Início » Cidadão - Portal de direitos e benefícios (Conheça seus direitos) » Renda Brasil – Entenda como será esse novo Programa do Governo

Renda Brasil – Entenda como será esse novo Programa do Governo

O Governo Federal tem trabalhado para fazer do Renda Brasil o programa que substituirá o Bolsa Família ainda em 2020. A expectativa é aprovar junto à Câmara e Senado a implementação dessa nova modalidade de distribuição de renda entre os mais pobres.

E a primeira coisa que você precisa saber acerca do Renda Brasil é que ele vai substituir o Bolsa Família, segundo a previsão do Governo. Porém, isso não quer dizer que as famílias, hoje atendidas pelo programa social criado pelo ex-Presidente Lula (PT), serão abandonadas.

O Renda Brasil, num primeiro momento, abrangerá todos os atendidos pelo Bolsa Família atualmente. O que parece ser mais interessante na proposta do novo programa é a possibilidade de inserir ainda mais famílias neste atendimento social. Está prevista a entrada de até 5 milhões de família a mais (comparado com o que há hoje).

A segunda coisa que você precisa saber sobre o Renda Brasil é sobre as expectativas de valores. Segundo os estudos do governo, há a possibilidade (real) de que o valor pago para cada família seja de R$300. Esse valor será o mesmo da última parcela do auxílio emergencial previsto para setembro de 2020.

Renda Brasil - como será

O recebimento do valor acontecerá mediante cadastro no Renda Brasil e, possivelmente, o usuário poderá sacar o dinheiro diretamente na Caixa Econômica Federal. Será um procedimento semelhante ao que é feito hoje com o Bolsa Família.

A terceira coisa que você precisa saber é que o Renda Brasil será uma junção de vários programas que existem hoje – e isso justifica o aumento do valor pago mensalmente ao compararmos com o Bolsa Família.

Os benefícios que serão agrupados para formar o Renda Brasil, devem ser:

  • Abono salarial;
  • Auxílio Emergencial;
  • Bolsa Família;
  • Seguro-defeso (pago a pescadores artesanais no período de reprodução dos peixes, quando a pesca é proibida);
  • Farmácia Popular;

Como me cadastrar no Renda Brasil?

O programa ainda não foi anunciado oficialmente como o substituto do Bolsa Família, por essa razão, ainda não há um local certo e os requisitos para realizar o cadastro no Renda Brasil.

O que há de previsão é que os usuários que estão no CadÚnico e na base dos beneficiados pelo Auxílio Emergencial terão preferência no momento do cadastro – sendo avisados com prioridade tendo algumas facilidades para realizar o cadastro. Porém, essa informação ainda carece de confirmação oficial (é uma especulação).

Novas dúvidas sobre o Renda Brasil serão publicadas assim que forem divulgadas. Até o próximo conteúdo e continuem se informado pelo nosso site.

Comente