFAZ de Pernambuco, é obrigação de todos os contribuintes que emitem documento fiscal ou escrituram livros por meio de processamento de dados. Elas devem ser enviadas até o dia 15 do mês subsequente ao período fiscal.

Os microempreendedores individuais (MEI) são dispensados do envio de informações ao sistema.

O software de envio é disponibilizado no site do SINTEGRA (http://www.sintegra.gov.br/), chamado de TED (Transmissão Eletrônica de Documentos). Somente arquivos validados podem ser enviados ao sistema, sendo que o validador permite a confirmação dos dados do contribuinte junto à Secretaria da Fazenda de seu estado. Ele pode ser encontrado para download no mesmo local em que o software é disponibilizado.

Curiosidade sobre o Sistema

O SINTEGRA foi inspirado no VIES – VAT implantado na União Europeia em 1992, que controlava o IVA (imposto sobre valor agregado), por meio da rede VIES. Esse sistema possibilitou a troca de informações entre os membros da União Europeia e aboliu o controle físico de entrada e saída de mercadorias nas fronteiras.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.