Reclamação Correios – Como fazer sua reclamação para o Correios
Atrasos de encomendas pelos Correios são frequentes e nem sempre o consumidor sabe como agir para acelerar o processo e receber sua compra.
Uma das maneiras de solucionar atrasos é registrar uma reclamação nos Correios, processo que pode ser realizado online no site empresa. Aqui, você confere como fazer a sua!

Como funciona a reclamação Correios online?
É só registrar sua reclamação no site dos Correios! Depois da abertura do chamado, é possível acompanhar online o caso, tendo maior comodidade na solução do problema.
As atualizações sobre o pedido são registradas no site e os analistas dos Correios atualizam informações sobre a entrega, bem como sobre a solução, diretamente na página.
O serviço é gratuito e costuma disponibilizar uma solução rápida ao cliente, mas dependendo da complexidade do caso pode ser que demore um pouco mais que o esperado.
Como abrir reclamação Correios sobre entrega atrasada?
O processo é feito no site dos Correios, especificamente na seção Fale Conosco. Para lhe auxiliar nessa tarefa, preparamos um passo a passo para lhe guiar. Acompanhe:
- Acesse a seção Fale Conosco, no site dos Correios;
- Em “Reclamação”, clique em “entrega de remessa / objeto postal nacional” ou “entrega de remessa / objeto postal internacional”;
- Clique na opção “inconformidade na entrega da remessa / objeto postal”;
- Em “selecione”, clique em “remessa / objeto postal não entregue”;
- Informe se é remetente ou destinatário da correspondência / encomenda;
- Preencha o formulário com seus dados pessoais, como o código do objeto, nome, CPF ou CNPJ, telefone para contato, e-mail e tipo de embalagem;
- Marque a caixa de recaptcha, para autenticação de seu acesso;
- Selecione em “enviar”.
Finalizado o passo a passo, é só acompanhar o andamento do processo no site dos Correios. Sempre que houver atualizações, uma notificação será enviada para o e-mail de resposta incluído no site e na reclamação.
Como acompanhar reclamação nos Correios?
Depois do registro dá para acompanhar a reclamação de entrega atrasada no site dos Correios, conferindo o status do processo online. Abaixo, você confere como realizar a consulta:
- Acesse a seção Fale Conosco, no site dos Correios;
- Em “acompanhar manifestação”, selecione “clique aqui se deseja acompanhar ou reativar sua manifestação”;
- Insira o código da manifestação ou o código do objeto, bem como a identificação do remetente (CPF ou CNPJ);
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “consultar”.
O que fazer antes de registrar sua reclamação Correios?
Está com uma encomenda atrasada e quer reclamar no site dos Correios? Neste caso, considere algumas medidas que devem ser adotadas antes disso! A seguir, você descobre quais são:
Consulte o status do pedido junto à loja
Verifique o status do pedido junto à loja em que fez a compra. Assim, conseguirá confirmar se o pedido foi enviado. Em caso negativo, tente resolver o problema diretamente com a loja, seja pedindo o envio ou cancelando o pedido pelo não cumprimento do acordo comercial.
Veja se a entrega é pelos Correios
Antes de registrar sua reclamação online nos Correios verifique se a entrega realmente será realizada pela empresa. Para isso é só consultar o status do pedido junto à loja.
Caso o pedido não chegue até você pelos Correios, consulte a possibilidade de rastreá-lo junto à transportadora, para saber exatamente onde está e ter uma previsão de entrega atualizada.
Atraso na entrega e indenização pelos Correios
Há casos em que o consumidor pode pedir uma indenização aos Correios pelo atraso na entrega. Em situações assim, a empresa restitui uma parte do valor pago no frete e o total varia conforme o período de atraso e o tipo de serviço de entrega contratado.
De modo geral, a indenização varia de 5% do valor do frete (no caso de encomendas enviadas por PAC) a 100% do total (para entregas via SEDEX Hoje, SEDEX 10 e SEDEX 12).
Também existe a possibilidade de indenização no caso de avarias, roubo, entrega indevida e extravio de mercadorias. Se seu pedido for de valor alto, recomenda-se contratar o serviço adicional “Valor Declarado”, para aumentar as chances de receber a indenização se houver algum problema com a entrega da mercadoria.
Deixe seu comentário