Como fazer inscrição Pronatec?

O Pronatec é um dos principais programas do Ministério da Educação. Trata-se de uma alternativa voltada a facilitar o acesso à formação profissional técnica, possibilitando melhores colocações no mercado.

Aqui, falamos mais sobre o Pronatec e indicamos como fazer a inscrição no programa para tentar uma vaga num dos cursos oferecidos e realizar o sonho de ter uma profissão.

pronatec bolsas de estudo

Pronatec: o que é?

O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que foi criado pela lei 12.513/2011, cuja finalidade é facilitar o acesso à formação profissional de jovens e adultos, especialmente os de baixa renda.

Para isso, oferece cursos profissionalizantes gratuitamente, em parceria com instituições de ensino renomadas no mercado, como o Senai, Senac e Senat, bem como escolas que pertencem à rede privada.

As formações disponibilizadas por meio do Pronatec se caracterizam por terem alta taxa de empregabilidade, o que quer dizer que a chance de conseguir um emprego após finalizar o curso é alta, fazendo a diferença para quem tem pressa em se inserir ou recolocar no mercado de trabalho.

Para atender uma maior parcela da população, o programa oferece cursos presenciais e na modalidade EAD (Ensino a Distância), realizados online e em plataformas de ensino modernas.

Quem pode fazer os cursos do Pronatec?

De acordo com a lei de criação do Pronatec, o programa atende, prioritariamente, os seguintes perfis:

  1. Estudantes do ensino médio da rede pública, incluindo EJA (Educação de Jovens e Adultos);
  2. Trabalhadores;
  3. Beneficiários de programas de transferência de renda federais, como o Bolsa Família. Neste caso, o candidato precisa ter CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e os dados precisam estar atualizados;
  4. Aqueles que concluíram o ensino médio completo em escola da rede pública ou bolsistas integrais de escola da rede particular.

Como se inscrever no Pronatec?

A inscrição Pronatec é um procedimento simples e rápido de ser realizado, basta ter acesso à internet. A seguir, apresentamos um passo a passo de como é feita. Acompanhe e coloque as orientações em prática:

  1. Acesse o site oficial do Pronatec, no Portal do MEC (Ministério da Educação);
  2. Clique em “pesquisar vagas”, para verificar quais estão disponíveis para sua região;
  3. Em “encontre vagas Pronatec disponíveis”, preencha o formulário indicando seu estado, município, escolaridade, instituição de ensino e turma;
  4. Clique em “pesquisar” e “receber notificações de vagas”.

Ao finalizar esse passo a passo, um e-mail com informações sobre vagas abertas no Pronatec será encaminhado. Basta identificar a de seu interesse e seguir as orientações para realizar a inscrição.

Outra forma de inscrição no Pronatec é fazê-la diretamente no site da instituição de ensino que está oferecendo a vaga. Para isso, basta acessar a página da escola, clicar em “processo seletivo”, selecionar “Pronatec” e verificar quais processos seletivos estão abertos para se inscrever neles.

pronatec inscrição

Prazo de inscrição no Pronatec

Curiosamente, o período de inscrições no Pronatec não é fixo que nem acontece com vestibulares e demais programas estudantis. Isso se deve ao fato de cursos serem oferecidos de acordo com a necessidade de cada região ou política interna das escolas.

Logo, para saber exatamente qual é o prazo de inscrição no programa é importante acompanhar regularmente o site Pronatec e das instituições de ensino em que tem interesse em estudar.

Cursos Pronatec

Mas, afinal, quais seriam os cursos disponibilizados no Pronatec? São os de ensino técnico ou profissionalizantes, oferecidos em parceria com instituições de ensino públicas, escolas técnicas e universidades. Há duas principais modalidades de cursos:

  1. Educação profissional técnica de nível médio;
  2. FIC (Formação Inicial Continuada) ou qualificação profissional.

A primeira modalidade é dedicada a estudantes ou quem já concluiu o ensino médio, enquanto o segundo é voltado para quem já está no mercado de trabalho, perdeu o emprego ou somente deseja se qualificar para conseguir uma melhor oportunidade.

A lista de cursos oferecidos é extensa e abrange desde cursos de longa duração até opções de curta duração. Abaixo, apresentamos alguns dos que são disponibilizados:

  1. Alimentos e bebidas;
  2. Construção civil;
  3. Controladoria e finanças;
  4. Elétrica;
  5. Enfermagem;
  6. Gestão empresarial;
  7. Logística;
  8. Mecânica;
  9. Meio ambiente;
  10. Produção industrial.
  11. Publicidade;
  12. Qualidade;
  13. Química;
  14. Rádio e televisão;
  15. Radiologia;
  16. Recursos humanos;
  17. Secretariado;
  18. Turismo

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário