Programa Jovem Aprendiz SP: como garantir a sua vaga

A seleção do Programa Jovem Aprendiz SP é constituída por cinco etapas, que tem início com a análise curricular até chegar a entrevista individual.

Então, se você quer garantir o seu primeiro emprego, basta conferir este artigo no qual preparamos 5 dicas para que se destaque de seus concorrentes!

Como conquistar vaga no Programa Jovem Aprendiz SP?

Programa Jovem Aprendiz SP

O passo mais importante para conquistar uma vaga no Programa Jovem Aprendiz SP diz respeito a produzir um ótimo currículo e em seguida, buscar por oportunidades em aberto.

Fique com a gente e acompanhe o nosso passo a passo para conseguir ser inserido no mercado de trabalho.

1. Produza o seu currículo

Para fazer um bom currículo, você pode tanto usar um software específico no computador ou usar o site Vagas.com.br.

A ajuda desse site é importante, pois com ele, você é orientado através dos campos vazios. Assim, vai saber que precisam ser preenchidos e desse modo, nenhuma informação é esquecida de ser apresentada.

No currículo, caso seja estudante, é importantíssimo informar o nome da escola no qual estuda. Se tiver concluído o ensino médio, além da instituição em que se formou, coloque a data que iniciou e que concluiu os estudos.

2.  Demonstre interesse e confiança

Caso o seu currículo seja selecionado, possivelmente, via ligação telefônica, alguém vai entrar em contato com você. A pessoa deve pedir para que você confirme algumas informações de seu currículo e perguntar se tem interesse na vaga em questão.

Em momentos assim, o nervosismo aparece. No entanto, seja firme nas respostas que der e demonstre, acima de tudo que está muito interessado na vaga ofertada.

Assim sendo, quando for responder, evite dizer apenas “Sim” e “Não”. Respostas desse tipo não passam que está interessado. Isso é pelo fato delas não terem complemento.

3. Como é o seu português?

Pode ser que na próxima etapa do Programa Jovem Aprendiz SP, seja exigido que você entregue uma redação.

Essa etapa serve para a empresa contratante avaliar o seu português, se você consegue se expressar bem por escrito.

Quanto a isso, lembre-se sempre de usar frases curtas e que os verbos estejam em concordância com os sujeitos.

Além disso, é importante salientar que uma boa redação deve apresentar começo, meio e fim. Para garantir isso, antes de começar a escrever, faça um rascunho.

4. Dinâmica de grupo no Programa Jovem Aprendiz SP

Logo que passar nas respectivas etapas e for convidado para participar de uma dinâmica de grupo, é de extrema importância que você participe bastante de todas as atividades impostas.

Nessa fase do processo seletivo, a organização quer avaliar como é que você lida com a execução de algum trabalho que necessite ser realizado em grupo.

Assim, com a dinâmica de grupo, vai ser analisado (geralmente por psicólogos) o seu comportamento perante outros profissionais. Desta forma, sem medo, demonstre suas qualidades!

5. A entrevista

É bem provável que quando ocorrer a última etapa da seleção do Programa Jovem Aprendiz SP, você seja convocado para uma entrevista. E ela pode ser feita por ligação telefônica, presencialmente ou pela internet.

Nesse dia, você deve estar preparado para responder qualquer pergunta sobre você, a respeito do que gosta de fazer e, para realmente confirmar o seu interesse. Assim, exponha mais uma vez o seu interesse em atuar na empresa contratante.

Dito isso, independente da forma como a entrevista acontecer, seja sempre pontual com relação ao horário marcado, se vista de forma adequada e se por acaso a entrevista se der por videoconferência, procure em sua casa o lugar em que não será incomodado.

Veja também: Programa Jovem Aprendiz Correios

Ficou com alguma dúvida ou quer fazer um comentário? Fique a vontade, abaixo tem uma área destinada a essa finalidade!

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante da leitura e apaixonado pela música.

Deixe seu comentário