Seguro desemprego tem valor alterado após reajuste do salário mínimo
Com o reajuste do salário mínimo, os valores do seguro desemprego também terão alterações.
Isso porque o seguro desemprego toma como base de cálculo o valor do salário mínimo, sendo assim, agora haverá reajuste tendo como guia o valor de R$1.100,00.
Vale lembrar que o seguro desemprego funciona como um salário temporário para os trabalhadores demitidos sem justa causa.

Como calcular o novo seguro desemprego
O cálculo do seguro desemprego leva vários fatores em consideração. Ele observa inicialmente a renda fixa do trabalhador e o salário concedido pelo seu patrão.
Porém, o governo também avalia ainda o tempo de serviço prestado e quantidade de vezes que a solicitação do benefício foi feita.
Normalmente, a quantia mínima para cada cidadão é de três parcelas de um salário mínimo, ou seja, R$1.100,00. Porém, o número da parcela e também seu valor total é modificado a partir do cálculo da média salarial do funcionário.
Para tirar essa média é preciso somar os três últimos salário e dividir o resultado por três.
Como receber o seguro desemprego
Após a solicitação, o benefício passa a ser pago em até 30 dias depois da aceitação. O valor é enviado para a conta bancária informada pelo segurado.
A administração é feita pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil e a vinculação depende do local de trabalho do cidadão e por onde seu salário vinha sendo pago.
Como fazer a solicitação
Com a pandemia do novo coronavírus, as solicitações estão sendo feitas pela internet, com o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Sendo assim, basta seguir esse passo a passo:
- Instale o aplicativo
- Informe o CPF ou clique em “criar conta” para fazer o primeiro acesso
- Depois de conectar, clique em “Seguro Desemprego”
Na sequência, é necessário comprovar a demissão sem justa causa repassando os documentos e cópia de seu contrato. Enviados os registros é só aguardar o prazo de aproximadamente 30 dias para saber se o pedido foi aprovado.
Quem tem direito ao seguro?
O benefício é destinado para quem trabalhava em regime de carteira assinada e foi demitido sem justa causa. No entanto, é liberado ainda para os pescadores em período defeso e para os brasileiros encontrados em regime análogo ao trabalho escravo.
Transição entre 2020 e 2021
No caso dos trabalhadores que receberam a primeira parcela do seguro desemprego em dezembro e tem novas parcelas agendadas para 2021, o atual pagamento deverá ser já reajustado considerando o novo piso nacional.
Para mais informações, acesse o portal da Caixa.
Deixe seu comentário