Qual o score mínimo para cartão de crédito?

É comum escutar que é bom ter um score mínimo ao solicitar um cartão de crédito. Assim, conseguirá o produto com muito mais facilidade. Mas, afinal, o que é score para cartão de crédito e qual o mínimo que a pessoa deve atingir?

A seguir, esclarecemos essas dúvidas de uma vez por todas. Continue a leitura e descubra detalhes sobre score mínimo para cartão de crédito!

cartão de crédito para negativado

Score mínimo para cartão de crédito: o que é?

Score é uma palavra de origem inglesa que é traduzida como “pontuação”. Logo, a expressão significa a pontuação mínima a ser atingida para conseguir o cartão de crédito.

Essa pontuação varia de zero a mil e indica a chance de a pessoa atrasar o pagamento de contas, entre elas a do cartão. Quanto mais próxima do zero a pessoa fica, pior é seu perfil, indicando uma possibilidade alta de inadimplência.

Já quanto mais próxima de mil a pessoa ficar, melhor é seu perfil financeiro e, consequentemente, mais altas são as chances de conseguir um cartão de crédito com bom limite.

Como o score é calculado?

O score é calculado por empresas como Serasa e SPC, considerando alguns fatores importantes como o histórico de pagamentos da pessoa.

Se já foi negativada ou tem alguma restrição no CPF, o famoso nome sujo, tal informação é considerada para cálculo. Caso tenha Cadastro Positivo, isso também é levado em consideração.

Um detalhe importante: se a dívida tiver mais de cinco anos, ela não é considerada no cálculo de score da pessoa, porque por lei o débito já caducou.

Quantos score é preciso para fazer um cartão de crédito?

De maneira geral, cada operadora de cartão de crédito tem uma política específica no que se refere ao score mínimo, portanto, ele pode variar entre as diferentes empresas. Por isso, não é possível definir um score que seja válido para todas as operadoras.

Mas, há algumas convenções no mercado que ajudam a entender como funciona essa questão de score mínimo para concessão do cartão de crédito. A seguir, indicamos como os solicitantes do cartão normalmente são classificados:

Score de crédito baixo

Trata-se da pessoa que tem score de crédito entre 0 e 300, sendo a menor faixa possível. Quem possui essa pontuação normalmente tem muita dificuldade para conseguir o cartão de crédito, bem como financiamentos e empréstimos.

No entanto, vale salientar que se trata de uma dificuldade e não impossibilidade de conseguir o cartão. Há bancos e financeiras que liberam o produto, mas com restrições, como limite de crédito reduzido.

Score de crédito médio

Faixa destinada a pessoas que têm pontuação de 301 a 700. É onde a maioria dos brasileiros está e com esse score já fica mais fácil conseguir o cartão de crédito com um limite maior.

Score de crédito alto

Nesta faixa estão pessoas com score de 701 a 1000. As pessoas que estão nela conseguem os melhores cartões de crédito, com limites mais altos. Inclusive, é muito mais fácil conseguir um cartão black nesta faixa.

Mas, atente-se a um detalhe importante: a renda sempre deve ser compatível com o cartão solicitado. Por exemplo, suponha que queira pedir um cartão black. Neste caso, é preciso possuir a renda mínima para tê-lo, senão ele não será liberado.

Quanto de score é bom?

De maneira geral, um score mínimo para cartão de crédito bom é o de 301 a 700. Neste caso, é mais fácil conseguir um cartão com um limite considerado satisfatório.

Com o passar do tempo e uso do cartão você pode conseguir um aumento no limite, principalmente se mantiver suas contas em dia.

Qual banco aprova cartão de crédito com score baixo?

Mesmo quem tem score baixo pode conseguir um cartão de crédito. A seguir, listamos alguns bancos que disponibilizam o produto para esse público:

  • Neon: a empresa disponibiliza um cartão internacional, sem anuidade e com vínculo à conta digital do banco;
  • Trigg: fintech que oferece cartão digital com cashback e pulseira para pagamentos por aproximação. O cartão tem bandeira Visa e não é preciso apresentar comprovante de renda para solicitá-lo. Mas, o cartão Trigg possui anuidade;
  • Santander Superdigital: trata-se e um cartão com bandeira Mastercard e para solicitá-lo é preciso ter mais de 18 anos e CPF válido. O banco não cobra anuidade e trabalha com a função pré-paga.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário