7 programas educacionais do governo para alavancar sua carreira

Muito se indaga sobre a educação no Brasil, seja sobre sua qualidade, sobre como é ensinada e demais temáticas que podem levantar muitas questões e debates. Mas, de uma coisa que não se dá para reclamar é da grande variedade de programas disponibilizados pelo governo para facilitar o acesso a mesma.

Está em dúvida sobre quais são eles? Veja abaixo uma lista de 7 programas educacionais do governo que podem ser mais do que necessários, mas imprescindíveis para você alavancar sua carreira. Saiba mais e fique por dentro.

7 programas educacionais do governo para alavancar sua carreira

7 programas educacionais do governo para alavancar sua carreira

1 – Fies

Conhecido como o Financiamento Estudantil, com o FIES o aluno poderá ter acesso a financiar sua faculdade durante o curso e após a conclusão da graduação, tudo isso dentro de valores que podem caber em seu salário ou de sua família de forma mensal.

Por meio desse programa, o aluno terá um fiador, que será o responsabilizado caso o candidato não realize os respectivos pagamentos. Essa é uma das formas de mais sucesso por entre os estudantes que querem cursar um ensino superior em demais instituições, porém não possuem as condições mais acessíveis para pagar uma mensalidade muito alta.

2 – Prouni

Outro programa que é muito utilizado pelos alunos, o Prouni – Programa Universidade para Todos -, é lembrado por fazer a seleção dos melhores estudantes de acordo com sua nota do Enem, sendo assim, pleiteados com bolsas de 50% ou até de 100% para estudar em instituições de ensino superior privadas.

Dessa forma, quando é bolsa semi integral, o aluno deverá pagar o valor restante mensalmente. Ou, se for bolsa 100%, o governo realiza esse pagamento, garantindo assim o estudo do aluno até que esteja formado.

Por isso é tão importante fazer a prova do Enem e ter uma boa nota, essa é uma das possibilidades.

3 – Enem

Falando nele, o Enem serve não somente para que você possa ter grandes chances de conseguir uma vaga via Prouni, mas também de ter desconto em diversas universidades privadas e até mesmo é a única forma de seleção de muitas delas, que realizam a triagem por meio do Sisu.

Dessa forma, se você ainda tinha dúvidas do porque o Enem é considerada uma das prova mais importantes para a educação brasileira, aqui está sua resposta. Por meio dela é possível garantir uma grande quantidade de possibilidades e assim, adentrar no mundo dos estudos com descontos e até mesmo com o curso inteiro de graça.

4 – Fundeb

Conhecido na educação básica, o Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação básica e de Valorização dos Profissionais da Educação -, é ele o responsável pelo aumento do repasse de recursos federais diretamente para a educação, gerando assim as condições necessárias das escolas para que possam aplicar o dinheiro conforme as demais necessidades.

Ele funciona como uma conta bancária, da qual a União, os Estados e o Município depositam um valor de dinheiro, bancando assim demais necessidades das instituições.

5 – Encceja

Destinado para o público adulto que não teve a oportunidade de concluir os estudos, por meio do Encceja qualquer pessoa pode obter o diploma de graduação completa, podendo assim, começar os estudos em instituições de ensino superior o quanto antes.

Tudo isso de forma totalmente gratuita, garantida pelo governo, possibilitando a entrada dos mesmos em diversas instituições, usufruindo até mesmo dos benefícios já citados anteriormente.

6 – Prova Brasil

Em conjunto com a Saeb – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica -, é utilizado para verificar a qualidade do ensino, sendo por meio de testes e avaliações que verificam as questões socioeconômicas direta dos alunos, pais e professores das instituições.

Assim, o Governo possui uma base para que na hora de cuidar da educação, saiba identificar os maiores problemas e assim, melhorar a rede de acesso para qualquer um que tenha interesse.

7 – Brasil Alfabetizado

Com a intenção de ampliar o acesso às matrículas e a educação, o Brasil Alfabetizado faz uma oferta de vagas na educação tanto de jovens quanto de adultos em todo o Brasil. Por meio do repasse federal, o programa de merenda e transporte escolar são implementados, impedindo assim que demais alunos faltem com suas obrigações.

Agora que você já sabe quais são os 7 principais programas do Governo para conseguir melhorar sua carreira profissional e se posicionar melhor dentro do mercado de trabalho, não deixe de verificar qual deles é o mais indicado para você.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário