Segunda via da CNH: como emitir? Valores

Perdi minha habilitação. Consigo emitir a segunda via da CNH? Essa é uma pergunta que só de pensar em fazê-la, a cabeça começa a doer. No entanto, quanto a isso, fique despreocupado, pois emitir a segunda via da CNH é mais fácil do que você pensava.

Essa preocupação é compreensível. Afinal de contas, caso o indivíduo esteja dirigindo sem a Carteira de Habilitação em território nacional, ele receberá multa e o seu veículo será apreendido.

Então, se está atrás de saber como emitir a 2ª via da CNH, chegou ao lugar certo. Neste post vamos te mostrar como solicitar esse documento de maneira fácil.

Boa leitura!

Como fazer a solicitação de 2ª via da CNH?

Estamos sujeitos a muitos imprevistos, mais ainda àqueles que dispõem de uma semana cheia de compromissos. Assim, estão mais propícios a perder objetos pessoais ou até mesmo documentos, como a habilitação.

Pensando nisso, preparamos o passo a passo de como fazer a solicitação da segunda via da CNH. Confira:

  1. Depois de confirmar a perda de sua habilitação, recorra ao CFC (Centro de Formação de Condutores) mais próximo;
  2. Leve consigo os seus documentos pessoais;
  3. No site do DetranRS, emita a Guia de Arrecadação do Detran (GADE). Este é um documento relativo à taxa de pagamento da 2ª via da CNH;
  4. Pague a GAD-E emitida em qualquer agência bancária conforme sugerido no documento;
  5. Fique à espera do documento que retire no CFC.

Segunda via da CNH

Documentos necessários para a segunda via da CNH

Após ter comparecido a um CFC e ter dado início ao processo de solicitação da segunda via da CNH, chegou o momento de ter noção a respeito dos documentos necessários. Anote aí:

  • Tenha em mãos o Boletim de Ocorrência (B.O). Esse documento vai informar o ocorrido, se foi perda, roubo ou extravio da CNH;
  • RG original e uma cópia;
  • Cópia do CPF. Se não tiver, acesse ao site da Receita Federal e emita o comprovante de inscrição no CPF;
  • Conta de luz, água, internet ou contrato de locação — qualquer comprovante de residência;

Importantíssimo: só será exigido que apresente o comprovante de residência se o atual endereço não for o mesmo já registrado.

Quanto tempo demora para chegar?

Geralmente o prazo para que a CNH seja emitida, são de cinco dias úteis. A partir de então, basta dirigir-se ao Centro de Formação de Condutores e retirar sua habilitação.

Qual é o valor?

O valor a ser pago para expedir a segunda via da CNH é de R$57,59.

Onde devo pagar?

A Guia de Arrecadação do Detran (GADE) deve ser paga por meio dos bancos: Banrisul, Banco do Brasil (apenas para correntistas), Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco ou Sicredi.

Em que lugar posso fazer?

Você deve procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) que atenda o seu município. Lá é possível fazer a solicitação da 2ª via da sua habilitação.

Emitindo a segunda via da CNH na atualidade

Desde julho de 2020, em razão da pandemia advinda da Covid-19, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) modificou a forma de efetuar a emissão da segunda via da CNH.

Até o momento, através dos portais e/ou aplicativos dos Detrans, é possível solicitar a segunda via da habilitação. Depois de efetuar o pagamento, a pessoa receberá um código numérico pelo e-mail cadastrado. Já de posse desse código, o insira no aplicativo para que possa ter acesso à CNH.

Logo que tudo voltar ao normal, o documento físico será enviado para as residências de quem fez a solicitação.

Veja também como obter uma CNH digital!

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário