Receita Federal – Quais os Principais Serviços Ofertados? Quando Procurar

A Receita Federal é um órgão público subordinado ao Ministério da Fazenda, sendo responsável por atividades básicas envolvendo tributos, como os previdenciários e de comércio exterior.

Conheça, a seguir, mais sobre o órgão, os serviços que ele oferece e quando procurar para solucionar eventuais pendências associadas a impostos ou comércio internacional.

Como funciona a Receita Federal

A Receita Federal possui diversas repartições (agências, delegacias e inspetorias) que lhe ajudam a cumprir suas principais responsabilidades, que são as seguintes:

 

Gestão e fiscalização de tributos federais

O órgão é responsável por garantir que a legislação tributária seja efetivamente cumprida pela população e para que o governo federal consiga arrecadar dinheiro para administrar o Brasil.

Diversos impostos são pagos diretamente à Receita Federal, como o Imposto de Renda. Paralelamente, o órgão fiscaliza contribuintes inadimplentes e que praticam fraudes, para assegurar a arrecadação dos tributos, chegando a aplicar multas, quando necessário.

Controle de aduana

O órgão possui atuação no segmento de comércio exterior, em exportação e importação de produtos, especialmente no que se refere à tributação de mercadorias, recolhendo esses impostos.

Criação de política contra fraudes tributárias e aduaneiras

A Receita Federal atua diretamente na elaboração de política que previna e combata a sonegação fiscal, visando o aperfeiçoamento do sistema tributário e aduaneiro nacional.

receita federal o que faz?

Combate a crimes tributários

Outra responsabilidade do órgão é a identificação e o combate de crimes tributários, como a fraude e a sonegação fiscal, a falsificação de nota fiscal para pagamento menor de imposto, entre outros. Há, ainda, alguns crimes específicos combatidos pela Receita Federal, como descaminho, contrabando, pirataria, tráfico de animais e drogas, principalmente quando envolvem o comércio internacional.

Quais os principais serviços ofertados pela Receita Federal

Essa instituição oferece diversos serviços à população, sendo que alguns podem ser realizados on-line, no site oficial. Entre os principais disponibilizados, destaque para:

Aduana

Nesta categoria, há serviços como adicionais de fretes para exportação, admissão temporária para comércio exterior, autorização para acesso a recinto alfandegado, entre outros.

Cadastros

Aqui, estão alguns dos serviços mais utilizados pelos cidadãos, como emissão de CPF, alteração de informações cadastrais associadas a esse documento, consulta de situação cadastral do CPF e efetuação de cadastro previdenciário.

Certidões e situação fiscal

Trata-se de um pacote de serviços dedicado à emissão de certidões positivas e negativas de débitos, consulta de pendências fiscais e confirmação de eventuais certidões, como a de regularidade fiscal.

Cobrança e fiscalização

Serviços inerentes à malha fiscal, à regularização de débitos e às consultas específicas, como de critérios de omissão na entrega de declarações e notificações de compensação de ofício.

Declarações e demonstrativos

Neste caso, os serviços são específicos para processamento de DIRPF, comunicação de saída definitiva do país, autenticação de cópia de declaração de IRPF e consulta de rendimento informado por fontes pagadoras.

Isenção

São serviços dedicados à solicitação de isenção de pagamento de impostos, como o IPI, IOF e IRPF, desde que o cidadão se encaixe nos pré-requisitos para a obtenção desse benefício.

receita federal

Pagamentos e parcelamentos

O contribuinte tem à sua disposição serviços para pagamento e parcelamento de impostos, além de ferramentas para quitar eventuais dívidas tributárias e regularizar sua situação junto ao fisco.

Restituição e compensação

Serviços dedicados à restituição ou compensação de valores, como os de Imposto de Renda de pessoa física. Há, ainda, o serviço de PER/DCOMP (Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação).

Quer conferir a lista completa de serviços disponibilizados pela Receita Federal? Então, acesse o site oficial do órgão, no link http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/lista-de-servicos.

Ao clicar sobre o serviço que deseja realizar, a página trará informações se é possível fazê-lo on-line ou somente em um ponto de atendimento, além de indicar etapas e detalhes envolvidos.

Quando procurar a Receita Federal

Uma das dúvidas mais recorrentes quando se trata na Receita Federal é em qual momento o órgão deve ser procurado. A resposta é simples: sempre que houver alguma pendência referente a tributos que são tratados diretamente pela Receita. Um ótimo exemplo é quando ocorre algum problema com a declaração do imposto de renda ou quando o seu CPF está em situação irregular.

E como contatar a Receita Federal? O melhor é se dirigindo a uma unidade de atendimento ao contribuinte. Para saber onde há uma próxima a você, acesse o site do órgão, no link de contato http://idg.receita.fazenda.gov.br/contato/unidades-de-atendimento.

Avatar
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pós-graduanda em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.