Salário bruto e salário líquido: entenda quais as diferenças

Quando se trata de salário bruto e salário líquido, muitos se confundem. No entanto, a disparidade entre os dois salários é bem grande.

De forma clara, salário bruto se trata do valor pago por uma empresa a seus funcionários. Já o salário líquido, representa o quanto eles recebem no final do mês.

Além desses detalhes, existem outras distinções. Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda quais as diferenças entre o salário bruto e salário líquido.

Vem com a gente conferir! Boa leitura.

Entenda o que é salário bruto

Salário bruto e salário líquido

Salário base, como também é chamado o salário bruto, é a quantia que um dado trabalhador ganha por mês. E isso, sem levar em consideração os impostos oficiais obrigatórios, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Além disso, também não se considera o Imposto de Renda do salário bruto — outro imposto oficial obrigatório.

Desta forma, quando, por exemplo, alguém assina um contrato de trabalho, o valor que ele está acordando em receber, conforme o que foi estabelecido é o bruto.

Entenda o que é salário líquido

Salário bruto e salário líquido

O salário líquido é o valor final que a pessoa recebe ao final de cada mês depois de terem ocorrido os descontos presentes no contracheque.

Assim sendo, o salário líquido se refere à quantia que um determinado trabalhador receberá no final do mês.

Para deixar mais claro a respeito das diferenças entre o salário bruto e salário líquido, abaixo, seguem duas observações. Confira:

  • O salário base (salário bruto) refere-se ao valor pago por uma organização aos seus trabalhadores.
  • Após passar pelos descontos aplicados, o salário líquido é o valor que “sobra” do salário bruto.

Como foi possível observar, as disparidades entre o salário bruto e salário líquido ficaram bem notórias. É sobre o salário líquido que o funcionário tomará posse para pagar suas dívidas, por exemplo.

Saiba mais: Qual é o valor do 13º salário do Bolsa Família

Descontos do salário bruto e salário líquido

Salário bruto e salário líquido

Geralmente, do salário bruto para o líquido, descontam-se tributos relativos à contribuição com o INSS, assim como o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Ademais, existem os descontos que o trabalhador pode escolher em tê-los — a alimentação e o plano de saúde são exemplos. Pode haver também redução singular, como é o caso de pensão alimentícia determinada pela justiça.

Salário bruto e salário líquido. O cálculo do financiamento é feito sobre qual desses valores?

No momento em que está fechando um financiamento, é determinado por lei que, a parcela máxima não pode ser superior a 30% do salário de quem está solicitando o subsídio.

Assim sendo, é de extrema importância salientar que esse cálculo tem como base o salário bruto. Entretanto, já ciente de que o que vai receber ao final do mês é o salário líquido, pode acontecer de você ficar sem dinheiro algum.

Logo, como pôde concluir, antes de tentar um financiamento, é essencial saber diferenciar o seu salário bruto para não cair em uma suposta armadilha. Isso porque a depender da forma como aceitar o acordo, você pode estar comprando uma dívida para ser quitada depois de anos.

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a essa finalidade!

Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário

/* */