Simec – O que é? Como fazer consulta de bolsa e inscrição

Simec é a sigla utilizada para designar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle. Trata-se de um portal operacional desenvolvido e gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação).

Mas, para que serve o Simec? A principal finalidade da ferramenta é permitir que o MEC consiga planejar melhor o orçamento público destinado à educação no Brasil.

O sistema também proporciona o acompanhamento de Planos de Ações Articuladas, voltados para a melhoria da educação, bem como a verificação do andamento de convênios e propostas de ensino do Governo Federal. Veja mais aqui sobre esse sistema integrado de monitoramento e execução, como funcionam as prestações de contas e muito mais sobre o passo a passo e plano de ações.

simec cadastro

Para quem o Simec é direcionado?

A ferramenta é especificamente destinada a pessoas que trabalham na área da educação, tanto professores como órgãos executores, que alimentam o sistema e fornecem informações vitais para que o MEC consiga elaborar um orçamento adequado às necessidades de cada região e ainda desenvolver ações para a melhoria do ensino.

Veja aqui como funciona o programa Matrícula Fácil e cadastre-se! 

Como funciona o Simec?

O sistema é diretamente alimentado por profissionais da educação, como professores, secretários e alta gestão escolar (supervisores, coordenadores e gerentes).

A inserção de informações é feita no site oficial do Simec (http://simec.mec.gov.br/), que é simples de ser utilizado, bastando clicar em “solicitar acesso”, preencher um formulário e cadastrar uma senha.

simec inscrições

De posse das informações, o Ministério da Educação faz um diagnóstico da atual condição do ensino em diferentes regiões do país, elabora e implementa ações para reverter resultados negativos.

Entre essas ações estão bolsas especiais que são concedidas para a escola ou para os professores, com o intuito de capacitá-los continuamente para atuar junto aos alunos mais defasados.

Sistemas operacionais que em que o Simec funciona

  • Windows XP, 8 , 10;
  • Linux;
  • Mac OSX

Navegadores de Internet recomendados para fazer acesso ao sistema:

  • Mozilla Firefox 2;
  • Chrome
  • Internet Explorer 8 ou superior.

Módulos do sistema

  • Monitoramento e Avaliação do PPA;
  • Elaboração e Revisão do PPA;
  • Orçamentário e Financeiro (relatórios);
  • Monitoramento do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE;
  • Módulo PAR – Plano de Metas;
  • Módulo de Gerenciamento de Projetos;
  • Módulo de Gerenciamento de Obras;
  • Módulo REUNI;
  • Módulo PDE;
  • Programação Orçamentária.
Manual de uso do Simec

Como fazer inscrição no Simec? Passo a Passo

  1. Acesse o site do Simec no link:
  2. Clique na aba “Solicitar acesso”;
    Como acessar Simec
  3. Na nova aba aberta clique na opção “Módulos”;
    Simec Login
  4. Preencha os dados que se pedem na área de cadastro. No campo “órgão” deve-se inserir 2600 Ministério da Educação. Já em “Perfil Desejado” deve-se inserir o cargo, tal como o professor avaliador, por exemplo;
    Acesso Simec
  5. Ao completar o formulário clique em “Enviar solicitação”;
    Formulário Simec
  6. A ativação do cadastro será realizado pelo PRDI e o usuário receber no e-mail de cadastro um link para confirmação e primeiro acesso ao Simec;
    Simec Processo Seletivo
  7. Clique no link de confirmação disponível no e-mail o sistema irá pedir para registrar uma senha, a qual deverá ser usada nos demais acessos para fazer o login.

Como ter acesso aos serviços e benefícios do Simec?

Para ter acesso a serviços e benefícios do Simec é preciso efetuar um cadastro, seja do professor ou da escola participante, junto ao sistema e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que é o responsável pelo fornecimento de bolsas.

É importante ressaltar que o cadastro não é garantia de participação em programas. O professor ou a escola passam por um processo de avaliação e a sua inserção nos projetos e nos pagamento de bolsas só são efetivados se o candidato for aprovado.

Consulta de Bolsas do Simec

Uma das funções do Simec é fazer a consulta de bolsas. Entre elas estão disponíveis:

PNAIC

Trata-se do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como finalidade garantir que crianças de até 8 anos sejam efetivamente alfabetizadas, o que não ocorre em diversas regiões do país.

Para que a alfabetização aconteça integralmente, o Governo Federal investe principalmente nos alfabetizadores, oferecendo bolsas a eles pelo desempenho de suas atividades.

Quaisquer professores podem atuar no PNAIC, mas o programa dá preferência para aqueles que já atuam na rede pública de ensino. Para participar, basta efetuar um cadastro junto à prefeitura ou secretaria da educação da região em que o profissional reside.

pnaic do simec inscrições

PDDE

Sigla que significa Programa Dinheiro Direto na Escola, ação que tem como foco prestar suporte financeiro a escolas da rede pública da educação básica, sempre em caráter suplementar de recursos.

Escola da Terra

Programa criado pelo Ministério da Educação que disponibiliza formação continuada a professores que lecionam para alunos de redes escolares instaladas no campo ou em zona quilombola.

São oferecidos materiais didáticos, como jogos, mapas e livros, às escolas participantes. Além disso, coordenadores e tutores do programa Escola da Terra são remunerados com bolsas pagas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

PNFEM

simec como participar

O PNFEM (Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio) é um programa que tem como foco a criação e implantação de políticas para alavancar o padrão de qualidade do ensino médio em âmbito nacional, sob uma perspectiva inclusiva do aluno.

Neste projeto, são feitos o redesenho do currículo escolar, bem como o desenvolvimento das escolas e seus professores por meio do ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador).

Participantes do PNFEM, isto é, professores do ensino médio da rede pública, também recebem bolsa financiada pelo FNDE, como incentivo e bônus pela atuação no programa.

Como consultar bolsas no Simec?

Depois de aprovado em um dos vários programas do Simec, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e Ministério da Educação, é possível consultar bolsas de duas formas:

Já falamos aqui sobre os principais programas para bolsas de estudo de graduação e também dicas para conseguir se inscrever em bolsas internacionais.

Como fazer avaliação do Simec?

Os participantes em programas do Simec formam um grande grupo que passa por constantes avaliações, que têm como objetivo verificar se todos cumprem as diretrizes e normas estabelecidas.

Essas avaliações são indicadas no sistema e realizá-las periodicamente é essencial para que os integrantes do programa sejam habilitados a receber a bolsa.

Avatar
Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.