Serasa Score: Conheça como funciona. Consulta e Pontuação

O Serasa Score é a consulta de crédito gratuita do Serasa. Mas antes de saber mais sobre o Serasa Score, é preciso entender o que significa o score.

O score é a sua pontuação de crédito, que varia de zero a mil. Se você tem uma pontuação de crédito alta, significa que você paga suas contas em dia e está com o nome limpo.

Isso possibilita que você consiga contratar cartões de crédito e empréstimos com maior facilidade, pois as instituições financeiras vão saber que você paga tudo em dia e as chances de inadimplência serão mínimas. 

Mas se você consultou o Serasa Score e percebeu que está com seu score de crédito baixo, fique atento. O primeiro passo é se organizar para quitar todas as suas dívidas e não fazer mais contas. 

Além disso, também é possível negociar suas dívidas no Serasa Limpa Nome. Ao optar por essa forma de negociação, você coloca as contas em dia e ainda recebe descontos. Mas fique de olho para não cometer mais os mesmos erros financeiros do passado, pois só assim você conseguirá aumentar seu score de crédito.

Como consultar Serasa Score

Se você deseja consultar seu score de crédito, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site do Serasa;
  • Clique em “Consultar CPF grátis”;
  • Faça seu cadastro no formulário que aparecerá na tela;
  • Após ter se cadastrado, faça login no Serasa Score.

No Serasa Score você tem acesso à sua pontuação de crédito e diversas outras funcionalidades, como uma análise da sua saúde financeira e os pontos que aumentam ou diminuem seu score de crédito. A ferramenta permite que você tenha uma análise completa sobre o que precisa melhorar para aumentar sua pontuação no Serasa.

serasa score

Dicas para aumentar seu score

Ter um score de crédito alto facilita a vida de qualquer pessoa, pois significa credibilidade e confiança garantida por parte das instituições financeiras. Assim, você consegue solicitar empréstimos, cartões e outros benefícios com a certeza de que vai ser contemplado.

Mas se você faz parte da turma que não está com o score muito bom, não se preocupe, pois existem diversas formas de melhorar a sua situação. O primeiro passo, como já citamos, é a organização financeira para limpar seu nome.

Você pode negociar suas dívidas com o Serasa ou diretamente com as instituições financeiras credoras. E fique atento, pois a fatura do cartão de crédito é crucial para que você tenha um bom score. Então, mantenha os boletos em dia!

Depois, é preciso ficar de olho em outras dívidas, como as contas de água, luz, telefone, gás e energia elétrica. Mantendo tudo pago, sem atrasos, seu score de crédito, consequentemente, vai aumentando.

O Serasa alerta que, mesmo que você realize a negociação e pague todas as suas dívidas, seu score ainda vai permanecer baixo por alguns meses. Por isso a importância de mudar sua postura financeira e manter todas as contas em dia.

Ao pagar tudo direitinho, os bancos e demais instituições ou empresas vão perceber sua mudança, o que implica em uma avaliação de perfil melhor do que a anterior. Conforme seu perfil vai sendo melhor avaliado, as chances de receber crédito aumentam.

Além disso, é importante manter seus dados atualizados nas instituições de proteção de crédito, como idade, estado civil, endereço, telefone, etc. Com as informações corretas, fica mais fácil do SPC e Serasa, por exemplo, realizarem uma avaliação mais precisa do seu perfil e aumentarem suas chances de garantir um score de crédito alto.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário