SENAI abre mais de 25 mil vagas de cursos em diversos estados do Brasil

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) anunciou que está com mais de 25,6 mil vagas abertas para diversos cursos. As oportunidades de formação oferecidas pela instituição são voltadas a variadas áreas de atuação profissional.

Como de costume, as ofertas do SENAI também são direcionadas a diferentes níveis de formação, sobretudo cursos técnicos e de aperfeiçoamento profissional.

Além disso, as milhares de vagas abertas pelo SENAI incluem cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EAD). Como a instituição está presente em todo o território nacional, as oportunidades estão disponíveis em todas as cinco regiões do Brasil.

vagas senai

Há vagas abertas em quase todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, e os interessados podem conferir a situação da própria região no site do SENAI. Apenas cinco unidades da federação não têm oportunidades de cursos disponíveis no momento: Acre, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe.

No Rio de Janeiro, o SENAI tem vagas para cursos em áreas como Redes de Computadores, Mecatrônica, Eletrotécnica, e Eficiência Energética voltada ao setor de edificações. Por lá, a rede também oferece oportunidades em áreas que estão em alta entre pequenos empreendedores nos últimos anos, como o curso de Produção de Cerveja Artesanal. Há oportunidades em Educação à Distância.

Outro estado em que a instituição é bastante conhecida é o Paraná, no Sul do país. Neste estado, o SENAI está com 7 mil vagas abertas para cursos técnicos em diversas áreas de atuação. Entre eles estão cursos de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Mecânica, Edificações, Biotecnologia, Química, Vestuário, entre outros. Entretanto, no Paraná as aulas são apenas presenciais e semipresenciais.

Leia também

Na região Centro-Oeste, o SENAI de Goiás tem 4 mil vagas para 28 cursos gratuitos e à distância. Os cursos oferecidos no estado são de qualificação profissional, e abrangem 11 áreas do setor industrial. Entre as categorias profissionais contempladas estão: Instalador e Reparador de redes de computadores, Desenhista de produtos gráficos web, Operador de processamento de grãos e cerais etc.

Para o Ceará, a instituição abriu vagas para cursos como de Assistente de Controle de Qualidade, Eletricista Industrial, Inspetor de Qualidade, Logística de Armazenagem, Cep – Controle Estatístico de Processos, entre outros. Em época de isolamento social, as têm a vantagem de serem na modalidade EAD, para que o aluno possa assistir às aulas online sem sair de casa.

Enquanto isso, no Amazonas o SENAI oferece oportunidades para os cursos técnicos de Operador de Empilhadeira, Almoxarife, Direção Defensiva, Eletricidade Aplicada à Construção Civil Controle de Processos de Injeção e diversos outros. Mas os amazonenses devem fazer suas matriculas presencialmente na Central de Matrículas Única da instituição.

Ao contrário do Amazonas, boa parte das unidades estaduais do SENAI permite a realização da matrícula de forma online. Sendo assim, os usuários devem acessar o site da instituição no seu próprio estado para conferir como funciona o processo local.

SENAC também tem milhares de vagas em cursos gratuitos

Além do SENAI, quem também está com vagas abertas para cursos técnicos e de formação inicial e continuada é o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Ao todo, são mais de 2,4 mil oportunidades gratuitas para cerca de 50 especialidades.

Segundo o edital aberto pelo SENAC, cada candidato tem o direito de se inscrever em até dois cursos. Mas para isso é necessário que as aulas das formações escolhidas sejam em turnos diferentes.

As oportunidades abertas pela instituição são voltadas a cidadãos de baixa renda. Para se inscrever, os candidatos devem ter renda per capita de até dois salários mínimos, além da idade mínima e grau de escolaridade exigidos por cada curso. Além disso, eles não podem ter histórico de desistência do programa nos últimos 12 meses.

Fundado em 1946 na cidade de São Paulo, o SENAC é considerado a principal instituição de educação profissional do país voltada aos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e está presente em mais de 2 mil municípios em todo o território brasileiro.

De acordo com a instituição, os alunos devem ser formar de forma presencial. Entretanto, se for necessário adotar medidas de prevenção devido à pandemia, as atividades podem ser desenvolvidas remotamente.

Para mais informações sobre as vagas disponíveis e suas respectivas regiões, os interessados devem acessar o site do SENAC e pesquisar pela unidade mais próxima.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário