Salário sob demanda. Entenda como funciona

O salário sob demanda é uma alternativa de pagamento para empresas e seus colaboradores. Não sabe do que se trata? Sem problemas! A seguir, explicamos o que é e como funciona. Continue a leitura!

salario sob demanda

O que é o salário sob demanda?

Trata-se de um modelo de remuneração que paga ao trabalhador um salário proporcional aos dias trabalhados no mês, sempre antes da data oficial de pagamento.

Por exemplo, suponha que a data de pagamento oficial do salário seja o quinto dia útil do mês. Se a empresa oferecer o salário sob demanda, pode pagar o proporcional antes.

É uma alternativa interessante para a empresa aliviar seu caixa, evitando o pagamento de valores altos num único dia. Já para o trabalhador, é uma saída para ter dinheiro antes da data oficial de pagamento.

Adiantamento salarial x salário sob demanda

Uma das principais dúvidas envolvendo o salário sob demanda é qual sua diferença em relação ao adiantamento salarial. Curiosamente, não há uma distinção na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Portanto, ambos possuem funcionamento semelhante e são permitidos por lei, desde que obedeçam aos critérios de não gerar abatimentos extras / indevidos nos ganhos do trabalhador.

Como funciona o salário sob demanda?

O trabalhador pode solicitar o salário sob demanda, mas quem decide se libera ou não o valor proporcional é a empresa, afinal, precisa ter dinheiro no momento para realizar o pagamento.

Se a empresa aceitar, o valor dos dias trabalhados é repassado ao colaborador. Na data oficial do pagamento, ele receberá a diferença e eventuais descontos legais, todos mencionados em seu contracheque.

Um detalhe importante: a concessão do salário sob demanda não altera os direitos trabalhistas do colaborador, muito menos isenta a empresa de suas obrigações em encargos.

Benefícios do salário sob demanda

O salário sob demanda é uma opção que traz benefícios para a empresa e ao trabalhador. Veja, a seguir, o que é possível obter ao realizar essa escolha:

Alívio do caixa

No dia do pagamento, a empresa precisa ter um maior valor no caixa para repassar os ganhos de sua equipe. Ao antecipar parte do salário, o montante pago posteriormente é menor, possibilitando um alívio no caixa.

Motivação e engajamento

A antecipação salarial dessa alternativa de pagamento ajuda a motivar e engajar os colaboradores, além de demonstrar uma postura de cuidado da empresa, procurando auxiliar sua equipe de modo a evitar que passem por dificuldades financeiras.

Aumento da produtividade

Colaboradores satisfeitos com a empresa e sua postura de pagamento salarial trabalham mais e melhor. Por isso, oferecer o salário sob demanda é uma alternativa para estimular a produtividade, aumentando-a expressivamente.

Atração e retenção de talentos

Quando a empresa adota políticas diferenciadas e flexíveis, principalmente quando se pensa no pagamento, ela consegue atrair e reter talentos com mais facilidade, mantendo o capital humano.

Como adotar o salário sob demanda?

Curiosamente, não há uma regra ou normas específicas que ditam como o salário sob demanda deve ser implementado. Portanto, a empresa tem liberdade para escolher se deseja oferecê-lo e como faz isso.

É possível, por exemplo, estabelecer limites de valores para evitar que o trabalhador antecipe um montante muito alto e não tenha de onde tirar abatimentos legais no dia oficial de pagamento.

Enfim, a empresa deve analisar diferentes pontos e adotar normas internas que forem adequadas ao caixa e não prejudiquem o trabalhador e seus ganhos.

Independentemente da política adotada pela empresa, é importante que tenha um controle de todos os salários sob demanda liberados, para evitar erros em pagamentos.

A melhor forma de realizar esse controle é por ferramentas e aplicativos que sejam integrados à plataforma de RH que a empresa utiliza para pagamentos, possibilitando realizar cálculos automáticos.

Cuidados que o trabalhador deve ter

Embora o salário sob demanda seja uma boa alternativa para o trabalhador, principalmente quando passa por apertos financeiros, é importante ter cuidados especiais.

Se precisa de dinheiro antes da data do pagamento, é sinal de que o trabalhador está gastando mais do que ganha. Portanto, é preciso investir em uma educação financeira, com melhor controle de entrada e saída de dinheiro.

É interessante cortar gastos desnecessários, o que ajudará a poupar e usar de forma adequada o dinheiro, evitando o endividamento e total comprometimento da renda familiar.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário