Sintegra ES – O que é? Consulta e ICMS. Acesse online Passo a Passo

O Sintegra ES (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Espírito Santo) é um conjunto de procedimentos administrativos e sistemas de apoio ao controle de tributos.

A principal finalidade do Sintegra é simplificar e unificar obrigações de fornecimento de informações à Secretaria de Fazenda do Estado sobre compra, venda e prestação de serviços que toda empresa realiza.

Assim, o contribuinte passa a ter mais facilidade para informar dados ao Fisco, ao passo que a Administração Tributária tem mais agilidade para realizar seu trabalho e maior confiabilidade no tratamento de informações.

 

Quem deve utilizar o Sintegra ES

O uso da ferramenta é obrigatório para todos os contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), aqueles que emitem nota fiscal ou escrituram livros fiscais por meio do sistema eletrônico de processamento de dados do estado, mesmo que esse procedimento seja realizado por terceiros, como contadores.

Sem enviar dados pelo Sintegra ES, a empresa ou MEI (microempreendedor individual) não consegue emitir nota fiscal, o que pode ser um contratempo, já que diminui a possibilidade de fechar novos negócios.

Como funciona o Sintegra ES

Ao encerrar um mês comercial de exercício, a empresa (contribuinte) deve gerar um arquivo no formato TXT, apresentando todos os seus dados de identificação e produtos que entraram ou saíram (compras e vendas) no período.

Fornecedores e clientes envolvidos nessas operações de entrada e saída de produto também devem ser mencionados nesse documento, para melhor controle pela Administração Tributária.

O arquivo deve cumprir um layout preestabelecido pela Secretaria da Fazenda do Estado, para que seja autenticado pelo software validador Sintegra e posteriormente entregue via Internet pelo TED, sistema de Transmissão Eletrônica de Documentos.

Todo esse processo de encaminhamento de informações para a Administração Tributária é feito on-line, usando ferramentas fornecidas na página oficial do Sintegra ES, que também oferece outros serviços para o contribuinte.

Como acessar os serviços Sintegra ES

As empresas, microempreendedores individuais ( já falamos sobre como funciona o MEI aqui) e público em geral têm acesso à consulta Sintegra ES no próprio site do sistema. Para acessá-lo, siga este passo a passo:

  1. Acesse http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/sintegra/consulta.php;
  2. Clique em Sintegra/ICMS consulta pública ao cadastro do estado do Espírito Santo;
    sintegra ES consulta ICMS
  3. Na nova página aberta automaticamente, informe CNPJ da empresa ou sua inscrição estadual;
    Sintegra espírito santo
  4. Selecione a opção “não sou um robô”, para autenticar seu acesso;
  5. Clique em “consultar”.

A próxima página trará informações repassadas pelo contribuinte, no entanto, de forma compactada, somente com dados principais associados à empresa em questão.

É uma empresa e quer fazer uma consulta mais detalhada? Então, acesse http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/sintegra/arquivos.php, informe protocolo TED e chave de acesso, que são dados pessoais do contribuinte. Nesta consulta são passados período de referência, código de finalidade, data de recebimento do arquivo, entre outros.

Caso queira verificar o manual do Sintegra ES, para enviar as informações corretamente pelo sistema e evitar complicações, basta acessar a página http://internet.sefaz.es.gov.br/informacoes/sintegra/Manual.php.

Concursos – Como participar?

Quer investir em uma carreira pública e trabalhar com o Sintegra ES? Como se trata de uma ferramenta associada à Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo (Sefaz ES), é só ficar de olho no site do órgão para saber quando serão abertos novos processos seletivos.

Para isso, acesse http://internet.sefaz.es.gov.br/, posicione o mouse sobre “Informações”, item localizado no menu superior principal, e clique em “Processo Seletivo Simplificado”. Eventuais informações sobre concursos são publicadas nesse espaço.

Endereço e contato Sintegra ES

Todo o procedimento de entrega de documentos e dados de contribuintes é feito on-line. Mas, e se ocorrer algum problema difícil de ser regularizado pela Internet? A melhor saída é procurar postos de atendimento presencial da Sefaz ES, para regularizá-lo. Confira, a seguir, endereços e dados de contato das unidades:

1. Unidade Vitória

Telefones: (27) 3636-1700 / 1702
E-mail: [email protected]

Endereço: Avenida Saturnino de Brito, 1350, Praia do Canto

2. Unidade Serra

Telefone: (27) 3251-9960
E-mail: [email protected]

Endereço: Praça Barbosa Leão, S/N

3. Unidade Linhares

Telefone: (27) 3264-8301
E-mail: [email protected]

Endereço: Avenida Governador Carlos Lindenberg, 625, Centro

4. Unidade Cariacica

Telefone: (27) 3636-0039
E-mail: [email protected]

Endereço: Avenida Aloizio Santos, 500, Santo André

5. Unidade Barra de São Francisco

Telefones: (27) 3756-0315 / 0307
E-mail: [email protected]

Endereço: Avenida Jones dos Santos Neves, 361, Centro

6. Unidade Aracruz

Telefone: (27) 3296-1021
E-mail: [email protected]

Endereço: Avenida Venâncio Flores, 1290, Centro

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.