Quanto tempo demora transferência entre bancos diferentes?

Quem precisa transferir dinheiro entre bancos diferentes normalmente costuma ter uma dúvida: afinal, quanto tempo demora para o total estar disponível na conta? Aqui, esclarecemos essa dúvida de uma vez por todas! Continue a leitura e confira!

transferência de dinheiro

Principais formas de transferência de dinheiro

Há três formas de transferência de dinheiro entre bancos diferentes: Pix, TED e DOC. Embora a finalidade seja a mesma, todas as formas possuem variações.

O Pix, por exemplo, é um serviço de transferência e pagamentos criado pelo Banco Central. É o mais novo de todos, tanto que foi lançado em 2020. Trata-se de um serviço gratuito, se realizado por pessoas físicas. Já para pessoas jurídicas pode haver cobrança de taxa.

A TED, que significa Transferência Eletrônica Disponível, foi criada pelo Banco Central em 2002. Há, ainda, o DOC (Documento de Crédito), que tem funcionamento semelhante à TED.

Tanto a TED quanto o DOC são serviços de transferência de dinheiro pagos, mas seu banco pode dar desconto ou transferências gratuitas de acordo com seu pacote de serviços.

Ainda comparando esses dois serviços, o DOC tem um limite de transferência: é possível mandar, no máximo, R$ 4.999,99 para outra conta. No caso da TED, não há limite de valor.

Tempo de transferências via TED

Está pensando em fazer uma transferência via TED, mas não sabe em quanto tempo o dinheiro estará disponível na outra conta? Depende do horário em que a transferência é feita.

Se for antes das 17h, o dinheiro cai na outra conta em poucos minutos após a finalização da transação. Caso faça a transferência depois desse horário, o valor só estará disponível no dia seguinte.

Fez a TED sexta-feira depois das 17h, no sábado ou no domingo? Então, o dinheiro só estará na conta no próximo dia útil. Logo, se realmente quiser usar esse método e tiver pressa em ter o dinheiro na outra conta, programe-se para fazer a transferência até às 17h.

Tempo de transferências via DOC

E se você fizer a transferência via DOC? Em quanto tempo o dinheiro estará disponível na conta? O DOC é a opção mais demorada de todas: a transação só será compensada no dia seguinte para transferências feitas até às 21h59. Depois disso, o dinheiro cai na conta no segundo dia útil.

Por exemplo, suponha que faça a transferência via DOC às 23h de uma segunda-feira. Neste caso, o dinheiro só estará na outra conta na quarta-feira, se não for feriado. Caso seja, a compensação ocorrerá na quinta-feira.

Tempo de transferência via Pix

Quer ter máxima rapidez na transferência e disponibilização do dinheiro na outra conta? Então, faça um Pix! Este método possui a compensação mais ágil de todas as formas, tendo o dinheiro na conta em até 10 segundos.

Mas, atenção a um detalhe: se o banco identificar alguma atividade suspeita na sua conta, ele pode bloquear temporariamente a transferência para analisar dados e verificar se está tudo certo com a transação. Normalmente, esse bloqueio dura poucas horas.

O tempo de compensação da transação é o mesmo para pessoas físicas e jurídicas. No caso específico de empresas, também é uma alternativa interessante para dar agilidade às transações, conseguindo realizar um processo de entrega mais rápido.

Pix, TED ou DOC: qual escolher?

Mas, afinal, qual método de transferência escolher para mandar seu dinheiro para outro banco? Na realidade, é preciso considerar dois pontos essenciais: tempo de compensação e cobrança de taxa.

Em ambos os casos, a transferência via Pix se destaca! Ela é a mais rápida, já que é feita em até 10 segundos. Além disso, também é a mais econômica, uma vez que não há cobrança de taxa para utilizar o serviço.

No caso da TED, a compensação ocorre, no máximo, no dia seguinte. Já via DOC, ela pode acontecer em até dois dias úteis. Nos dois casos, há cobrança de taxa pelo banco.

Como fazer transferência via Pix?

É muito simples fazer transferência via Pix! É só acessar o aplicativo de seu banco, selecionar o serviço de Pix e a opção de transferência ou pagamentos.

Então, informe a chave Pix da conta que receberá o dinheiro e digite quanto deseja transferir. Confira se todas as informações estão corretas, digite sua senha bancária e finalize a transação.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário