Sintegra MT – O que é? Passo a passo para consultar e ICMS

O Sintegra MT é um assunto de extrema importância para os mato-grossenses, pois quase todos os empreendedores do estado devem entregar os arquivos Sintegra mensalmente. Os arquivos do Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, devem incluir todas as operações realizadas pela empresa no mês anterior.

O sistema está disponível em todos os estados brasileiros, e serve para oferecer um comunicação mais entregada de fiscais e tributários. Isso é possível graças ao gerenciamento de todos os dados de transações interestaduais feitas por contribuintes de ICMS que é realizado pelo Sintegra.

Para você que é do Mato Grosso e quer entender como funciona e para que serve o Sintegra MT, é só continuar a leitura para conferir mais informações sobre o assunto.
Sintegra MT

Como funciona o Sintegra MT?

De modo geral, o Sintegra é um sistema que reúne informações de contribuintes do Brasil inteiro, e faz a distribuição desses dados para os fiscos de cada estado.

O Sintegra MT é um serviço essencial para empresários que trabalham com comercialização de produtos e prestação de serviços. Afinal, se a empresa não estiver vinculada ao sistema, não é possível emitir NFe (Nota Fiscal Eletrônica), por exemplo.

Além disso, é por meio do Sintegra MT que o contribuinte mato-grossense mantém a sua empresa regularizada com a Sefaz do estado e a Receita Federal. Sendo assim, é fundamental que os processos fiscais sejam examinados com bastante cuidado.

Os contribuintes que ficam dispensados da entrega mensal do arquivo Sintegra MT são:

  • Contribuintes usuários da Escrituração Fiscal Digital (EFD);
  • Microprodutor rural;
  • Microempreendedor individual (MEI);
  • Contribuintes com inscrição estadual virtual.

Outra função importante do Sintegra MT é em relação às informações sobre empresas que podem são disponibilizadas pelo sistema e ficam abertas para consulta. Dessa forma, empreendedores do estado podem consultar dados diversos para se protegerem de eventuais problemas com outras empresas.

Entre as informações que podem ser consultadas por meio do sistema estão: quem são os proprietários, quais os valores da empresa, as dividas e processos em aberto, entre outras.

Para mais informações sobre a legislação referente ao Sintegra MT, você pode conferir esse texto publicado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso no site JusBrasil.

Como consultar o Sintegra MT?

Além de o Sintegra MT ser uma ótima ferramenta buscar informações sobre empresas, o procedimento para acessar o sistema é algo simples. E a plataforma ainda permite que o empreendedor emita notas fiscais e consulte dados cadastrais.

Entretanto, dependendo da sua intenção em relação ao sistema, você deve ponderar sobre algumas questões, como o tipo de documento que deseja imprimir, o procedimento necessário para emitir a nota fiscal eletrônica, e quais dados as pessoas podem buscar na plataforma caso precise de informações específicas sobre o seu negócio.

Cabe destacar que o site do Sintegra dá acesso a dados de contribuintes de todo o país, mas aqui vamos abordar apenas o passo passo para o sistema do Mato Grosso. Para acessá-lo, o procedimento segue a partir da plataforma nacional do Sintegra, que abrange todos os estados:

  • Clique aqui para acessar o site do Sintegra;
  • Selecione o estado do Mato Grosso (MT) no mapa ou na lista de estados no lado direito da página;
  • Na página seguinte, selecione o tipo de documento utilizado para consulta – IE (Inscrição Estadual), CPF ou CNPJ -, e digite seu número;
  • Digite o código que aparece na imagem Captcha e clique em “Enviar”.

Dessa forma, você poderá acessar informações sobre a empresa pesquisada, ou a um dos procedimentos mencionados anteriormente.

Como aderir ao sistema

Conforme já dissemos, as empresas mato-grossenses devem aderir ao Sintegra para se manterem devidamente regularizadas e poderem emitir nota fiscal. Como cada estado é responsável pelo procedimento de validação de contribuinte que ali residem, nesse caso é necessário se cadastrar com a SEFAZ-MT.

Para isso, basta acessar a página do Sintegra no site da SEFAZ por meio deste link, e clicar em “Programa Validador Sintegra”. Com isso, irá iniciar o download de um arquivo para se iniciar o cadastro.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a ouvidoria da SEFAZ-MT por meio do teleefone (65) 3617-2749, ou pelo e-mail [email protected]

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário