Resultado do Encceja – onde consultar? Quando sai?

O Encceja é um dos exames realizados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Aqui, falamos mais sobre ele, além de apresentar informações sobre resultados. Confira!

O que é Encceja?

É o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, cuja finalidade é avaliar o conhecimento de jovens e adultos que não conseguiram concluir o ensino fundamental e médio em tempo hábil.

Esse conhecimento é avaliado por meio de provas que são aplicadas pelas secretarias municipais e estaduais de educação anualmente. O candidato que atingir a pontuação mínima pode obter:

  1. Certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, que é oferecido somente aos candidatos que alcançaram a nota mínima em todas as provas e redação;
  2. Declaração parcial de proficiência, que é disponibilizada para o candidato que atingiu a nota mínima em pelo menos uma das provas, mas não tem todas elas. Vale mencionar que a declaração não tem o mesmo valor que o certificado de conclusão.
encceja

Por que realizar o Encceja?

O Encceja é uma excelente solução para jovens e adultos que não finalizaram a educação básica, mas desejam obter, com praticidade e rapidez, o certificado de conclusão que possibilitará que iniciem um curso superior e tenham uma profissão.

Quem pode fazer o Encceja?

O Encceja é destinado a candidatos com perfis específicos. A seguir, apresentamos quais são esses perfis. Verifique e saiba se o seu se encaixa:

  1. Possuir idade mínima de 15 anos completos no dia do exame, para quem deseja a certificação do ensino fundamental;
  2. Ter idade mínima de 18 anos completos no dia do exame, para quem busca o certificado do ensino médio;
  3. Ser portador de CPF.

Inscrição Encceja

Interessado em participar do Encceja? Então, é preciso realizar uma inscrição no site do exame. Para lhe auxiliar nesse procedimento, preparamos este passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Encceja;
  2. Clique em “inscrição”, opção disponível somente durante o período de registro da participação no exame;
  3. Informe seu CPF, data de nascimento e clique em “enviar”;
  4. Preencha o formulário de inscrição;
  5. Indique se necessita de atendimento especializado ou específico, alternativa que deve ser preenchida, por exemplo, por portadores de deficiência física;
  6. Informe se quer fazer a prova destinada ao ensino fundamental ou médio;
  7. Responda ao questionário socioeconômico;
  8. Informe dados de contato;
  9. Finalize a inscrição.

Assim que terminar esse passo a passo, a página será atualizada e trará a confirmação da inscrição no Encceja. Anote o número de inscrição, porque ele é seu comprovante de que poderá realizar as provas.

encceja resultado

Resultado do Encceja

O resultado do Encceja normalmente é divulgado no mês de dezembro do ano de realização do exame. É possível verificar o resultado online, no site oficial do programa, como indicado abaixo:

  1. Acesse o site do Encceja;
  2. Informe seu CPF e senha de acesso registrada no momento da inscrição;
  3. Responda ao desafio proposto;
  4. Clique em “enviar”;
  5. Selecione a opção de resultado.

Caso tenha atingido a pontuação mínima para obtenção do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, terá de retirá-lo presencialmente na instituição certificadora, que é escolhida no momento da inscrição na prova.

Para obter o certificado será preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto, como o RG ou CNH, além do CPF do participante.

Mas, atente-se a um detalhe: algumas instituições certificadoras disponibilizam o documento online. Neste caso, basta acessá-lo e imprimi-lo.

O processo de acesso ao certificado varia de acordo com a instituição selecionada, que sempre dá as orientações necessárias para visualizar e imprimir o documento corretamente.

Como funcionam as provas do Encceja

Quatro provas com 30 questões de múltipla escolha são aplicadas num único dia, nos períodos da manhã e tarde. O candidato também deve fazer uma redação, cujo tema é apresentado na data, somente. Confira, a seguir, qual o conteúdo abordado:

Ensino fundamental

  1. Língua portuguesa e estrangeira moderna;
  2. Redação;
  3. Artes;
  4. História;
  5. Geografia;
  6. Educação física;
  7. Ciências naturais;
  8. Matemática.

Ensino médio

  1. Língua portuguesa e estrangeira moderna;
  2. Redação;
  3. Artes;
  4. História;
  5. Geografia;
  6. Sociologia;
  7. Filosofia;
  8. Biologia;
  9. Química;
  10. Física;
  11. Matemática;
  12. Educação física.

Ficou alguma dúvida? Então deixa a sua pergunta aqui!

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário