Prouni 2021 – como vai ficar? Alguma mudança prevista?

O Prouni é um dos principais programas estudantis do Ministério da Educação. Seu processo seletivo ocorre anualmente, mas a pandemia de COVID 19 trouxe uma dúvida: será que em 2021 o Prouni continuará o mesmo? Aqui, respondemos essa questão. Confira!

prouni como funciona

O que é o Prouni?

Prouni é a sigla utilizada para designar o Programa Universidade para Todos, criado pelo Ministério da Educação com a finalidade de democratizar o acesso à educação superior.

Para isso, oferece bolsas de estudo parciais (de 50%) e integrais (100%) aos candidatos que se inscreverem no programa dentro do período indicado no edital do processo seletivo e sejam aprovados.

Requisitos para participar do Prouni

O candidato interessado em participar do processo de seleção do Prouni precisa cumprir determinados requisitos estabelecidos em edital. A expectativa é que em 2021 sejam os mesmos de anos anteriores. Confira, a seguir, quais são esses requisitos:

  • Ser estudante do ensino médio ou ter finalizado este curso na rede de ensino pública ou particular, desde que na condição de bolsista integral em programa próprio da escola;
  • Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e atingido nota mínima de 450 pontos na média. Além disso, não pode ter zerado na redação;
  • Possuir renda bruta mensal familiar de até um salário mínimo e meio per capita, se se candidatar a uma bolsa de estudos de 100%;
  • Ter renda bruta mensal familiar de até três salários mínimos per capita, caso se candidate a bolsa de estudos de 50%.

Prouni 2021 novidades

Até o momento, somente uma principal novidade foi divulgada para o Prouni 2021: a MP 934/2020 (Medida Provisória) estabelece que a nova edição do Prouni não terá como obrigatoriedade usar as notas do Enem 2020.

O motivo disso é simples: como as aulas em escolas foram suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, entende-se que muitos alunos estariam defasados em relação ao conteúdo do ensino médio cobrado na prova.

Dessa forma, esses alunos seriam os grandes prejudicados, resultando em uma disputa não tão leal com demais que já concluíram o ensino médio. Além de essa MP se aplicar ao Prouni, também é válida para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Mas, como ficará o processo seletivo do Prouni 2021, então? Os candidatos a bolsas de estudo do programa poderão utilizar as notas obtidas em edições anteriores do Enem, sem se fixar nas da edição mais recente, como acontecia até 2019.

Vale lembrar que essa foi a única mudança divulgada até o momento, mas pode ser que outras sejam comunicadas até o período de inscrição no Prouni, que deve acontecer no primeiro semestre de 2021.

Processo seletivo Prouni: notas de corte

O processo seletivo do Prouni é feito com base em notas de corte de são calculadas e divulgadas diariamente durante o período de inscrição. Tal nota é estabelecida de acordo com o número de bolsas de estudo, candidatos e notas no Enem.

A nota de corte Prouni é a nota mínima que o candidato precisa atingir para ficar entre os potenciais selecionados. A divulgação diária dessa nota possibilita que o candidato veja se possui chance de conseguir a bolsa em determinado curso.

Caso não tenha, poderá alterar a opção de curso para uma que aumente suas possibilidades de conseguir a bolsa, ou seja, que esteja dentro de sua pontuação no Enem. Vale lembrar que essa alteração poderá ser feita somente dentro do período de inscrição no programa.

prouni 2021 novidades

Resultado Prouni

Como o cronograma do Prouni 2021 ainda não foi divulgado, não há uma data fixa para liberação do resultado do processo seletivo, mas é provável que ocorra poucos dias depois do fim das inscrições, como sempre aconteceu.

O resultado é liberado no site oficial do Prouni e nele o candidato aprovado conseguirá verificar como proceder para confirmar a bolsa de estudos e efetuar a matrícula na instituição de ensino superior.

Prouni lista de espera / vagas remanescentes

São realizadas duas chamadas oficiais no Prouni. O candidato que não for aprovado em nenhuma pode tentar uma vaga remanescente, inscrevendo-se em uma lista de espera, desde que:

  • Não tenha sido pré-selecionado em chamadas regulares;
  • Foi pré-selecionado, mas reprovado por não formação de turma.

O registro na lista de espera para tentar uma vaga remanescente é feito no site do Prouni, dentro o período indicado no edital do processo seletivo.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário