Resultado do FIES 2021: datas e como conferir quem passou
O FIES é conhecido por ser um dos programas mais procurados pelos estudantes brasileiros que querem cursar uma universidade ou uma instituição de ensino superior, porém, precisam de valores reduzidos das mensalidades.
Ele é conhecido por ser o financiamento estudantil, do qual o aluno poderá pagar o restante das parcelas financiadas mesmo depois que já estiver formado, diluindo assim o valor em parcelas mais acessíveis.
Quer saber como funciona o resultado do programa? Veja aqui quando costuma sair a data, quais são os procedimentos necessários e conferência da lista de chamada.
Como funciona o resultado do FIES 2021? Veja aqui!
O FIES possui a abertura de vagas duas vezes ao ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre, sendo assim, é dividido em duas fases de pagamento:
- Primeira fase: enquanto o aluno contemplado com o benefício, será necessário pagar um encargo proporcional ao que pode pagar, que estará descrito no contrato. Será nesse período também que precisa realizar o pagamento de demais custos, como é o caso do seguro de vida obrigatório;
- Segunda fase: conhecida como a fase da carência e da amortização, começa a contar assim que o aluno conclui a graduação. Se o aluno tiver um emprego ou uma empresa, as parcelas já serão descontadas especificamente da folha de pagamento, segundo um cálculo feito pelo governo. Se o estudante não tiver nenhuma renda, o financiamento será quitado em prestações mensais que vão ser equivalente ao pagamento mínimo.
O resultado do FIES é realizado em uma primeira chamada, que será liberada diretamente no site. Assim que todos os interessados preencherem as vagas, é possível que alguns candidatos tentem a sorte por meio da lista de espera.
A lista de espera funciona de acordo com as vagas que sobraram dos cursos não preenchidos completamente. Ela será divulgada em conjunto com a primeira chamada, por isso, é preciso atenção para se inscrever nessa também, visto que o período é de apenas cinco dias para finalizar o processo de financiamento estudantil.
E se depois disso, a lista de espera não for completamente preenchida, existem as vagas remanescentes, sendo assim um novo edital aberto para preencher as inscrições em aberto ainda. Esse período de inscrição é diferente para quem já possui graduação e para aqueles que não são graduados.
Como é o processo seletivo do FIES?

Ao verificar as vagas disponíveis, o aluno terá que selecionar o local que deseja estudar, qual o turno, a instituição de ensino, curso e dessa forma, selecionar aquela que melhor correspondente os desejos do estudante. É válido lembrar que enquanto as inscrições estiverem abertas, o aluno poderá mudar de opção até a data de conclusão.
A nota de corte do FIES varia de acordo com o curso, sendo que os mais concorridos possuem as notas mais altas. O sistema irá calcular automaticamente qual são as modalidades e turnos que possuem as notas mais altas e as mais baixas, já deixando mais fácil para que o usuário possa se cadastrar naquela que tem mais chances de passar.
Como funciona a classificação do FIES?

A classificação é feita de acordo com a nota do Enem, sendo que o primeiro colocado será quem possui a maior nota, sendo assim, realizada uma média das provas objetivas e também da redação.
Os candidatos que não possuem nenhuma graduação são aqueles que possuem preferência e caso as vagas não sejam todas preenchidas, aí aqueles que tem interesse em fazer uma segunda graduação podem preenchê-las.
Se existir um empate, será escolhido aquele que possui a maior nota do Enem. Caso ainda exista o empate, será desempatado por meio da nota mais alta em linguagens, matemática, ciências da natureza e Ciências humanas, exatamente nessa ordem.
Documentos necessários para o FIES

Se você foi selecionado pelo FIES, é importante saber quais são os documentos necessários para formalizar o contrato. Veja abaixo quais são eles:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Documento de Regularidade de Inscrição emitido pela CPSA da instituição;
- Documentos do representante legal (em caso de menores de idade);
- Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge (quando necessário);
- Termo de concessão de bolsa parcial do Prouni (quando necessário).
Já para o fiador, será necessário:
- Documento de identificação com foto;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda;
- Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge (quando necessário).
Agora que você já sabe as informações completas sobre o FIES, resultado, inscrição e também documentos, fique sempre ligado nas datas e notícias relacionadas aqui em nosso site.
Deixe seu comentário