Renavam 2021 Detran PR – consultas e valores

O Renavam é amplamente utilizado em serviços junto ao Detran PR (Departamento de Trânsito do Paraná), como consultas da situação do veículo e de valores de taxas.

Não sabe o que é o Renavam 2021 Detran PR e como utilizá-lo para consultas? Sem problemas! Aqui, apresentamos todas essas informações. Confira e saiba como proceder!

renavam detran pr valor

O que é o Renavam?

Trata-se do Registro Nacional de Veículos Automotores, que é um código gerado pelo Detran no momento do cadastramento do veículo no órgão. Tal código é exclusivo, o que significa que todo automóvel no país tem um diferente.

A esse código estão atreladas informações essenciais sobre o veículo, como marca, cor, placa, chassi, proprietário, multas, impostos, vistorias, entre outros dados inerentes ao automóvel.

Para que serve o Renavam?

O Renavam funciona como uma espécie de carteira de identidade do veículo, possibilitando sua identificação na base de dados do Detran. É por isso que muitos chamam o código de “RG do veículo”.

Esse código é utilizado pelo Detran para processos administrativos, como encaminhamento de notificações de autuações ou documentos. Além disso, pode ser usado pelo proprietário para realizar serviços no órgão, seja online ou presencialmente.

Consultas Renavam 2021 Detran PR

Mas, afinal, qual serviço é possível realizar utilizando o Renavam 2021 Detran PR? O principal é o de consulta consolidada do veículo, que possibilita verificar as seguintes informações:

  • Pendências de licenciamento anual;
  • Irregularidades envolvendo seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre);
  • Débitos de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores);
  • Discriminação de multas pendentes e quitadas;
  • Restrições devido a financiamentos ou problemas com a Receita Federal;
  • Registro de roubo ou furto;
  • Recall da marca;
  • Informações de segurança veicular.

Como realizar a consulta Renavam 2021 Detran PR

A consulta Renavam 2021 Detran PR é simples de ser realizada, basta ter acesso à internet. Trata-se de um procedimento oferecido online e gratuitamente. Para efetuá-lo, siga o passo a passo a seguir:

  • Acesse a página de consulta consolidada do veículo no site do Detran PR;
  • Informe o Renavam do veículo;
  • Digite o conteúdo da imagem de controle;
  • Clique em “pesquisar”.

Após seguir essas orientações, a página será atualizada e trará dados essenciais sobre o veículo, incluindo eventuais pendências a serem regularizadas e valores de débitos.

renavam detran pr

Consulta IPVA Renavam 2021 Detran PR

O proprietário também consegue utilizar o Renavam para consultar o valor e status do IPVA PR, procedimento que pode ser feito online e de maneira gratuita. Veja, a seguir, um passo a passo para consultar o IPVA PR:

  • Acesse o serviço de consulta de débitos de IPVA no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná;
  • Informe o Renavam e a data de pagamento;
  • Digite o conteúdo da imagem de controle;
  • Clique em “consultar”.

A nova página trará todos os dados inerentes ao IPVA do veículo, sendo possível consultar o valor do imposto, seja do ano vigente ou de eventuais débitos (com atualizações de juros e multas).

Se quiser pagar o IPVA, é possível fazer isso por meio de GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná, que é o tradicional boleto), ficha de compensação bancária (obtida na mesma página de consulta) ou apenas com o Renavam num dos bancos credenciados (Bradesco, Bancoob, Rendimento, Santander, Itaú, Sicredi).

Como tirar o Renavam 2021 Detran PR

O Renavam é gerado e inserido no CRV, que é o Certificado de Registro do Veículo. Este é um documento que é emitido no momento do cadastro do automóvel no Detran PR.

Logo, se comprou um veículo zero quilometro e fez o procedimento legal junto ao órgão, basta verificar o CRV para saber qual é seu Renavam. Comprou um veículo usado? Se estiver em situação regular no Detran PR, ele já tem o CRV e Renavam.

Como saber o Renavam 2021 Detran PR?

O código é informado em dois documentos essenciais do veículo emitidos pelo Detran PR, o CRV e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

No caso específico do CRLV, vale lembrar que se trata de um documento de porte obrigatório a todos os condutores, devendo ser renovado anualmente por meio do licenciamento.

É fácil encontrar o código nesses documentos do veículo! O Renavam é sempre mencionado no canto superior do CRV e do CRLV.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário