Renavam 2021 Detran SP – Consulta, valores e extrato de débitos do veículo

O Renavam 2021 Detran SP é uma das principais informações inerentes ao veículo. Aqui, falamos mais sobre ele, como obtê-lo e como utilizá-lo para consultas do status do veículo e valores de taxas. Confira!

O que é o Renavam?

Trata-se do Registro Nacional de Veículos Automotores, que é um código que funciona como uma espécie de RG do veículo. Cada código é exclusivo, ou seja, não há a possibilidade de dois veículos terem o mesmo Renavam.

A esse código estão atreladas informações como proprietário do veículo, marca, ano de fabricação, cor do automóvel, placa, autuações sofridas por infrações de trânsito, mudança de proprietários, entre outros dados.

Justamente por isso o Renavam é usado para realizar serviços no Detran SP, possibilitando identificar o veículo e obter informações precisas sobre ele de maneira rápida.

renavam detran sp

Como tirar o Renavam 2021 Detran SP?

O Renavam é gerado na emissão do CRV, o Certificado de Registro do Veículo, que é um dos principais documentos de todos os automóveis. Logo, para tirar um é preciso realizar o CRV do veículo junto ao Detran SP, se for um veículo novo.

Caso seja um automóvel usado, se estiver em situação regular no Detran ele já possui um CRV, basta consultar o certificado para verificar o código do Renavam.

Um detalhe importante: caso queira uma alternativa de verificação do Renavam, o código também é mencionado no CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, especificamente no canto superior do documento.

Consulta Renavam 2021 Detran SP

O Renavam é obrigatório para realizar diversos serviços no Detran SP, seja pessoalmente ou online. Um deles é a consulta da situação do veículo e de débitos. Abaixo, indicamos como realizar essas verificações online. Acompanhe:

  1. Acesse o site do Detran SP;
  2. Localize e clique em “entre ou cadastre-se”;
  3. Se já tiver senha de acesso, informe-a e digite, também, seu CPF ou CNPJ. Caso não tenha, será preciso registrar uma;
  4. Selecione o serviço de consulta de débitos, restrições e vistorias do veículo;
  5. Informe o Renavam;
  6. Finalize a consulta.

A página será atualizada e trará informações sobre o status do veículo, envolvendo eventuais restrições impostas pelo Detran SP, necessidade de vistoria e débitos em aberto, com possibilidade de verificar valores de taxas.

Em alguns casos, também é possível emitir a guia de pagamento de taxas, agilizando a solução da pendência. O boleto poderá ser pago em bancos da rede credenciada até a data de vencimento. Procure cumpri-la, para evitar a incidência de juros e multas.

Como fazer o cadastro Detran SP

Quer consultar o Renavam 2021 Detran SP, mas não possui cadastro no site do órgão? É simples realizar um! Para lhe auxiliar nessa tarefa, preparamos este passo a passo:

  1. Acesse o site do Detran SP;
  2. Clique em “entre ou cadastre-se”;
  3. Em “cadastre-se”, informe seu CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica);
  4. Clique em “avançar”;
  5. Preencha o formulário de cadastro informando dados pessoais e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  6. Escolha se deseja vincular sua conta no Facebook ou Gmail, para agilizar o acesso;
  7. Marque a caixa de recaptcha e clique em “avançar”;
  8. Registre uma senha de acesso e finalize o processo.

Pronto! Todas as vezes que quiser realizar um serviço online no site do Detran SP basta informar seu CPF ou CNPJ e senha de acesso cadastrada, identificar o serviço no menu principal e seguir orientações dadas na página.

Consulta Renavam IPVA 2021 Detran SP

O Renavam também é um dado obrigatório para consulta do IPVA 2021, abrangendo questões como status do imposto e seu valor. Quer utilizar o código para verificar tais informações? Então, confira o passo a passo que preparamos:

  1. Acesse a página de consulta IPVA da Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo do estado de São Paulo;
  2. Informe o Renavam e placa do veículo;
  3. Marque a caixa de recaptcha;
  4. Clique em “consultar”.

A página seguinte mostrará informações sobre o IPVA do veículo, abrangendo dados como valor, status, entre outros. Se tiver interesse em verificar outros exercícios, selecione o ano sobre o qual deseja obter mais informações.

Vale ressaltar que na mesma página de consulta será possível verificar o calendário de vencimento do IPVA, com informações sobre pagamento em cota única e de forma parcelada de acordo com o tipo de veículo.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário