SIGAC/SIGEPE: Como emitir o contracheque do Servidor Público Federal pela internet?

Com a ajuda da internet, é possível emitir o contracheque do Servidor Público Federal e ainda consultar o valor com antecedência. 

O portal  SIGAC/SIGEPE, facilita o processo de consultas, permitindo que as informações sejam acessadas com agilidade e facilidade. 

Acompanhe abaixo o passo a passo de como emitir o contracheque do Servidor Público Federal pela internet e quais outras funcionalidades podem ser acessadas. 

Como consultar o contracheque do Servidor Público Federal pela internet

Para fazer a consulta prévia do contracheque no SIGEPE é muito simples, basta:

  1. Acessar o SIGEPE pelo SIGAC;
  2. Clicar em “Prévia do Contracheque”;
  3. Pronto! As informações já estarão disponíveis para conferência.
Emissão Contracheque

Este é o procedimento para a visualização simples das informações, porém, caso você precise imprimir seu contracheque, veja abaixo o passo a passo. 

Como emitir o contracheque do Servidor Público Federal pela internet?

Emitir o contracheque do Servidor Público Federal pela internet é muito simples. Ele pode ser feito pelo computador ou pelo celular. Veja a descrição: 

Passo 1 – Acessar o SIGEPE

Como dito acima, isso pode ser feito de duas formas:

Passo 2 – Acessando pelo portal 

Para poder emitir o contracheque do servidor Público Federal pela página do SIGEPE, já até a área “Serviços | Servidor” e clique no ícone “Sigepe Servidor e Pensionista”.

Em seguida, haverá um redirecionamento automático para a página do SIGAC (Sistema de Gestão de Acesso).

Passo 3 – Logando no SIGAC

Depois, é necessário informar o seu CPF e senha, que são os logins do SIGEPE. O login é único e válido também para o SIGEPE no aplicativo de celular.

Se tiver um certificado digital, basta selecionar a segunda opção e incluir seu código PIN.

Se ainda não tiver uma senha de acesso, selecione a opção “Primeiro acesso” em “Precisa de Ajuda?”. O mesmo procedimento vale no caso de ter esquecido a senha ou bloqueado seu usuário.

Passo 4 – Acessar o prévia do contracheque

Após a realização do login no sistema, basta acessar a opção que deseja na Área de Trabalho do SIGEPE.

Para acessar a prévia do contracheque SIAPE (referente ao próximo pagamento), basta clicar na opção “prévia do contracheque”.

Quando a visualização abrir, basta clicar em CTRL + P no seu teclado e abrirá a página para impressão, ou clique na imagem de uma pequena impressora que aparecerá no documento. 

Outras funções disponíveis no Sigepe

Além da emissão do contracheque do Servidor Público Federal, o SIGEPE oferece uma série de serviços, tais como: 

  • Adicionais;
  • Atendimento ao servidor e pensionista;
  • Autorização de consignatária;
  • Benefícios;
  • Criação de cargos e empregos;
  • Folha de pagamento;
  • Gestão de benefícios;
  • Gestão de desenvolvimento;
  • Gestão funcional;
  • Indenizações;
  • Ingresso do Servidor;
  • Retribuições.

Por que acessar a prévia do contracheque é importante?

O acesso prévio do contracheque do SIGAC/ SIGEPE permite que os Servidores Públicos Federais verifiquem se há algum lançamento ou desconto realizado de forma indevida. 

Isso lhe dará tempo de comunicar o departamento de Recursos Humanos do seu empregador para a correção.

Vale ressaltar que prazo de reclamação é, em geral, de 7 dias. Por este motivo, é importante comunicar com urgência algum possível erro encontrado.

Após esse período, qualquer divergência deve ser apurada internamente pelos processos convencionais. Esse procedimento costuma demorar um longo tempo, sendo aconselhável evitá -lo.

Além disso, a prévia do contracheque pode ajudar no planejamento financeiro. Havendo uma previsão de quanto irá receber no mês seguinte, o Servidor pode se programar em relação ao pagamento de dívidas, ou se preparar para tomar um empréstimo consignado em um dos melhores bancos, planejar uma viagem ou até mesmo investir. 

Amanda Lino
Jornalista com mais de 7 anos de experiência em redações de rádio, TV e internet. Além de colaboradora da Webgo Content, Amanda também é host do podcast Me Empresta Seus Óculos, que trata sobre cotidiano.

Deixe seu comentário