Como solicitar seguro desemprego pelo empregador web? Veja aqui!

Um dos maiores direitos que o trabalhador brasileiro possui é sem dúvidas, o seguro desemprego, desenvolvido para amparar o indivíduo durante o tempo em que está procurando por um novo trabalho.

Existem várias maneiras de conseguir solicitar esse benefício, sendo que uma das formas mais desconhecidas é por meio do sistema do empregador web. Você sabe como realizar essa solicitação?

Veja abaixo como funciona, quem pode fazer e como realizar todo esse procedimento.

Como solicitar o seguro desemprego pelo empregador web?

Para fazer a solicitação do seguro desemprego pela internet, você só precisa acessar diretamente o Portal Emprega Brasil, clique aqui para ser redirecionado.

Depois disso, você deve clicar na opção “Quero me cadastrar”. Se você já tiver um login direto no Ministério do Trabalho, só é preciso clicar na opção “Já tenho um cadastro”, informando sua senha de acesso.

Como solicitar o seguro desemprego pelo empregador web?

Se você ainda não for registrado, é preciso digitar seus dados pessoais, como é o caso do CPF, nome e telefone, além disso, será necessário responder algumas perguntas sobre sua vida profissional e previdenciária.

Como solicitar o seguro desemprego pelo empregador web?

Além disso, é interessante saber que é possível fazer o cadastro rapidamente por meio do internet banking nos bancos credenciados, que são:

  • Banco do Brasil;
  • Banese;
  • Banrisul;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Santander;
  • Sicoob.

Ademais, existe também a possibilidade de usar o certificado digital.

Depois de ter o acesso a conta, basta clicar na opção “Solicitar seguro-desemprego” e assim, informar o seu número do requerimento que consta diretamente no comunicado de dispensa.

Após esse processo, é preciso seguir alguns passos que estão ali na tela, confirmar sua solicitação e depois ter um comprovante final desse procedimento.

Qual o prazo para solicitar o benefício?

Caso você esteja em dúvida sobre qual o prazo limite para conseguir seu benefício, o depósito das parcelas é começado em 30 dias depois da data de liberação do sistema.

Essa quantidade pode variar entre 3 até 5 meses, sendo que os valores e a quantidade mudam de acordo com o histórico do trabalhador.

Caso o sistema verifique que é preciso de um documento específico, o cidadão deve fazer o agendamento para uma visita direto em um posto presencial, levando todos os papéis que são solicitados.

Já nesse caso, o tempo é de 30 dias para acontecer uma concessão do benefício, contando a partir do dia em que o atendente irá efetuar a liberação de forma presencial.

O que está embutido no seguro desemprego?

O que está embutido no seguro desemprego?

Os benefícios que são colocados dentro do valor do seguro desemprego não são somente as parcelas que são depositadas de forma mensal, também são oferecidos vários cursos de qualificação de maneira gratuita e pesquisa de vagas, das quais são diferentes de acordo com o perfil do profissional e quais são seus interesses.

Esses cursos e pesquisa de emprego são parte do processo do qual possui oito etapas da solicitação via internet, anteriormente, esses serviços eram oferecidos apenas quando se fosse diretamente a um posto para se ter um atendimento presencial.

Quem pode pedir o seguro desemprego?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre quem pode fazer o pedido do seguro desemprego, principalmente em seu formato online.

Tem direito a este pedido aqueles trabalhadores formais dos quais foram dispensados sem justa causa, além de cumprirem uma série de requisitos necessários.

Além disso, estão incluídos as modalidades, como:

  • Pescador artesanal;
  • Bolsa de qualificação profissional;
  • Empregado doméstico;
  • Trabalhador resgatado de regime forçado ou trabalho escravo.

Para fazer essa solicitação, é preciso ter o número do requerimento do seguro desemprego, do qual estará no documento que a empresa/trabalhador enviará no momento em que for mandado embora, ou, emitido pelo Governo Federal nos casos especiais.

A solicitação do pedido é feita de maneira online, sendo geralmente rápida quando não há demais problemas. O sistema fará a análise dos documentos dessa pessoa, dos quais já estão direto na base do governo, sendo assim informados na hora se o benefício será concedido de maneira automática ou não.

Ao saber como funciona o processo para fazer sua solicitação do seguro desemprego, o procedimento para pedir o seu fica muito mais fácil e simples do que parece.

Dessa maneira, caso possua direito a este serviço, não perca tempo e faça a solicitação desse processo o quanto antes, garanta esse dinheiro que é seu direito como trabalhador.

Continue acompanhando nosso site para receber estas e demais informações.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário