Sintegra BA – Consulta de CNPJ, ICMS. Acesse o serviço online!

O Sintegra BA (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços da Bahia)é uma ferramenta que disponibiliza serviços que facilitam o repasse de informações sobre ICMS ao fisco.

Com o sistema, o contribuinte passa a ter mais facilidade para cumprir atividades fiscais obrigatórias, enviando informações sobre compras, vendas e prestações de serviços à Sefaz BA (Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia) de forma simplificada e rápida.

A Administração Tributária Estadual também se beneficia dessa ferramenta, já que tem acesso às informações fiscais com mais agilidade e de forma segura, podendo realizar o trabalho de controle de tributos com mais eficiência.

 

Quem deve utilizar o Sintegra BA

A utilização do sistema é obrigatória para contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ou seja, empresas ou MEIs (Microempreendedores Individuais), especialmente aqueles que usam o sistema eletrônico de processamento de dados do estado para emitir nota fiscal ou escriturar livro fiscal.

O uso do Sintegra BA é essencial para que a empresa ou MEI consiga emitir nota fiscal, documento que é solicitado por clientes em transações de compra e contratações de serviços.

A não utilização da ferramenta pode trazer resultados negativos tanto junto à Administração Tributária ou a clientes, com dificuldade para fechar novos negócios, pela impossibilidade de emitir a nota fiscal.

Como funciona o Sintegra BA

O Sintegra BA é uma ferramenta para reporte de informações à Administração Tributária sobre compras, vendas e prestações de serviços realizadas pela empresa ou MEI – já falamos sobre o que é o MEI aqui.

Esse reporte ocorre da seguinte forma: ao fechar o mês, o contribuinte deve gerar um arquivo TXT, que traz informações da empresa ou microempreendedor, produtos e serviços que entraram e saíram, bem como dados sobre clientes e fornecedores associados a tais transações.

Um detalhe importante é que esse arquivo deve seguir um layout específico determinado pela Sefaz BA, para que o documento seja aprovado no software validador do Sintegra e possa ser efetivamente entregue via TED, que é um sistema de transmissão eletrônica de documentos.

Mas, como realizar todos esses procedimentos? Simples: a Sefaz disponibiliza softwares de validação e transmissão, bem como informações sobre o Sintegra, em seu site. Inclusive, todo o processo de envio de dados é feito pela Internet, dando mais facilidade ao contribuinte.

Como acessar os serviços Sintegra BA

É contribuinte e deseja ter acesso a serviços inerentes ao Sintegra? Temos um passo a passo de consulta Sefaz BA aqui. A seguir, saiba como ter informações sobre o sistema, onde baixar softwares de apoio e efetuar consulta Sintegra:

  1. Para saber mais sobre a obrigatoriedade do Sintegra BA, acesse:http://www.sefaz.ba.gov.br/default/perguntas_respostas/perguntas_inspetoria_sintegra.htm;
    serviços secretaria da fazenda sintegra
  2. Para baixar os softwares de validação e TED, acesse: http://www.sefaz.ba.gov.br/contribuinte/informacoes_fiscais/declaracoes/programas.htm;
  3. Para realizar consultas Sintegra BA, acesse: http://www.sefaz.ba.gov.br/Sintegra/sintegra.asp?estado=BA. Serviço ideal para verificar informações sobre a empresa, como sua atual situação cadastral.
consulta sintegra BA

Sintegra BA notícias de concursos

Trabalhar com o Sintegra pode ser uma alternativa para quem busca um cargo na área pública. Mas, para conquistar esse emprego é preciso ser aprovado em um concurso público da Sefaz BA, órgão ao qual o sistema é associado.

Saiba, de maneira simples, quando novos processos seletivos serão abertos, acompanhando o site oficial da Secretaria de Fazenda do Estado, no endereço www.sefaz.ba.gov.br. Concursos públicos são publicados na página inicial, na seção de Notícias.

Endereço e contato

O processo de envio de informações pelo Sintegra é on-line. Mas, o que o contribuinte deve fazer se tiver dificuldades no encaminhamento? A solução é entrar em contato com a Sefaz BA por telefone ou pessoalmente.

Quer solucionar sua dúvida via ligação telefônica? Então, confira os números de centrais da Secretaria de Fazenda do Estado:

  • 0800 07 10 071: para chamadas feitas por telefone fixo;
  • (71) 3319-2501 e 3115-2549 / 2458 / 8868: para ligações realizadas de telefone celular e fixo.

Para questões mais complexas, o melhor é dirigir-se a um posto de atendimento da Sefaz. Confira os endereços das principais unidades:

1. Unidade Camaçari

Endereço: Boulevard Shopping Camaçari – Primeiro piso, Rodovia BA-535

2. Unidade Comércio – Salvador

Endereço: Prédio do Instituto do Cacau, Avenida da França, S/N

3. Unidade Lauro de Freitas – Salvador

Endereço: Shopping Passeio Norte – G1, Avenida Santos Dumont, Km 3.5

4. Unidade Juazeiro

Endereço: Juá Garden Shopping – Piso 1 – Rodovia BR 407, Km 05

5. Unidade Vitória da Conquista

Endereço: Rua Rotary Club, 149 – Centro

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.