Resultado Prouni 2021 – passo a passo para consultar

A divulgação do resultado Prouni 2021 é um dos momentos mais aguardados pelos candidatos. Afinal, essa divulgação Prouni 2021 confirma se conseguiu ou não a tão sonhada bolsa de estudos.

Aqui, apresentamos um passo a passo para consultar o resultado Prouni, além de detalhar informações sobre o programa. Confira e saiba como conferir se conseguiu o benefício!

O que é o Prouni?

prouni 2021

Trata-se de um programa do Ministério da Educação que tem como foco disponibilizar bolsas de estudos parciais (de 50%) e integrais em universidades da rede particular, democratizando o acesso à formação superior.

Vai ter Prouni em 2021?

A dúvida sobre se vai ter Prouni 2021 é frequente, por conta da pandemia do coronavírus e suspensão temporária de alguns programas estudantis. Mas, a notícia é boa: sim, o Ministério da Educação realizará o processo seletivo neste ano.

No primeiro semestre, a seleção ocorre no mês de janeiro. Para o segundo semestre, a perspectiva é de que aconteça entre os meses de junho e julho. Verifique a data exata no cronograma Prouni, que é publicado no site oficial do programa.

Quando sai o resultado do Prouni 2021?

O Prouni faz três chamadas após o término do período de inscrição: duas regulares e uma da lista de espera, destinada a preencher vagas remanescentes. No que se refere à seleção Prouni 2021 primeiro semestre, as datas são:

  1. Primeira chamada: 19 de janeiro;
  2. Segunda chamada: 01 de fevereiro;
  3. Lista de espera: 22 de fevereiro.

As datas de divulgação do resultado do processo seletivo do segundo semestre poderão ser verificadas no cronograma Prouni. Mas, normalmente o resultado sai em menos de uma semana após o término da inscrição, no site do programa.

Como consultar o resultado Prouni 2021?

O resultado Prouni 2021 é divulgado no site do programa na data indicada no cronograma oficial. Veja, abaixo, um passo a passo para consultá-lo:

1- Acesse o site Prouni;

2- Clique em “resultado”;

3- Pesquise por seu nome completo ou inscrição.

Além de verificar a informação online, também é possível consultá-la por chamada telefônica no número 0800 61 61 61 ou no site de universidades participantes.

Comprovação de informações Prouni 2021

Os aprovados no Prouni 2021 devem ficar atentos a outras datas: as de comprovação de informações, que é feita por meio de documentos para assegurar que o candidato realmente cumpre os requisitos para concessão da bolsa de estudos.

Na ocasião, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos para dar andamento ao processo de concessão:

✔️ Documentos de identificação (RG, CNH ou passaporte);

✔️ Comprovante de residência atualizado, com o máximo de três meses;

✔️ Documento dos pais, caso um deles não pertença mais à família (separação, divórcio ou óbito);

✔️ Comprovante de renda;

✔️ Se receber pensão alimentícia, comprovante de pagamento do benefício;

✔️ Comprovante de conclusão do ensino médio.

Vale lembrar que esses são documentos básicos solicitados pelo programa e instituição de ensino superior.

Antes de encaminhá-los, verifique se é necessário enviar mais algum que não aparece na lista acima e procure providenciá-lo com antecedência, para não correr o risco de perder a bolsa de estudos.

Vagas remanescentes Prouni 2021

Quem não foi aprovado nas duas primeiras chamadas não precisa desanimar, porque existe a possibilidade de entrar numa lista de espera Prouni 2021 e tentar uma vaga remanescente (que não foi ocupada durante o processo seletivo).

Para isso, basta registrar seu interesse em participar da lista de espera no período indicado no cronograma. O resultado sai em poucos dias após o período de inscrição.

Como não perder a bolsa de estudos Prouni 2021

O candidato aprovado deve ficar atento a normas e regras do programa para não perder a bolsa de estudos Prouni. Veja, a seguir, o que fazer:

  1. Se aprovado, entregue todos os documentos solicitados no prazo indicado no cronograma. Caso seja possível, encaminhe-os logo nos primeiros dias, para ter tempo de solucionar eventuais problemas e não correr o risco de perder o benefício;
  2. Faça a matrícula no prazo estipulado pelo programa e universidade. Se for aprovado e não fizer a matrícula, não poderá usufruir da bolsa;
  3. A bolsa de estudos Prouni não é liberada para estudantes matriculados em instituição de ensino superior pública;
  4. Mantenha seu rendimento acadêmico num nível adequado, com aprovação mínima de 75% das matérias cursadas. Menos do que isso há suspensão do benefício.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário