Renavam 2021 Detran RS – Como realizar a consulta

O Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) é um documento onde constam todos os cadastros do automóvel feitos no Detran. Mas é preciso estar atento, pois existe o Renavam, propriamente dito, e o código do Renavam, que são os números que permitem que os dados do veículo sejam localizados.

O número do Renavam é considerado o número de identidade do veículo. É através dele que o Detran consegue saber a cor, ano, modelo, chassi e até mesmo débitos pendentes do seu automóvel, como IPVA, CRV e multas.

Importância do Renavam

Uma das principais utilidades do Renavam é para as pessoas que pensam em comprar veículos usados ou seminovos. Isso porque, por meio do registro, é possível verificar todos os débitos pendentes. 

Ao consultar todas as informações do veículo que pretende comprar, você fica livre de surpresas desagradáveis e pode efetuar a compra sem medo. Com este código é possível também saber se o carro não é furtado, por exemplo.

Porém o dono do veículo que quer passá-lo adiante deve ficar atento, pois existe um prazo para fazer a transferência de propriedade. O processo deve ser feito junto ao Detran, com prazo de 30 dias para realização.

Além disso, é preciso uma cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e com a data da negociação. Se o antigo proprietário não seguir esta regra, tem chance de sofrer penalidades impostas pelo órgão de trânsito responsável.

Renavam 2021 Detran RS

Consulta Renavam RS 2021

O código do Renavam está no Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Em ambos os documentos, o número aparece no mesmo lugar, logo acima do “Nome” ou “Nome/Endereço”.

Realizar a consulta do Renavam é muito simples, porém varia em cada estado brasileiro. Para isso, basta clicar aqui para ser redirecionado ao site do Detran RS.

Clique em “Renavam” e digite a numeração do documento. Depois, clique em “Não sou um robô” e “Pesquisar”.

Viu como é simples consultar todas as informações cadastrais e débitos do seu veículo? Fique sempre de olho para manter tudo em dia e evitar dores de cabeça.

Segunda via Renavam RS 2021

Além do IPVA e DPVAT, é de suma importância que o Renavam esteja em dia. Isso porque as multas de trânsito não pagas e as irregularidades com o licenciamento e CRV também ficam vinculadas ao veículo.

Por isso é necessário que o dono antigo do seu carro tenha realizado a transferência de propriedade, para que você se surpreenda com débitos desconhecidos. Então, é preciso estar de olho no Renavam e consultar o registro logo após efetuar a compra do veículo usado ou seminovo.

Caso seu veículo possua alguma dívida antiga, não se preocupe, pois o Detran possibilita a segunda via do Renavam. Para isso, acesse o site do Detran RS e atualize o boleto para pagamento.

Além disso, os sites do Detran de todo o Brasil reforçaram a segurança da plataforma. Já que, muitas vezes, alguns condutores digitavam letras ou números errados e pagavam multas que não eram suas.

Cálculo IPVA 2021 RS

Para fazer o cálculo do IPVA, você vai precisar utilizar a tabela FIPE como base do valor venal do veículo. Este valor vai ser multiplicado pela alíquota, que varia em cada estado brasileiro.

Então, se você quiser descobrir o valor do IPVA do seu carro ou moto, o primeiro passo é conferir o quanto o veículo está valendo na tabela FIPE. Além de preencher o veículo, você também deve selecionar o modelo, versão e ano para ter um valor preciso.

Após anotar o valor do carro, você precisa descobrir a alíquota do seu estado. Como o IPVA é uma taxa de responsabilidade estadual, não existe um valor único para todo o país. Assim, os veículos vão ter alíquotas diferentes, também pelo fato de serem de categorias distintas.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário