Renavam 2021 Detran MG – consultas e valores

O Renavam é uma das principais informações inerentes ao veículo e deve ser utilizado na realização de serviços junto ao Detran MG. A seguir, falamos mais sobre o Renavam e como utilizá-lo para fazer consultas da situação do automóvel e valores de taxas. Confira!

O que é o Renavam?

Renavam é a sigla utilizada para designar o Registro Nacional de Veículos Automotores, que é um código exclusivo do veículo. Isto significa que não existe mais de um automóvel com o mesmo Renavam.

A esse código estão atreladas informações essenciais sobre o veículo, como cor, modelo, marca, proprietário, multas sofridas, dívidas em aberto e quitadas, regularidade de licenciamento, entre outros dados.

Para que serve o Renavam?

O Renavam tem como finalidade específica identificar um veículo na base de dados do Detran MG. É graças a ele que o órgão consegue localizar o proprietário rapidamente, bem como aplicar autuações por infrações.

Comumente, o Renavam é considerado uma carteira de identidade do veículo, por desempenhar papel semelhante ao do tradicional RG. Além de facilitar o trabalho do Detran, o código também pode ser utilizado para realização de serviços junto ao órgão, como consultas.

Como tirar o Renavam 2021 Detran MG?

O Renavam é gerado no momento da emissão do CRV, o Certificado de Registro do Veículo, que é um dos documentos principais do automóvel. Caso seja zero quilometro, basta registrá-lo no Detran MG para ter o código.

Se comprou um veículo usado, ele já tem o Renavam caso esteja em situação regular junto ao Detran MG. Neste caso, não há necessidade de tirar um novo CRV.

Além de ser mencionado no CRV, o código também aparece no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que é um documento de porte obrigatório e deve ser renovado todo ano por meio do processo de licenciamento.

Renavam 2021 Detran MG consultas

Com o Renavam é possível consultar informações inerentes ao veículo, podendo identificar rapidamente eventuais pendências e solucioná-las o quanto antes para evitar complicações com o Detran MG. É possível consultar, por exemplo:

  • Multas;
  • Pontuação na carteira nacional de habilitação;
  • Status de taxas obrigatórias, como licenciamento e seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre);
  • Necessidade de vistorias.

É importante ressaltar que o Renavam pode ser utilizado para consultas online ou presenciais em postos de atendimento do Detran MG. Portanto, tenha o código sempre consigo para facilitar a realização do serviço.

Como consultar Renavam 2021 Detran MG

Quer saber qual é a situação de seu veículo junto ao Detran MG? Isso pode ser feito online, no site oficial do órgão. Confira, a seguir, um passo a passo para consultar:

  • Acesse a página de consulta da situação do veículo no site do Detran MG;
  • Preencha o formulário com informações sobre o veículo;
  • Marque a caixa de recaptcha;
  • Clique em “pesquisar”.

A página será recarregada e trará informações sobre o status do veículo junto ao Detran MG, abrangendo informações como autuações, impedimentos, multas, restrições financeiras, último pagamento de IPVA, licenciamento e DPVAT.

Consulta IPVA Renavam 2021 Detran MG

Além de verificar a situação do veículo, também é possível utilizar o Renavam para conferir informações sobre o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), envolvendo status e valor. Confira, logo abaixo, um passo a passo para fazer essa consulta:

A próxima página trará informações sobre o imposto, contemplando status e valor. Se o IPVA estiver em aberto e tiver interesse em pagá-lo, será possível emitir a guia de arrecadação, ou seja, o tradicional boleto.

A guia de arrecadação deve ser paga dentro do prazo indicado no documento, porque senão há incidência de juros e multas sobre a taxa. Se deixar a data de vencimento passar, será necessário gerar um outro boleto.

Emissão de boleto de multa com Renavam MG

O Renavam 2021 Detran MG também pode ser utilizado para emissão de boletos de multa, facilitando o pagamento de eventuais autuações. Acompanhe um passo a passo de emissão:

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário