Prouni segundo semestre: datas e como se inscrever

O ProUni (Programa Universidade para Todos) foi criado pelo Governo Federal para oferecer bolsas de estudos em faculdades particulares. É um programa voltado a estudantes de baixa renda, que não têm condições de pagar as mensalidades de um curso de graduação em universidades privadas.

São oferecidas bolsas integrais, que cobrem até 100% do curso escolhido, e bolsas parciais, que pagam 50% da faculdade. Para garantir uma bolsa de estudos do ProUni, é necessário tirar uma boa nota no Enem. Após ter sua nota de corte, se inscreva no site do ProUni, escolha a primeira e segunda opção de curso e universidade desejados e aguarde os resultados.

Inscrição

A inscrição para o ProUni é totalmente gratuita e feita pela internet, no site do programa. Para realizá-la, o candidato precisa informar o número de inscrição do Enem 2020 e a senha usada no sistema do Exame Nacional do Ensino Médio.

Depois de realizar a inscrição, o aluno escolhe duas opções de universidades, curso e turno, tudo em ordem de preferência. As bolsas disponíveis vão aparecer no sistema conforme o candidato digitar as opções.

Quem esquecer do número de inscrição ou senha do Enem não precisa entrar em desespero. Basta entrar no site do exame e pedir a recuperação destas informações. De acordo com o MEC, candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e que tiverem deficiência, podem concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Segunda chamada

Se o candidato passar em todos os critérios acima, ele passa na primeira chamada do Prouni. Mas não se preocupe, pois existe a segunda chamada, que possibilita uma nova oportunidade de conquistar a tão sonhada bolsa de estudos na universidade.

Para participar da segunda chamada, não existe uma nova inscrição, o candidato precisa estar inscrito desde o início do processo seletivo. Os alunos são selecionados de acordo com a nota. Quanto mais alta a nota, mais chances você tem.

Com a segunda chamada, acontece o mesmo processo que na primeira. O aluno é pré-selecionado, precisa manifestar interesse, entregar toda documentação exigida de forma correta e aguardar a aprovação da universidade.

Segundo semestre

As inscrições para o segundo semestre do ProUni em 2020 aconteceram de 23 a 26 de junho. Mas é possível que em 2021 as datas sejam semelhantes, pois geralmente acontecem no fim do mês citado. 

Para se inscrever no programa durante o segundo semestre, basta realizar todo o passo a passo da inscrição. O método avaliativo para a conquista da bolsa de estudos é o mesmo: com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Resultados

A consulta do Prouni é feita diretamente no site do programa. Também é possível ver o resultado nas páginas das universidades participantes. Para realizar a consulta, basta clicar na seção “Cronograma”. Todas as informações estão dispostas de forma bem nítida na página. É só clicar no link ao lado da data, escrito “Resultado”.

Mas fique ligado, porque é responsabilidade sua conferir as datas e prazos de inscrições, para fazer alterações e entregar documentos caso você seja pré-selecionado. O MEC entra em contato com os participantes, mas de forma complementar, por isso é necessário ficar de olho no site do Prouni para conferir o resultado.

Antes de tudo, acontece a pré-seleção em todas as chamadas do programa. Esta etapa não garante a vaga, propriamente, mas serve para dar expectativa ao candidato. Para que o estudante seja selecionado de forma oficial, é preciso que ele seja aprovado nas fases anteriores e também entregue os documentos corretamente. Além disso, o candidato precisa aguardar que a turma seja formada pela universidade.

Documentação

A documentação é essencial para que o candidato conquiste a bolsa de estudos desejada. No site do Prouni existem todas as informações necessárias sobre os documentos pedidos. Basta clicar aqui e você vai ser redirecionado à página. Mas, em resumo, são pedidos documentos pessoais do estudante e de todos os familiares, comprovantes de residência e de rendimentos, além dos documentos necessários que comprovem que o candidato tem ensino médio completo.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS.

Deixe seu comentário