Prouni vagas 2021 – saiba onde e como consultar

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um aliado de quem deseja fazer um curso de formação superior, mas não consegue pagar a mensalidade total ou parcialmente e precisa de uma bolsa de estudos.

Aqui, falamos mais sobre esse programa do Ministério da Educação e indicamos quais são as vagas disponíveis no processo seletivo Prouni 2021. Confira!

prouni 2021

O que é o Prouni?

Trata-se de um programa de bolsas de estudo criado pelo Ministério da Educação. Candidatos aprovados conseguem bolsas parciais de 50% ou integrais em universidades da rede particular.

Quem pode participar do Prouni 2021?

O interessado em uma das bolsas de estudos do Prouni 2021 precisa cumprir pré-requisitos para participar do programa. Veja, a seguir, quais são eles:

  1. Comprovar renda familiar mensal bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa, para concorrer a uma bolsa integral;
  2. Possuir renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa, se concorrer a uma bolsa parcial;
  3. Ter participado da edição mais recente do Enem e alcançado o mínimo de 450 pontos de média nas notas, além de não ter zerado a redação;
  4. Ser formado no ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral.

Vagas Prouni 2021

São feitos dois processos seletivos para o Prouni, um no início de cada semestre. Para o primeiro semestre de 2021, o programa disponibilizará 162.022 bolsas de estudos para formação em universidades particulares.

Deste total, 85.167 são bolsas de estudo parciais e 76.855 são integrais. Os estados que mais disponibilizam vagas são os da região sudeste e sul: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Há bolsas de estudo para diversos cursos de graduação, como os que são listados abaixo:

  1. Biomedicina;
  2. Ciências contábeis;
  3. Comunicação social com habilitação em publicidade e marketing;
  4. Direito;
  5. Educação física;
  6. Enfermagem;
  7. Engenharia de diversas áreas;
  8. Jornalismo;
  9. Letras;
  10. Medicina;
  11. Pedagogia;
  12. Psicologia.

Vale lembrar que essa é uma lista reduzida e traz somente alguns dos cursos mais concorridos em processos seletivos do Prouni. Caso queira saber se a formação de seu interesse terá bolsa, basta consultar o site do programa, como indicado neste passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Prouni;
  2. Clique em “pesquisar bolsas”;
  3. Digite o nome do curso de seu interesse;
  4. Selecione o curso na lista sugerida;
  5. Marque a caixa de recaptcha;
  6. Clique em “pesquisar”;
  7. Selecione o estado e cidade em que deseja estudar.

A página será atualizada e trará a lista de universidades que disponibilizam bolsas de estudos no Prouni, mencionando se é integral ou parcial, além da quantidade de vagas para cotas ou ampla concorrência.

Prouni 2021: como se inscrever?

A inscrição para o processo seletivo do primeiro semestre de 2021 já está aberta. O período para registrar seu interesse em uma bolsa de estudos é de 12 a 15 de janeiro. A inscrição é feita gratuitamente e online, no site do Prouni, como indicado abaixo:

  1. Acesse o site do Prouni;
  2. Clique em “fazer inscrição”;
  3. Selecione “entrar com gov.br”;
  4. Informe seu CPF e clique em avançar, se já tiver cadastro. Caso não tenha, será preciso fazer um;
  5. Preencha o formulário com dados pessoais;
  6. Escolha, em ordem de preferência, duas opções de curso, instituição de ensino superior e turno;
  7. Informe se é candidato com deficiência ou indígena, preto ou pardo, para concorrer a vagas de ações afirmativas;
  8. Finalize a inscrição.

Nota de corte Prouni 2021

Diariamente, o sistema do Prouni calcula e divulga uma nota de corte, que é a menor pontuação que o candidato precisa atingir para ficar entre os potenciais pré-selecionados.

Durante o período de inscrição, o candidato pode acompanhar essa nota e verificar se tem chance de conseguir a bolsa. Caso não tenha, é possível alterar as opções de curso para outras com maior possibilidade de aprovação.

Resultado Prouni 2021

O resultado Prouni 2021 é liberado poucos dias após a finalização do período de inscrição. Para o primeiro semestre, a data de divulgação da primeira chamada é 19 de janeiro. Da segunda chamada, 01 de fevereiro. Fique por dentro das principais datas do Prouni 2021 verificando o cronograma do programa de bolsas de estudos.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário