Renavam 2021 Detran RJ – Consultas, Valores e Segunda via

O Renavam é uma informação obrigatória a ser fornecida para realização de serviços junto ao Detran RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro). Mas, o que é o Renavam?

A seguir, respondemos essa pergunta, informamos como obtê-lo e como utilizá-lo para realizar consultas inerentes ao veículo como os valores de taxas e eventuais débitos em aberto que precisam ser regularizados.

renavam 2021 detran rj consulta

O que é o Renavam?

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, que é um código exclusivo associado ao veículo. Na prática, isso significa que nenhum outro possui o mesmo código, ele não pode ser duplicado.

Tal código guarda informações básicas do veículo, como modelo, marca, cor, placa, estado e município de origem, proprietário, seguros e impostos pagos e em aberto, entre outras.

Para que serve o Renavam?

O Renavam desempenha o papel de uma carteira de identidade do veículo, ou seja, é semelhante do tradicional RG, já que permite identificá-lo na base de dados do Detran, localizar seu proprietário, aplicar impostos e taxas, entre outros.

É por isso que o código está associado a diversos serviços prestados pelo órgão. Ao informar o Renavam é possível, por exemplo, consultar se há pendências inerentes ao veículo, podendo regularizá-las o quanto antes para evitar problemas com o Detran.

Como tirar o Renavam 2021 Detran RJ?

O Renavam é obtido quando o CRV (Certificado de Registro do Veículo) é emitido. Se seu veículo for zero quilômetro, quando for registrá-lo no Detran RJ o órgão emitirá o CRV e nele será possível verificar o código.

Caso o veículo seja usado, se ele estiver em situação regular já terá o CRV, não será preciso emitir um novo, basta verificar o documento para localizar o código Renavam.

Há, ainda, uma alternativa para saber qual é o Renavam do veículo: o código também é informado no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), documento de porte obrigatório a todos os motoristas e que é renovado anualmente por meio do licenciamento.

Como fazer a consulta Renavam 2021 Detran RJ

A consulta Renavam 2021 Detran RJ pode ser realizada para verificar informações associadas ao veículo, tais como:

  • Dados de cadastro;
  • Valor e situação de taxas como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), multas, licenciamento e seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre);
  • Pontuação acumulada na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O site do Detran RJ disponibiliza uma consulta Renavam em que é possível verificar a maioria dessas informações: trata-se da consulta nada consta. Abaixo, indicamos como realizá-la:

renavam detran rj
  • Acesse a página de consulta nada consta do veículo (Renavam), no site do Detran RJ;
  • Informe o código Renavam no campo indicado;
  • Digite o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo;
  • Marque a caixa de recaptcha, para validar seu acesso;
  • Clique em “consultar”.

A página será automaticamente atualizada e trará informações sobre o veículo, sendo possível verificar se existe alguma pendência a ser regularizada para eliminar a chance de complicações com o Detran RJ.

Consulta IPVA Renavam 2021 Detran RJ

O Renavam também é utilizado para consultar uma das principais taxas inerentes ao veículo, o IPVA. O proprietário do automóvel consegue verificar o valor do tributo, bem como se está em situação regular, no site do Bradesco, que é parceiro do Detran RJ. Veja, a seguir, um passo a passo para fazer a consulta do IPVA RJ online:

  • Acesse a página de consulta do IPVA RJ no site do Bradesco;
  • Informe o Renavam do veículo;
  • Digite o conteúdo da imagem, para autenticar seu acesso;
  • Clique em “continuar”.

A página será recarregada e trará informações sobre débitos de IPVA do veículo, com a opção de emitir a GRD (Guia de Regularização de Débito) e efetuar o pagamento para regularizar a situação.

Procure efetuar o pagamento dentro da data especificada no documento, porque se deixá-la passar há incidência de juros e multa. Em situações como essa, será preciso gerar uma nova GRD com o valor atualizado, considerando os acréscimos por atraso.

Vale lembrar que quem for correntista do banco Bradesco consegue pagar taxas inerentes ao veículo diretamente no internet banking ou aplicativo, basta informar o código Renavam no menu de pagamentos, conferir valores e confirmar a operação usando a senha da conta corrente.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário