Sigepe – entenda como funciona e consulte contracheque

Servidores públicos e pensionistas têm à sua disposição uma ferramenta para realização de serviços online, o Sigepe. Veja, aqui, o que é, como funciona e como realizar consulta de contracheque utilizando a plataforma.

O que é o Sigepe?

Trata-se do Sistema de Gestão de Pessoas do governo federal, criado pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e Dataprev (empresa de tecnologia e informações da previdência social).

A plataforma foi criada para subsidiar políticas de gestão de pessoas e operações de recursos humanos do governo federal, utilizando ferramentas de tecnologia da informação.

Por meio do Sigepe servidores públicos em atividade, aposentados e pensionistas conseguem ter acesso a diversas informações inerentes ao RH, como consulta de contracheque.

o que é sigepe

Como ter acesso ao Sigepe?

O acesso ao Sigepe se dá por meio do Sigac (Sistema de Gestão de Acesso), plataforma do governo federal que gerencia acessos a serviços gratuitos disponibilizados online aos servidores públicos. Confira, abaixo, como acessar o Sigepe:

  • Acesse o Sigepe;
  • Em “serviços do servidor”, identifique e clique na modalidade que mais se adequar ao seu perfil, se “servidor e pensionista” ou “ex-servidor e ex-pensionista”;
  • Faça login informando seu CPF ou senha. Caso não tenha cadastro, faça um acessando o campo “precisa de ajuda?”.

 

Pronto! A página será atualizada e trará todos os serviços da plataforma disponíveis. Para utilizá-los, selecione a opção de seu interesse e siga as orientações dadas na tela.

Como fazer o cadastro Sigepe

É sua primeira vez acessando o Sigepe, não possui cadastro e deseja realizá-lo? Então, confira este passo a passo que preparamos para lhe auxiliar e facilitar seu trabalho:

 

  • Acesse o Sigac (Sistema de Gestão de Acessos);
  • Em “precisa de ajuda?”, informe seu CPF e o código da imagem gerada automaticamente pelo site;
  • Clique em “continuar”;
  • Um e-mail será encaminhado ao endereço informado à sua unidade de gestão de pessoas. Clique no link enviado para ser redirecionado ao Sigac;
  • Confirme se seus dados cadastrais estão corretos;
  • Clique em “continuar”;
  • Responda ao questionário e desafio proposto pelo site;
  • Informe seu número de telefone celular;
  • Crie uma senha de acesso ao Sigac / Sigepe. Escolha uma senha fácil de ser lembrada, mas que não seja óbvia como sua data de aniversário;
  • Clique em “confirmar”.

Ao finalizar esse passo a passo já será possível acessar o Sigepe, basta informar seu CPF e senha recém-cadastrada. Caso esqueça a senha, em “precisa de ajuda?” selecione “esqueci minha senha” e siga as orientações dadas na página para conseguir acessar a plataforma.

Como desbloquear o usuário no Sigepe

Casos de bloqueio de usuário no Sigepe podem acontecer e, na maioria das vezes, é fácil solucioná-los. Confira como desbloquear um usuário na plataforma:

  • Acesse o Sigac;
  • Selecione “desbloqueio de usuário” em “precisa de ajuda?”;
  • Siga as orientações dadas na página e finalize o processo.

Um detalhe importante: há algumas situações em que não será possível realizar o desbloqueio de usuário online. Em casos assim, recomenda-se fazê-lo diretamente na unidade de gestão de pessoas a qual o servidor é associado.

Como consultar o contracheque no Sigepe

O serviço de consulta de contracheque é disponibilizado aos servidores públicos e pensionistas no Sigepe. Para utilizá-lo, siga as recomendações abaixo:

  • Acesse o Sigepe;
  • Clique em “comprovante de rendimentos”, no menu “serviços ao servidor”;
  • Informe seu CPF e senha de acesso;
  • Clique em “acessar”;
  • Selecione o contracheque do mês e ano que deseja visualizar.

Sigepe mobile

 

Servidores públicos e pensionistas que queiram uma alternativa rápida e prática de consultar informações podem utilizar o Sigepe mobile, aplicativo da plataforma que é disponibilizado gratuitamente para smartphones com sistema operacional Android e iOS. Saiba como utilizá-lo:

  • Acesse a loja de aplicativos de seu celular e faça o download do app Sigepe mobile;
  • Faça um cadastro inicial informando seu CPF e senha criada no Sigac;
  • Toque em “entrar”.

Pelo aplicativo Sigepe mobile é possível realizar diversos serviços, como consulta de contracheque e gráficos de rendimentos e descontos, além de verificar dados cadastrais e funcionais.

Também é possível verificar informes de rendimentos, consultar férias de maneira simplificada e detalhada. Se sua unidade gestora utilizar o Férias Web, também será possível marcá-las pelo aplicativo.

Vale ressaltar que o aplicativo oferece todas essas funções, mas para utilizá-las é preciso estar conectado à internet, seja por pacote de dados ou rede Wi-Fi.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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