Sintegra GO: como consultar e o seu objetivo
Se você é um empresário goiano e efetua a comercialização de produtos, é preciso que esteja por dentro sobre o Sintegra GO.
Esse sistema tem como finalidade integrar a comunicação dos dados fiscais e tributários.
Diante disso, hoje vamos detalhar a fundo sobre o Sintegra GO. Saiba mais a seguir.
O que é o Sintegra?
Sintegra significa Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.
Esse sistema engloba as informações do contribuinte e realiza a transferência para os fiscos de cada estado.
Desta forma, é através desse registro que as organizações emitem notas fiscais aos seus clientes. Com isso, seus dados são atualizados com os órgãos responsáveis.
Consulta do Sintegra GO

O Sintegra visa facilitar o acesso às informações relativas as entradas e saídas existentes em uma organização.
A partir disso, o poder público tem mais controle quanto as operações efetuadas por uma dada organização.
No entanto, é necessário fazer a documentação dessas operações. Ao emitir Notas Fiscais Eletrônicas, os contribuintes transmitem informações assertivas a respeito das compras e vendas realizadas dentro ou fora do estado.
Efetuar a consulta do Sintegra GO é bem simples, basta seguir os passos abaixo. Acompanhe:
- Clique aqui e em seguida, e em seguida você vai ser direcionado para o site do Sintegra;
- Agora, escolha o estado de Goiás na lista que está no site;
- Assim que clicar sobre o estado em questão, você vai ser redirecionado para o site que se refere à Consulta Pública ao Cadastro ICMS
- Caso você não tenha o código de controle, é necessário emiti-lo na aba “Consulta e Emissão de Código de Controle”. Para isso, faça da seguinte forma:
- Em “Identificação do Estabelecimento, selecione e informe o IE,CNPJ ou o NIRE;
- Marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Consultar”;
- Na aba “Validação/Remissão de Código de Controle”, informe o número do CNPJ e o código de controle;
- Depois de digitar os caracteres contidos na figura ao lado, clique em “Consultar”.
Agora, após ter feito todos os passos acima, você vai ter acesso às informações que a organização possui.
Objetivo do Sintegra
O propósito do software Sintegra é o de constituir tanto as informações de entrada quanto as de saída que uma empresa possui.
Todos esses dados obtidos são documentados via emissão de Notas Fiscais Eletrônicas.
Com isso, as informações de compra e venda das organizações de cada estado brasileiro são unificadas.
Benefícios em utilizar o Sintegra
Com a utilização do Sintegra, além do contribuinte, tanto os clientes quanto o governo, são beneficiados por esse sistema.
Abaixo, preparamos uma lista com alguns desses benefícios. Confira:
- Garantia de segurança sobre as transações comerciais por parte das empresas;
- As Secretarias da Fazenda de cada estado e os fiscos têm melhor acesso às informações das organizações;
- Organização administrativa e fiscal do negócio é melhorada;
- Unificação dos dados da empresa;
- Utilizar o Sintegra garante que a Nota Fiscal Eletrônica seja emitida.
Outros benefícios, tanto diretamente como indiretamente, são sentidos nos negócios e pelo governo.
Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a essa finalidade!
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