Pronatec – entenda como funciona e as principais regras
O Pronatec é um programa criado pelo Ministério da Educação para garantir acesso à formação profissional técnica aos brasileiros, possibilitando que alcancem melhores oportunidades de trabalho no mercado.
Ainda não conhece o Pronatec? Então, confira aqui o que é, como funciona, quais são suas principais regras e como fazer a inscrição no programa, para ter uma formação profissional de qualidade.

O que é o Pronatec?
Trata-se do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pela lei 12.513/2011, que tem como objetivo democratizar o acesso de jovens e adultos de baixa renda a uma educação técnica de excelência, oferecendo vagas gratuitas em cursos.
Todas as formações do portfólio Pronatec têm como principal característica a alta empregabilidade, o que significa que o estudante participante do programa consegue ingressar rapidamente no mercado de trabalho ao finalizar os estudos.
São disponibilizados cursos de educação profissional e tecnológica gratuitos presenciais e no estilo EAD (Ensino a Distância), o que amplia consideravelmente o alcance do programa.
Tais cursos são oferecidos em parceria com redes estaduais e municipais de educação, abrangendo instituições de ensino consagradas, como o Senai, Senac, Senar e Senat, além de escolas da rede privada.
Subprogramas Pronatec
O Pronatec criou internamente subprogramas que possibilitaram ampliar o público atendido pelo programa. Atualmente, são seis subprogramas:
- Bolsa formação;
- FIES técnico;
- Brasil profissionalizado;
- E-TEC Brasil;
- Expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica;
- Sistema S.
Bolsa formação Pronatec
O Pronatec possui dois tipos de bolsa de estudos integrais para educação profissional e tecnológica em instituições privadas. Veja, a seguir, quais são essas bolsas:
- Estudante Pronatec: oferece cursos técnicos com 800 horas-aula;
- Trabalhador Pronatec (FIC – Formação Inicial Continuada): disponibiliza cursos de curta duração, a partir de 160 horas-aula, com foco em beneficiários de programas de inclusão do governo e profissionais que estejam recebendo seguro desemprego.
FIES técnico Pronatec
O FIES técnico é uma extensão do programa de financiamento estudantil governamental, oferecendo linha de crédito aos candidatos para facilitar o acesso a cursos de ensino técnico e profissional.
Dentro desta categoria são disponibilizadas duas modalidades, o FIES técnico estudante, destinado a conceder empréstimos individuais a candidatos com ensino médico completo.
A segunda modalidade é o FIES técnico empresário, dedicado a oferecer financiamento a empresários que desejam investir na capacitação profissional de sua equipe de colaboradores.
Pronatec EAD
Candidatos aprovados no processo seletivo do Pronatec podem realizar cursos a distância, na modalidade EAD, e gratuitamente em instituições de ensino conveniadas. São alternativas ideais para aqueles que não conseguem se deslocar até a escola com facilidade e querem estudar com maior comodidade.
Para realizar as aulas, o aluno recebe apostila digital e tem acesso a videoaulas numa área reservada. Além disso, pode entrar em contato diretamente com os professores para sanar dúvidas em ambiente virtual de aprendizado.
É importante lembrar que na opção de ensino a distância o aluno deve ter acesso à internet de boa qualidade para realizar as aulas e verificar o material de estudo disponibilizado.

Quem pode participar do Pronatec?
- Estudantes do ensino médio da rede pública, privada (desde que bolsista integral) ou EJA (Educação de Jovens e Adultos);
- Trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda do governo federal.
Como se inscrever no Pronatec
A inscrição Pronatec não acontece em períodos únicos estabelecidos pelo Ministério da Educação, portanto, não há um calendário oficial do programa. Então, como se inscrever?
Simples: cada instituição de ensino que participa do programa possui um calendário e critérios de inscrição próprios. Logo, o interessado pode consultar vagas diretamente em escolas participantes ou verificar informações sobre abertura de processos seletivos no site oficial do Pronatec.

Cursos disponíveis no Pronatec
A lista de cursos que o candidato pode realizar pelo Pronatec é extensa, abrangendo alternativas de diferentes áreas de formação. Confira, abaixo, quais cursos profissionalizantes normalmente são disponibilizados:
- Gestão Empresarial;
- Logística Empresarial;
- Controladoria e Finanças;
- Química;
- Recursos Humanos;
- Mecânica;
- Radiologia;
- Publicidade;
- Qualidade;
- Rádio e Televisão;
- Secretariado;
- Alimentos e Bebidas;
- Automação – Mecatrônica e Instrumentação;
- Construção Civil;
- Eletroeletrônica;
- Elétrica.
Pronatec voluntário
Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação com instituições de ensino particulares para oferecer vagas voluntariamente e de maneira gratuita aos participantes do Pronatec. Esta alternativa é especialmente dedicada a:
- Estudantes do ensino médio da rede pública ou particular na condição de bolsista integral;
- Trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda;
- Menores responsáveis pela família;
- Portadores de deficiência;
- Indígenas e povos de comunidades quilombolas;
- Adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas.
Deixe seu comentário