Veja renegociações do Mec para dívidas do Fies: saiba mais!

Fazer uma faculdade é o sonho de muitas pessoas, porém, nem sempre é algo tão simples de ser realizado, principalmente pela grande quantidade de dinheiro que é necessário obter diante desse investimento não somente mensal, mas também que pode durar alguns anos, além de todo o material envolvido durante o curso.

Uma das maneiras desenvolvidas pelo governo para facilitar a entrada de várias pessoas em cursos superiores é o FIES, do qual, uma parte é financiada pelo governo, enquanto o estudante faz o pagamento de uma parte menor, pagamento posteriormente a quantidade que sobrar depois da formatura.

Mas, há casos em que há um acúmulo imprevisto destas dívidas, principalmente pelo atual cenário econômico brasileiro e demais causas. Veja aqui quais são as formas de fazer as renegociações, recém anunciadas pelo MEC.

Como funcionam as negociações do MEC para dívidas do FIES: Veja aqui

Como funcionam as negociações do MEC para dívidas do FIES: Veja aqui

Divulgado nesta última quinta-feira, uma nova resolução foi criada para definir quais são as condições de negociação novas para os contratos do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil -, de forma a quitar as dívidas dos estudantes que possuem algo pendente até o segundo semestre de 2017, até a data de 10 de julho de 2020, por exemplo.

No mês de julho, uma lei foi aprovada pelo Congresso e assim sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que suspende até o mês de dezembro o pagamento das parcelas em aberto do FIES, devido a nova pandemia do Coronavírus. Mas, ainda faltam alguns tipos de regulamentação dos métodos de renegociação.

As condições que foram estabelecidas foram de que até o dia 31 de dezembro de 2020, sendo assim,pagando a dívida de forma integral, seja por meio de uma parcela única com a redução de 100% nos juros e também multas. Mas, sendo assim, necessário o pagamento até o última do ano de 2020.

Será possível também fazer o parcelamento da dívida em até quatro parcelas limites do dia 31 de dezembro de 2022, enquanto o vencimento da primeira parcela está previsto para ser finalizado em 31 de março de 2021, com a redução de 60% das multas e demais encargos ali instalados.

Quais são as possibilidades de parcelamento? Veja aqui!

Existem alguns tipos únicos de parcelamento criados pelo governo, que são:

  • Em 24 parcelas em formato mensal, sendo que o vencimento da primeira parcela será no dia 31 de março de 2021, com a redução de 60% dos encargos moratórios;
  • Em até 145 parcelas em formato mensal sendo sucessivas, com vencimento a partir de janeiro de 2021, com redução de 40% dos encargos ali colocados;
  • Em até 175 parcelas em formato mensal, com data de vencimento para janeiro de 2021, com a redução de 25% dos juros e taxas incluídas.

Por fim, o aluno não poderá fazer o pagamento de uma parcela com valor menos do que R$200,00. Caso o aluno tenha alguma dívida relacionada ao FIES, o seu nome e também de seu fiador serão incluídos no cadastro de devedores inadimplentes, o que pode dificultar não somente demais créditos, mas também outros poderes de compra.

Como funciona o FIES?

O FIES é conhecido por ser um programa criado pelo governo para facilitar a entrada de estudantes com condições financeiras limitadas a cursarem um curso superior de qualidade em demais instituições ou universidades privadas.

Dessa forma, por meio de um financiamento criado pelo mesmo, o estudante poderá pagar uma determinada quantidade da parcela mensalmente, deixando o restante para depois de concluir o curso de forma integral.

Nesse caso, será necessário ter um fiador para que possa garantir de que os pagamentos serão executados, caso não sejam, o valor devedor irá recair diretamente no nome de quem se candidatou para assegurar o pagamento.

Dessa forma, quando o aluno conclui o curso, terá esse dinheiro diretamente descontado da folha de pagamento, caso esteja empregado. Do contrário, a dívida é congelada até que se tenha uma renda oficial para que seja quitada.

Assim, muitos estudantes que nunca imaginaram que poderiam se formar em um curso superior, tem essa e demais chances de poder melhorar sua vida, seja ela pessoal e principalmente, profissional.

 

Fique atento em nosso site para receber demais novidades sobre esse benefício do governo, como funciona, quais são as demais atualizações sobre o tema e tudo que precisa saber!

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário