Segunda via da carteira de trabalho: Como emitir? Valores

Sem dúvida alguma perder documentos é algo bem preocupante, principalmente quando se trata da carteira de trabalho, documento em que tem o registro de todos os seus vínculos empregatícios.

Então, se a dúvida é sobre a segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), pode ficar despreocupado, pois é possível conseguir outra e ainda por cima, recuperar todas as informações.

Fique com a gente nas próximas linhas deste post e descubra como emitir a segunda via da carteira de trabalho. Boa leitura!

Quais são as possíveis formas de emitir a segunda via da carteira de trabalho?

Segunda via da carteira de trabalho

Antes de tudo, se você procurou em todo o canto e não encontrou a sua carteira de trabalho, o seu primeiro passo vai ser o de abrir um boletim de ocorrência (B.O). Dessa forma, vai evitar que seus dados sejam usados por alguém de má índole.

Após fazer o B.O (se houver necessidade), você pode acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a fim de agendar a sua visita.

Esse agendamento não é uma exigência. Assim, caso você queira ir diretamente ao MTE e solicitar a segunda via da carteira de trabalho, também vai conseguir.

Além do mais, torna-se possível ligar para o número 158 e se informar a respeito do que vai ser preciso fazer.

Documentos necessários para realizar a emissão da segunda via da carteira de trabalho

Ao iniciar a solicitação da segunda via da carteira de trabalho, vai ser necessário que esteja em posse dos seus documentos pessoais — eles serão solicitados em outras partes do processo.

Então, para agilizar o processo de obtenção da 2ª via da carteira de trabalho, preste atenção na lista a seguir:

  • Conta de água, luz ou internet (comprovante de renda) — lembre-se de que o comprovante deve vir com o seu CEP;
  • Algum documento de identificação original e com foto;
  • Se for solteiro, vai precisar apresentar a sua Certidão de Nascimento; caso seja casado, a sua Carteira de Casamento;
  • Extrato de PIS ou FGTS, pois ambos documentos apresentam o número da Carteira de Trabalho anterior;
  • Caso esteja solicitando a 2ª da carteira de trabalho devido ao mau estado de conservação do seu atual documento, vai ser preciso apresentá-lo;
  • Por fim, se estiver solicitando a 2ª via da carteira de trabalho porque foi roubado ou perdeu-a, torna-se necessário apresentar o boletim de ocorrência (B.O).

Recuperar todas as informações da carteira de trabalho

Além de ser possível emitir a segunda via da carteira de trabalho, você também pode conseguir de volta os registros contidos na carteira de trabalho que perdeu. Para isso, basta se encaminhar para uma agência do Ministério do Trabalho e Emprego munidos com documentos que comprovem seus últimos cargos, como:

  • Extrato do recolhimento do FGTS;
  • Documento emitido após a rescisão de contrato — homologação;
  • Todos os comprovantes do seguro-desemprego;
  • Contracheques;
  • Recibo de férias.

Caso você não tenha em mãos esses documentos, vai ser preciso ir às empresas que prestou serviço e solicitar que elas registrem novamente em sua carteira de trabalho. Se por ventura a organização não exista mais, entre em contato com um agente da Superintendência Regional do Trabalho. Ele será capaz de recuperar seus dados.

 

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário