Sigepe – entenda como funciona e consulte contracheque
Servidores públicos e pensionistas têm à sua disposição uma ferramenta para realização de serviços online, o Sigepe. Veja, aqui, o que é, como funciona e como realizar consulta de contracheque utilizando a plataforma.
O que é o Sigepe?
Trata-se do Sistema de Gestão de Pessoas do governo federal, criado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e Dataprev (empresa de tecnologia e informações da previdência social).
A plataforma foi criada para subsidiar políticas de gestão de pessoas e operações de recursos humanos do governo federal, utilizando ferramentas de tecnologia da informação.
Por meio do Sigepe servidores públicos em atividade, aposentados e pensionistas conseguem ter acesso a diversas informações inerentes ao RH, como consulta de contracheque.
Como ter acesso ao Sigepe?
O acesso ao Sigepe se dá por meio do Sigac (Sistema de Gestão de Acesso), plataforma do governo federal que gerencia acessos a serviços gratuitos disponibilizados online aos servidores públicos. Confira, abaixo, como acessar o Sigepe:
- Acesse o Sigepe;
- Em “serviços do servidor”, identifique e clique na modalidade que mais se adequar ao seu perfil, se “servidor e pensionista” ou “ex-servidor e ex-pensionista”;
- Faça login informando seu CPF ou senha. Caso não tenha cadastro, faça um acessando o campo “precisa de ajuda?”.
Pronto! A página será atualizada e trará todos os serviços da plataforma disponíveis. Para utilizá-los, selecione a opção de seu interesse e siga as orientações dadas na tela.

Como fazer o cadastro Sigepe
É sua primeira vez acessando o Sigepe, não possui cadastro e deseja realizá-lo? Então, confira este passo a passo que preparamos para lhe auxiliar e facilitar seu trabalho:
- Acesse o Sigac (Sistema de Gestão de Acessos);
- Em “precisa de ajuda?”, informe seu CPF e o código da imagem gerada automaticamente pelo site;
- Clique em “continuar”;
- Um e-mail será encaminhado ao endereço informado à sua unidade de gestão de pessoas. Clique no link enviado para ser redirecionado ao Sigac;
- Confirme se seus dados cadastrais estão corretos;
- Clique em “continuar”;
- Responda ao questionário e desafio proposto pelo site;
- Informe seu número de telefone celular;
- Crie uma senha de acesso ao Sigac / Sigepe. Escolha uma senha fácil de ser lembrada, mas que não seja óbvia como sua data de aniversário;
- Clique em “confirmar”.
Ao finalizar esse passo a passo já será possível acessar o Sigepe, basta informar seu CPF e senha recém-cadastrada. Caso esqueça a senha, em “precisa de ajuda?” selecione “esqueci minha senha” e siga as orientações dadas na página para conseguir acessar a plataforma.
Como desbloquear o usuário no Sigepe
Casos de bloqueio de usuário no Sigepe podem acontecer e, na maioria das vezes, é fácil solucioná-los. Confira como desbloquear um usuário na plataforma:
- Acesse o Sigac;
- Selecione “desbloqueio de usuário” em “precisa de ajuda?”;
- Siga as orientações dadas na página e finalize o processo.
Um detalhe importante: há algumas situações em que não será possível realizar o desbloqueio de usuário online. Em casos assim, recomenda-se fazê-lo diretamente na unidade de gestão de pessoas a qual o servidor é associado.
Como consultar o contracheque no Sigepe
O serviço de consulta de contracheque é disponibilizado aos servidores públicos e pensionistas no Sigepe. Para utilizá-lo, siga as recomendações abaixo:
- Acesse o Sigepe;
- Clique em “comprovante de rendimentos”, no menu “serviços ao servidor”;
- Informe seu CPF e senha de acesso;
- Clique em “acessar”;
- Selecione o contracheque do mês e ano que deseja visualizar.
Sigepe mobile
Servidores públicos e pensionistas que queiram uma alternativa rápida e prática de consultar informações podem utilizar o Sigepe mobile, aplicativo da plataforma que é disponibilizado gratuitamente para smartphones com sistema operacional Android e iOS. Saiba como utilizá-lo:
- Acesse a loja de aplicativos de seu celular e faça o download do app Sigepe mobile;
- Faça um cadastro inicial informando seu CPF e senha criada no Sigac;
- Toque em “entrar”.
Pelo aplicativo Sigepe mobile é possível realizar diversos serviços, como consulta de contracheque e gráficos de rendimentos e descontos, além de verificar dados cadastrais e funcionais.
Também é possível verificar informes de rendimentos, consultar férias de maneira simplificada e detalhada. Se sua unidade gestora utilizar o Férias Web, também será possível marcá-las pelo aplicativo.
Vale ressaltar que o aplicativo oferece todas essas funções, mas para utilizá-las é preciso estar conectado à internet, seja por pacote de dados ou rede Wi-Fi.
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