Renavam PE 2021 Detran – Consulta e Como funciona

Todos os veículos brasileiros possuem o RENAVAM, um registro essencial para permitir o tráfego pelo território nacional. Como cada estado possui seu próprio Departamento de Trânsito (Detran) para se responsabilizar por questões com a fiscalização de veículos, neste texto nós vamos conferir tudo sobre o Renavam PE 2021.

A partir deste registro, é possível obter uma série de informações sobre o veículo ao qual ele pertence, débitos em aberto e histórico de infrações.

Sendo assim, se você mora em Pernambuco e quer saber mais sobre o Renavam PE 2021 do seu veículo, continue e a leitura para saber como consultá-lo, os tipos de dados que se pode obter com ele, e mais informações.

Renavam PE

O que é o Renavam PE 2021?

Renavam é um acrônimo, ou seja, uma palavra formada pelas iniciais ou siglas de outras palavras, e significa Registro Nacional de Veículos Automotores. Se trata de um número com 11 dígitos que funciona como os nossos CPFs ou RGs.

Como o Renavam é um código único para cada veículo, ele é criado assim que o veículo é registrado pela primeira vez pelo Detran do estado onde vive o proprietário.

O Renavam PE 2021 armazena todas as informações sobre um veículo. Dessa forma, com esse número em mãos você pode consultar:

  • Registro das infrações cometidas pelo atual e antigos proprietários;
  • Características do veículo, como data de fabricação, cor e potência do motor;
  • Seguro, licenciamento e IPVA;
  • Histórico de furtos;
  • Mudança de proprietário;
  • Emplacamento.

Sendo assim, o Renavam PE é um código muito útil para quem quer consultar e emitir boletos referentes a débitos como licenciamento, multas e IPVA, por exemplo. Além disso, quando uma pessoa compra um carro usado, por meio do Renavam ela pode verificar o histórico deste veículo para saber se está tudo certo com ele.

Essas informações presentes no Renavam PE 2021 ficam todas em posse do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que as distribui para os Detrans de cada estado e do Distrito Federal.

Como consultar o Renavam PE 2021?

Assim como no caso dos números de RG e CPF, por exemplo, o número do Renavam PE 2021 está impresso no documento do seu carro.

Portanto, para saber o Renavam do seu veículo, basta conferir no documento CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). O número está localizado na parte de cima do documento, na linha identificada como “CÓD. RENAVAM”. Além disso, ele também consta no documento de transferência, o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Mas para quem consultar o código Renavam de um veículo pela internet, a plataforma do Detran-PE não oferece essa opção.

Por outro lado, no site do órgão é possível consultar infrações e débitos de licenciamento em aberto, por exemplo, além de conferir o número do chassi do veículo. Para isso, basta seguir o procedimento abaixo:

  1. Clique aqui para acessar o site do DETRAN-PE;
  2. No menu “Veículo”, destacado em azul no centro da página, digite o número da placa do veículo em questão, e clique em “CONSULTAR PLACA”;
  3. Clique nas opções para confirmar que você não é um robô, e depois no botão para continuar.

Na página seguinte, você terá acesso às informações citadas acima e outros dados sobre o veículo consultado.

Renavam não precisa ser atualizado

Ao contrário de documentos como o CRLV, que você deve renovar anualmente para continuar rodando com o seu veículo, o Renavam é sempre o mesmo.

Conforme já dissemos, o código é gerado assim que o veículo é registrado pela primeira vez, e ele não é alterado com o passar dos anos, mesmo quando se troca o dono.

Muitas pessoas se confundem em relação a isso, por conta da atualização anual do CRLV. Mas apesar do código Renavam PE estar inserido neste documento, ele nunca muda. Sendo assim, quando você receber o documente correspondente ao ano de 2021, por exemplo, irá notar que o número será o mesmo que aparece no CRLV de 2020.

Por outro lado, o CRLV corresponde à licença anual para uso do veículo, portanto, deve ser renovado mediante o pagamento das taxas previstas pelo Detran-PE. Caso este documento fique em situação de atraso, o motorista pode ser multado e o veículo apreendido.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário